TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bilinguismo na Infância

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.987 Palavras (20 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 20

(NOME DA FACULDADE EM LETRA MAIUSCULA)
(Nome do Curso Completo e Sem Abreviação)

(Nome do Aluno Completo)

(TEMA DO TRABALHO EM CAIXA ALTA E NEGRITO)

Belo Horizonte

2018


(Novamente nome do aluno completo)

(TEMA DO TRABALHO EM NEGRITO E CAIXA ALTA)

(Breve apresentação Exemplo: Trabalho apresentado à disciplina Projeto de Formação Tecnológica do 3º período do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. – PUC MINAS.)

Professora(o): Nome da(o) professora(o)

Belo Horizonte

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        19

        


1 INTRODUÇÃO        

Sobre a educação infantil no Brasil, a Lei n° 9394/1996 ou mais conhecida como LDB (Lei de Diretrizes e Bases) diz que crianças de 0 a 5 anos tem o direito à educação, ou em palavras mais realistas, ao acesso escolar. Pois o fato é que essas crianças recebem apenas o direito de frequentar a escola e dessa forma elas não têm um aprendizado que estimule uma boa base para o ensino fundamental. O fato de estas crianças perderem a oportunidade de acesso ao aprendizado nos anos iniciais trás grandes prejuízos posteriormente, pois é nestes anos que a criança tem maior eficiência em adquirir diversos conhecimentos sem muitas barreiras ou dificuldades.

Estudos comprovam que ate os dois anos de idade uma criança consegue aprender até quatro línguas diferentes sem forçar sua atividade cerebral, no entanto, na realidade das escolas brasileiras, esses anos iniciais são desperdiçados com pouco ensino e quando há ensino, este acontece apenas através de formas lúdicas; desperdiçando assim, uma ótima oportunidade de implementar por exemplo, o ensino de uma segunda língua nos anos inicias que compreendem o período de 0 a 5 anos.

A proposta é que a segunda língua seja implantada nesse espaço de tempo e através deste trabalho mostraremos que a importância de se fazer isso afeta todo o desenvolvimento da criança de forma a positiva. Pois ao passar pelo processo de aquisição da linguagem ainda na infância, haverá uma considerável valorização de processos como a interação com o meio externo e com as pessoas que a cerca. E com essa prática ela chegará com um maior desempenho no Ensino Fundamental o que ajudará com sua capacidade de raciocínio e no desenvolvimento da linguagem.

O fato de ensinar uma segunda língua para as crianças trás benefícios também ao seu caráter, pois este evolui quando se aprende uma língua externa, pois esta vem dotada de valores, traços, estratégias linguísticas e de uma nova cultura, o que influencia significantemente no que essa criança será no futuro, mas para isso é necessário que a criança seja exposta ao estimulo de uma determinada língua seja ela materna ou estrangeira.

O trabalho preconiza o aprendizado do inglês ainda na infância, com a importância de ajudar um adulto se tornar um grande sujeito bilíngue e não aquele que somente fala o inglês. É extremamente significativo saber identificar a importância, os métodos, os benefícios e ate mesmo a facilidade de que uma criança comece a aprender o inglês o quanto antes.

Tendo em vista que o adulto precisa se sobressair como bilíngue, vamos mostrar nesse trabalho como que o aprendizado do inglês na infância trás uma carga de benefícios muito maior que em um adulto. Partindo da afirmação de que a criança consegue aprender e absorver mais facilmente o inglês que um adulto, pois estas possuem atributos natos ativos para o desenvolvimento de uma nova língua enquanto o adulto já não os possui. Quando pensamos nos dias de hoje, sabemos que vivemos em um mundo globalizado este é mais um aspecto, se não o maior deles, que nos mostra o quanto é extremamente importante o bilinguismo, pois através dele o sujeito destaca-se e pode se sobressair de forma global, tanto socialmente quanto profissionalmente.

Usando como referência a escrita de alguns teóricos, como por exemplo, o teórico Lev S. Vygotsky que se destaca pioneiro nos conceito de aquisição e desenvolvimento intelectual das crianças; ele afirma que a linguagem esta totalmente ligada ao pensamento; afirma ainda que o desenvolvimento da língua está intrinsicamente relacionado ao pensamento, e a cognição bem como os anteriores também se desenvolve a partir do uso da língua nas práticas sociais e nos contextos de interação. O teórico Vygotsky em que foram baseadas algumas informações presentes neste projeto, é destaque por seus estudos sobre os processos da aquisição e desenvolvimento da língua em crianças.

É importante que, antes de se falar da língua inglesa sendo adquirida como a segunda língua, compreender como a criança aprende uma segunda língua qualquer, ou seja, não necessariamente o inglês. Como ela reage com uma língua diferente da materna, tendo em vista que as crianças em geral já possuem todos os mecanismos para serem bilíngues. Não que isso impossibilite um adulto se tornar um ótimo bilíngue, mas o fato de que a criança tem uma percepção e capacidade de abstração da língua muito maior, em comparação ao fato de que o adulto precisa praticar para adquirir boa fluência, torna relevante essa temática do aprendizado ainda na infância.

Como dito anteriormente, é fato que o aprendizado de uma segunda língua, como neste caso o inglês, ainda na infância leva a bons resultados para o futuro e por toda a vida do adulto que tem esse beneficio. O sucesso de uma carreira, por exemplo, pode depender simplesmente do inglês para deslanchar e se destacar dentre outras do mesmo seguimento. E tendo por base que o inglês é considerado a língua mundial dos negócios e do mercado de trabalho isso trás uma relevância maior ainda de que é a melhor língua para ser escolhida no momento de escolha de uma segunda língua.

O conhecimento e fluência do inglês ajudam não só no mercado de trabalho, mas o fato de ser bilíngue acrescenta em muito em diversas situações na vida de um sujeito. Seja na busca de artigos da faculdade onde grande parte é em inglês, a leitura de manuais, livros didáticos, revistas e artigos acadêmicos necessitam da fluência na língua; bem como para viajar a passeio por diversos países que tem o inglês como língua usual, ou se não segunda língua do país; seja ainda para simplesmente receber um estrangeiro em nosso próprio país; ou simplesmente para ter acesso à linguagens de computador e materiais de informática, pois o inglês também é a língua da ciência e da tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com