TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ninguém Nasce Feito

Por:   •  6/5/2016  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 3

Art. 43 Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade própria, oportunidades educacionais adequadas às suas características, interesses, condições de vida e de trabalho mediante cursos e exames, conforme estabelece o art. 37, § 1º, da Lei nº 9.394/96.

Art. 44 A Educação de Jovens e Adultos, voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social e requer:

I – um processo de gestão e financiamento que lhe assegure isonomia em relação ao Ensino Fundamental regular;

II – um modelo pedagógico próprio que permita a apropriação e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais;

III – a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação;

IV – uma política de formação permanente de seus professores;

V – maior alocação de recursos para que seja ministrada por docentes licenciados.

Para muitos alunos, o fato de não saber ler e escrever se constitui como algo que “incomoda” e causa “vergonha” Existem os que acreditam que se sentiriam melhor em conseguir apenas assinar o nome, Nesse sentido, os alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos costumam fazê- lo por motivos variados, como por exemplo, para aprender a ler e escrever; para não ficarem sozinhos em casa (normalmente os idosos); para acompanhar algum filho ou neto; para conversar; lanchar/jantar; por acreditarem que futuramente podem conseguir um emprego melhor através da educação; ou mesmo pela socialização que acontece no ambiente escolar.

Temos como professor da EJA, proporcionar recursos adequados, mas levado em conta que esse adulto tem seus saberes.

A EJA é uma modalidade de ensino que, a princípio, possui três funções básicas: reparadora, que prevê a inserção do aluno jovens e adultos no meio escolar, inclusive oferecendo ensino de qualidade; a função equalizadora, que prevê oportunidades iguais para todos, inclusive tendo “acesso a novas formas de trabalho e cultura”; e a função qualificadora que está ligada à “educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano” e sendo está “mais que uma função, é o próprio sentido da educação de jovens e adultos”. (SEDUC – MT, 2005, s/ p.)

Conclusão

Desta forma podemos concluir que “ninguém nasce feito: É experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”. Todos nos seres humanos nascemos e morremos e durante toda a nossa vida temos acontecimentos que marcam e outros que nem sempre damos tanta importância, pois são como esses acontecimentos, que o autor Paulo Freire cita de sua vida que fez ele se tornar o grande educador que ele foi. Ele por sua vida toda defendia o saber das coisas, ele dizia que nós íamos se modelando conforme o aprendizado de nossas vidas. Seus métodos influenciaram nossa educação através dele foram criadas diversas escolas que utilizam seus métodos, conforme foi citado em nosso trabalho. Temos que dar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com