TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza e identidade da pedagogia

Por:   •  8/5/2015  •  Seminário  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  1.926 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos falar do que é ser um pedagogo, tivemos como embasamento para essa definição de todo conteudo visto até agora em aula, através do conteúdo de leitura e mais especificamente do texto fornecido “Natureda e identidade da pedagogia. O que é pedagogia, quem é o pedagogo?” O tema abordado tem como objetivo, de aprimorar mais o nosso conhecimento dando uma visão mais ampla do que é a Pedagogia e o que é ser Pedagogo.

O pedagogo, de certo modo, é um sujeito cuja trajetória de formação é voltada para o campo pedagógico, ou seja, a compreensão, explicitação e modelagem de processos, projetos e políticas de ensino-aprendizagem de educandos nos mais diversos contextos da vida no mundo. Ele ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagogico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Su a presença é fundamental na organização das praticas pedagogicas e consequentemente na efetivação das propostas.

O que é a Pedagogia?

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A mesma estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. E tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos.

A pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a educação, além de ocupar-se dos processos educativos, dos métodos e das maneiras de ensinar, ela contempla um significado mais amplo, pois trata da problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, é responsável pela diretriz orientadora da ação educacional. Sendo assim, é a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se quisermos desenvolver uma boa educação. A didática busca meios para que a educação aconteça, enquanto que a pedagogia busca nortear a educação, e é guiada pela razoabilidade, pela fixação de regras que só se colocam por conta da existência de um ou vários objetivos; no caso, objetivos educacionais, o que é posto como meta e valor em educação.

Segundo José C. Libâneo é muito mais explicito e direto quando expressa que: Pedagogia é, então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da pratica educativa concreta que se realiza na sociedade como uns dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. (LIBÂNEO, J. C.1999, p. 25)

Entende que a pedagogia como um todo busca através de pesquisas estruturarem o meio educativo numa forma de alicerce da sociedade. Há uma implicação de teorias do conhecimento e investigações, trazendo consigo não só conceitos, mas aspectos relacionados aos valores onde o homem tem se relacionados consigo mesmo e em todo resto do mundo.

A pedagogia oportuniza ao pedagogo e da condição de atuar em diversas atividades de âmbito educacional, comprovando a importância e o reconhecimento que esse profissional ocupa.

A escola, por exemplo, fragmenta o trabalho, parecendo não só forjar a separação desses conceitos, mas também produzir uma distancia surreal entre eles, levando a frustação de professores e estudantes, uma tendência importante das atuais pesquisas em educação é a ênfase na descrição e analise do trabalho pedagógico nas escolas. As mudanças ocorridas no mundo do trabalho decorrentes da acumulação flexível, portanto, exigem universalização e aplicação em termos de educação. Ser pedagogo hoje é ser profissional formado e dedicado à reflexão sistemática no campo pedagógico, atuando-nos mais diversos espaços e momentos da prática educativa, em ambientes de educação formal e não formal.

De que se ocupa a pedagogia? A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações entre ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Ela oportuniza ao pedagogo e a pedagoga condições de atuar em diversas atividades de âmbito educacional, portanto, estes poderão atuar não só como professores e professoras de Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas específicas do Normal Médio, como também nas áreas de gestão educacional, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional.

O que quer dizer “trabalho pedagógico”?

O trabalho pedagógico entende-se todo o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas á pedagogia, evidenciando, portanto, métodos e técnicas avaliativas planejamentos tendo em vista objetivos relativos á produção de conhecimentos, basicamente é aquela que busca entender um fenômeno especifico em profundidade. Ao invés de estatística e regras e outras generalizações trabalha com descrições, comparações, interpretações e atribuições de significas possibilitando atitudes e opiniões de indivíduos em grupo. Quando o trabalho acontece em uma instituição educacional faz-se necessário, de algum modo, ser representativo do projeto pedagógico educacional, exigi interação com outras possibilidades de linguagens em interlocução e conciliação entre a proposta e um referencial teórico-metodológico.

O pedagogo luta pela qualidade da educação. Esse tema tão discutido e carente no Brasil é o lema do Pedagogo, afinal ele avalia as técnicas dos professores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com