TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo ou Texto Cientifico

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo ou Texto Cientifico.

É um documento que narra um acontecimento de descobertas inéditas na ciência, seu objetivo seria apresentar para o leitor seu conteúdo.

 Um artigo científico é necessariamente uma descoberta de novos conhecimentos ou até mesmo podem relatar algo que já tinha acontecido. Pode ser verificado em revista ou jornal onde o tema foi publicado. Deve ter muita atenção no momento da leitura de um texto cientifico pois ele nos traz um conteúdo que já tem sido aprofundado.

Este artigo apresenta, discute ideias , os resultados em diversas areas

Texto jornalístico

 

 Basicamente, procura demonstrar circunstâncias a partir de uma análise de suas causas e de seus efeitos. Dependendo de seu propósito e da intenção de quem escreve, pode ser imparcial ou não. Normalmente, as idéias são trabalhadas de forma objetiva, apresentando um caráter informativo, a linguagem é direta e escrita de forma impessoal, freqüentemente fazendo-se uso da terceira pessoa.

Artigos jornalísticos e artigos científicos.

No nosso dia a dia, nossa fonte de informações são os jornais. Podem ser tanto visto na televisão ,ouvidos em alguma estação de radio , virtuais ou mesmo os tradicionais jornais impressos

Para cada tipo de texto, existe um conjunto de características que representam a sua finalidade. Precisa-se saber a diferença para assim interpretar os formatos de escrita e qual é o propósito do conteúdo.

Embora tenham funções distintas, é comum que ocorra dúvidas quanto ao modo de escrita para cada um dos estilos. Por isso, serão listados a seguir, características e utilização dos tipos e suas diferenças entre textos.

[pic 1]

Diferenças entre textos

Textos jornalísticos

Os textos jornalísticos tem a finalidade de informar.

É realizada a apuração dos fatos que envolvem o tema para confirmar se o conteúdo informado será verdadeiro, depois é feita a elaboração do texto.

A escrita jornalística precisa objetiva, com frases curtas e numa linguagem simples, para que a compreensão do conteúdo seja fácil.

O texto jornalístico está presente em todos os meios de comunicação, adaptado conforme o tipo de veiculação.

A linguagem jornalística pode ser abordada de acordo com gêneros textuais, como o narrativo, o descritivo, o opinativo-dissertativo, etc.

Tipos de textos jornalísticos

• Notícia: Texto como caracteristíca ser informativo, de um acontecimento recente, que precisa ser descrito de forma imparcial.

 Neste tipo de texto é usada a linguagem direta e formal.

• Editorial: São textos jornalísticos de caráter opinativo, onde o autor expõem sua opinião.

O texto pode ser escrito numa linguagem menos formal. 

Modelo utilizado para divulgar o complemento de algum assunto já publicado, ou quando a apuração do restante da notícia ainda está em percurso.

Todos os textos são escritos com um propósito: comunicar. Entretanto, a forma com que se concretiza tal objetivo pode variar de acordo com diferentes aspectos, sejam eles sociais, culturais ou simplesmente subjetivos.

Sua principal tarefa é informar por meio de notícias. Fatos de relevância social situados no tempo e espaço e passíveis de análise. Nos textos jornalísticos são essencialmente que usam-se  geralmente algumas perguntas como: “O quê?”, “Quando?”, “Quem?”, “Onde?”, “Como?” e “Por quê?”. Sua estrutura traz logo de início os dados mais importantes para que seus leitores consiguam de uma forma clara enteder  o tema tratado. Além de agilizar o trabalho do repórter, este tipo de escrita precisa permite que o grau de imparcialidade seja maior – que faz da matéria fonte bruta de informação e não opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (319.5 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com