TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, ARTIGO CIENTÍFICO, ARTIGO-RELATÓRIO.

Por:   •  17/8/2017  •  Monografia  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  7.677 Visualizações

Página 1 de 8

1 - TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, ARTIGO CIENTÍFICO, ARTIGO-RELATÓRIO.

1 Monografia

Conceito: É uma exposição profunda de um problema de assunto específico, investigado cientificamente, com o intuito de se chegar ao entendimento do assunto. Em geral, possui seguintes finalidades:

a) produção da monografia exigida como requisito parcial para a conclusão de um curso de graduação.

b) registro de memória, monografia apresentada em congressos, simpósios, encontros, academias, sociedades científicas, com normas estabelecidas pela coordenação destas reuniões e/ou entidades.

Características: Caracteriza-se pela sistematicidade e completude, a unidade temática, a investigação pormenorizada e exaustiva dos fatos, a profundidade, a metodologia, a originalidade e a contribuição da pesquisa para a ciência.

Estrutura:

a) Introdução: apresenta a importância do assunto ou a questão a ser solucionada;

b) Corpo ou desenvolvimento: capítulos, explicação, discussão, demonstração;

c) Conclusão: retoma as pré-conclusões anteriores expostas, reforçando a linha do pensamento que sustenta o texto.

A monografia é apresentada, e não defendida como o que ocorre com a Dissertação e a Tese.

2 Dissertação

Conceito: Visa apresentar o resultado de um estudo científico, tema único e bem delineado em sua extensão. Pode ser um aprofundamento de um tema já pesquisado. Tem o objetivo de reunir, examinar e interpretar informações na busca por uma conclusão lógica; é desenvolvido sob supervisão de um professor pesquisador doutor, deve ser defendido em público (bem como uma Tese) para a obtenção de título de Mestre.

Características: Trabalho científico dissertativo monográfico, mais de natureza reflexiva que propriamente de descobertas, ou de ideias originais (como uma Tese), embora deva ser pessoal e não de mera transcrição de textos de outros. Apresenta-se em forma de relatório científico ou de monografia para obtenção do grau de mestre. Elaborado por pós-graduando de uma escola superior credenciada (programa stricto-sensu - área específica), desenvolvido sob supervisão de um doutor acadêmico. Visa revelar o domínio e a capacidade de síntese de conhecimentos específicos a ser apresentada e defendida publicamente. Tem apenas finalidade didática.

Estrutura: Composta por três partes: Introdução Desenvolvimento e Conclusão (agradecimentos, bibliografia e anexos são opcional) e pode ser dividida em:

a) Expositiva: o autor reúne material de fontes variadas e faz uma apresentação compreensiva de um assunto;

b) Argumentativa: o autor expõe a interpretação de ideia e posição do autor diante delas.

3 Tese

Conceito: Resultado de um estudo científico sobre um assunto inédito, que procura examinar fatos e informações interpretando-os, procurando mostrar uma solução sobre tal fato. É uma exigência que visa a obtenção de: título de diretor, títulos acadêmicos de livre docência e de professor titular. Passa pela avaliação de uma banca examinadora (defesa pública), normalmente composta por três doutores. Uma tese considerada de qualidade, identifica, situa, trata e fecha uma questão científica de maneira competente, profunda e inédita (característica relevante).

Tanto pode ser algo completamente novo, como aspectos novos de algo já considerado antigo.

Características:

a) Ser elaborada por pós-graduados;

b) Registrar-se em uma área específica de concentração;

c) Ser produzida sob a tutela de um pós doutor;

d) Revelar domínio de síntese e de conhecimentos específicos e originais dentro da área de conhecimento;

d) Ter o texto apresentado e defendido publicamente.

A partir do exposto é possível constatar que as formas de texto descritas são resultados de atividades, pesquisas e conhecimentos.

As produções de textos científicos necessitam seguir regras básicas para torná-las claras. Vale ressaltar que ao se aprofundar estudos, pesquisando em outras fontes da Metodologia Científica, é possível perceber algumas diferenças, variações e aplicações de regras como formatações de textos, disposições de títulos, entre outros, em diferentes autores da área.

Logo, cabe ao pesquisador seguir a normas da ABNT e incluir as exigências pelo examinador em qualquer trabalho de cunho científico.

4 Artigo Científico

Conceito: “Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2).

Características: Segundo Lakatos e Marconi (1991):

a) não se constituem em matéria de um livro;

b) são publicados em revistas ou periódicos especializados em pesquisa científica;

c) permitem ao leitor repetir a experiência, pois apresentam resultados completos.

Ou seja, um artigo pode ser:

a) Original ou divulgação (difusão): apresenta temas ou abordagens originais e podem ser, dentre outros exemplos, relatos de caso, comunicação ou notas prévias.

b) Revisão: analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, com o intuito, de sintetizar ou sistematizar informações, afim de que estas fiquem mais precisas e compactas na transmissão de suas informações.

Estrutura: tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos:

1.4.1 - Pré-textual

1.4.2 - Textual

1.4.3 - Pós-textual

5 Relatórios e Artigo-relatório

Conceito: Como os relatórios em geral, o artigo-relatório resulta da intenção de publicar resultados de pesquisa de campo ou de laboratório, apresentando o relato de resultados ou progressos atingidos em uma pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (295.1 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com