TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: ANÁLISE DESSE FENÔMENO

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Pró Reitoria de Ensino - PRE Centro de Ciências Humanas – CCH[pic 1][pic 2]

Departamento de Estágio e Práticas Escolares - DEPE Núcleo de Estágios e Práticas Escolares - NECS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 _        Profª.. Me. Rieuse Lopes Pinto        

Evandro Mota

Jeferson Rodrigo de Souza Moreira Gustavo Alves Pinto

Marise Garcia Soares

Raíla Antônia Rodrigues Nery

ATENDIMENTO        ESCOLAR        DA        CRIANÇA        COM        NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: ANÁLISE DESSE FENÔMENO

São Francisco – MG 2017


Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Pró Reitoria de Ensino - PRE Centro de Ciências Humanas – CCH[pic 3][pic 4]

Departamento de Estágio e Práticas Escolares - DEPE Núcleo de Estágios e Práticas Escolares - NECS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 _        Profª.. Me. Rieuse Lopes Pinto        

Evandro Mota

Jeferson Rodrigo de Souza Moreira Gustavo

Marise Garcia Soares

Raíla Antônia Rodrigues Nery

ATENDIMENTO        ESCOLAR        DA        CRIANÇA        COM        NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: ANÁLISE DESSE FENÔMENO

Pesquisa elaborada e submetida como exigência parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado II do curso de Matemática - Licenciatura Plena, 7º período, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), campus de São Francisco, sob coordenação da Profª. Me. Rieuse Lopes Pinto.

São Francisco – MG


2017

Resumo

A presente pesquisa busca trazer um melhor entendimento sobre o processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais na Escola Estadual Jacinto de Magalhães através de um levantamento de dados com o objetivo de analisar de que maneira se dá esse processo. Para isso realizou-se um estudo com 04 professores, sendo que 02 eram professoras de apoio e com os responsáveis de 07 crianças com necessidades educacionais especiais, tendo como base investigação através de entrevistas e questionamentos.

Palavras-chave: Inclusão, necessidades educacionais especiais.

  1. INTRODUÇÃO

A não compreensão das diferenças entre as pessoas faz com que o “diferente” seja tratado com descaso, discriminado e até mesmo excluído do meio das pessoas ditas normais.

Esta pesquisa consiste em apresentar de que forma se da à inclusão das crianças com necessidades educacionais na Escola Estadual Jacinto de Magalhães.

Necessidades educacionais especiais são necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são necessariamente, portadores de deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas como, por exemplo: alunos que estejam repetindo continuamente os anos escolares, alunos que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, entre outros. A noção de necessidades educacionais especiais entrou em evidência a partir das discussões do chamado “movimento de inclusão”.

Os alunos com necessidades educacionais especiais requerem um atendimento exclusivo, ou seja, para eu sejam atendidos e se desenvolvam é necessário um trabalho diferenciado dos demais alunos. Assim sendo incluir os alunos com necessidades


especiais vai além de tê-los matriculados nas escolas regulares, é necessário à escola

estar preparada.

  1. METODOLOGIA

A pesquisa foi conduzida em bases de dados coletados nos arquivos escolares e entrevistas realizadas com os responsáveis pelos alunos portadores de necessidades educacionais especiais e professores da Escola Estadual Jacinto de Magalhães.

Inicialmente, foi realizada uma análise de dados nos arquivos escolares, e a partir dai separamos aleatoriamente uma amostra de 07 alunos portadores de necessidades educacionais especiais, dos quais apenas 04 responsáveis participaram da entrevista. Para preservar a identidade dos entrevistados eles serão nomeados por letras.

Antes de repassar os dados definiremos CID como a sigla para Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. A CID fornece códigos relativos à classificação de todas as doenças oficialmente reconhecidas. Cada estado de saude é atribuido a uma categoria única à qual corresponde a uma sequência de códigos. Para a codificação utiliza-se um sistema alfanumérico composto de uma letra seguida por três números.

Entrevistado A CID Q 90.0 (30 anos). É portador de síndrome de Down, necessitando de atendimento educacional especializado. Aprende, mas não assimila, tem memória recente comprometida. Demonstra atitude de respeito, cooperação, interesse nas atividades propostas na sala de aula, obedece as regras propostas. Iniciou sua trajetória escolar com 14 anos de idade na Escola Municipal de Educação Especial D. Ditinha, onde estudou por 15 anos, está matriculado e frequente no 6º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Jacinto de Magalhães. Mora com a irmã e sobrinhos, pois perdeu a mãe e o pai.

Entrevistado B CID Q 90.0 (19 anos) É portadora de síndrome de Down. Iniciou seus estudos com 6 anos de idade frequentando a Escola Particular COJAG, neste mesmo ano, mudou-se para a Escola Municipal do Bom Menino. Segundo a mãe, a mudança se deu devido a falta de apoio de algumas pessoas que relacionavam com a estudante na escola. Na Escola Municipal do Bom menino, ela estudou durante 5 anos, em seguida uma fonoaudióloga a orientou que a levasse para uma escola estadual, pois a mesma já estava desenvolvida, a mãe então, a matriculou na Escola Estadual Jacinto de Magalhaes. Atualmente matriculada no 7ºano do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (344.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com