TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nota Reflexiva: Literatura

Por:   •  21/11/2018  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Brasília – UnB (Campus Darcy Ribeiro)

Aluno (a): Lucas Moraes de Azevedo – 170149692

Departamento de Métodos e Técnicas - MTC

Disciplina: Ensino e Aprendizado da Língua Materna

Professor (a): Paula Gomes

NOTA REFLEXIVA: AS HISTÓRIAS EM SALA DE AULA

Lucas Moraes de Azevedo (UNB)

Desde quando pisamos os pés na escola pela primeira vez, estamos submetidos a um mundo totalmente novo e até então naquela fase de nossas vidas é por fim desconhecido certo? E lá também que temos o primeiro contato com a literatura, o conhecimento da língua, aprendemos também aos poucos a desenvolver o dialogo formal. Mas para mim o mais importante que essa reflexão traz para a sala de aula é o poder do conhecer, imaginar e produzir que a criança desenvolve durante esse período na educação infantil quando tem o seu primeiro contato com o livro.

Por experiência própria, foi através da leitura, e pelo interesse por ela que desenvolvi habilidades como o desenho, e o imaginativo para criar histórias de fantasias  por exemplo, porque por ela e através  dela temos  um acesso limitado a vários recursos imaginativos do processo do desenvolvimento, porque por mais que no começo  ainda não saibamos ler temos o primeiro  recurso da leitura através da visão.

Quando contamos uma historia para uma  criança  estamos abrindo ali para ela acesso  a um mundo  totalmente novo, o mais engraçado  é  que se observarmos através  de outras leituras visuais  que ela fez, abrira a possibilidade  de construção  de retratos  na sua cabeça  e cenários  que ela vira a associar automaticamente  através  de uma simples narrativa começando  do “Era uma vez".

Através  de uma narrativa que levamos para uma sala de aula, podemos abordar vários assuntos  que variam desde  saúde  a humanismo, é  importante destacar que trazendo  isso para a sala de aula conseguiremos  trabalhar o desenvolvimento da criança e a empatia de se posicionar e tomar no imaginativo  como “eu sou o personagem narrado" (o aluno se vê  na situação, tendo ou não  passado por ela, as vezes compartilhado sentimentos através  do que lhe foi apresentado. Quando colocamos um livro na mão de uma criança estamos dando a ela uma ferramenta poderosa para a criatividade, exemplo disso está quando ela brinca de “casinha" onde ela se coloca no lugar de um pai ou mãe por exemplo baseando-se em situações e vivências.

A narrativa mais importante para mim  que vai além  da capacidade da leitura é  a narrativa  teatral que pode ser trabalhada com aa crianças, que além  de desenvolver a capacidade motora  e cognitiva  da criança eu acabo  vendo também  a possibilidade  de formação  de identidade do indivíduo onde a criança  aprende a dividir o que é  e como trabalha a sua personalidade. Através dela também com a formação de roteiros e junção das palavras a criança é colocada a frente a diversas variações linguísticas, culturais e regionais, não se esquecendo da oralidade formal, ali ela trabalha e expande mais do que o habito pela leitura, mas o gosto e várias habilidades de planejamento e criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com