TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALETRAMANETO NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

É sabido que uma das maiores riquezas de um país é a educação do seu povo e que uma boa educação começa nas séries iniciais com uma alfabetização de qualidade. Porém, processo de alfabetização inicial na maioria das escolas brasileiras muitas vezes tem tido como resultado o insucesso e uma defasagem muito grande, prejudicando a aprendizagem dos alunos que saem das séries iniciais do ensino fundamental.

Quando abordamos questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento, entende-se que são processos, que por sua vez, deverá andar lado a lado, caminham sempre juntos. Ao se tratar de pratica e leitura e escrita. É importante que ocorra práticas de letramento o qual designa a ação educativa dessa mesma pratica, facilitando assim, compreender a importância e a necessidade em desenvolvê-las nas séries iniciais. A construção da linguagem escrita na criança não acontece da noite para o dia, ele ocorre como um trabalho contínuo ao considerar a significação que a escrita tem na sociedade. Com o avanço dos meios de comunicação, as crianças, nos dias atuais, chegam à Escola com diversos tipos de conhecimentos, é necessário que o educador faça uso da leitura e da escrita utilizando diversos portadores de textos, para que assim a criança possa se interagir com o mundo letrado no início de sua escolarização.

ALETRAMANETO NOS ANOS INICIAIS

Alfabetizar letrando é desenvolver ações significativas de aprendizagem sobre a língua, de modo a proporcionar situações onde a criança possa interagir com a escrita a partir de usos reais expressos nas diferentes situações comunicativas, sendo este algo possível desde a educação infantil. Isto implica levar para a sala de aula uma diversidade textual que possibilite às crianças refletirem sobre a língua que se escreve a norma culta ou padrão.

Assumir esta responsabilidade significa ensinar de fato a língua escrita, e para isto é necessário que os educadores alfabetizem letrando desde as séries iniciais, começando o ensino da língua escrita em contextos de letramento. O processo de alfabetização ocorre na perspectiva do letramento, sendo este usado para atender as demandas sociais em que não basta aprender ler e escrever, mas faz-se necessário utilizar, de maneira competente, compreendendo a função de ambas em contextos socia.

É importante que as crianças se interajam com os adultos alfabetizados, com a leitura e a produção de textos, mesmo antes de estarem alfabetizados convencionalmente. Crianças cujos pais leem regularmente e exploram com elas os textos narrativos, não só aprendem a ler com mais facilidade como se revelaram bons escritores no término de sua trajetória escolar, ler e escrever textos significativos, onde o educador possa criar um ambiente letrado, considerando o conhecimento prévio, embora pequenas, as crianças levam para a escola o conhecimento que advém da vida.


Plano de aula sobre alfabetização e letramento com carga horaria de 24 horas (seis dias) letivos

PLANO DE AULA 1

- TEMA: construção da base alfabética

- TURMA: 4º ano.

- CONTEÚDOS: musica: ciranda cirandinha

- OBJETIVOS:         

  • Reflexão sofre o sistema de escrita
  • Levantar questões de ortografia (alfabéticos)


- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 

Cantar a musica com os alunos, garantindo que todos a memorizem.

Organizar os alunos em duplas.

Explicar para os alunos que eles iram escrever em um papel a musica aprendida.

Enfatizar que o trabalho em dupla será de colaboração mutua, onde um escreve e o outro dita.

Após o termino da atividade, escrever na lousa a letra da musica para que os alunos socializem e reflitam sobre possíveis erros.

- RECURSOS:

Papel A4

Lapis e borrcha

Quadro negro

- AVALIAÇÃO: Registro das observações  dos alunos, mantendo um controle para que permita intervir juntos aos alunos nas próximas atividades

PLANO DE AULA 2

- TEMA: silabas e palavras

- TURMA: 4º ano.

- CONTEÚDOS: formação de silabas e palavras.

- OBJETIVOS:

  • Mostrar que as palavras são feitas por som (sílabas), e que estes sons podem ser formados por uma ou mais letras.
  • Ordenar sílabas para formar palavras.
  • Diferenciar desenhos de letras.


- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Dividir a sala em grupos.

Usar varias caixas de fósforo enfeitada com desenhos variados de objetos e animais colada em cima de cada uma delas. Cada caixa deverá ter dentro delas as letras que formam o nome do bicho ou objeto que está colado na tampa da caixa, embaralhar as caixa e pedir que o aluno escolha um desenho, perguntar  se ele sabe o nome do animal e porque ele o escolheu.

Pedir para que o aluno abra a caixa e monte a palavra correspondente com o desenho da caixinha, o grupo deve ajudar a formar a palavra corretamente.

Ganha o grupo que terminar primeiro.

Pedir para que os alunos, depois de montar as palavras, escrevam-nas em seu caderno e forme frases, com as mesmas.

- RECURSOS:

Caixas de fosforo vazias

Letras diversas do alfabeto recortadas em E.V.A.; papel cartão ou adesivas

Desenhos de animais e objetos diversos

- AVALIAÇÃO:

  • Observar o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas
  • Avaliar se todos conseguem formar silabas e palavras corretamente

PLANO DE AULA 3

- TEMA: silabas e palavras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com