TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COLÉGIO ADVENTISTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUIÇÃO

Por:   •  20/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.067 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Daniele Silva dos Santos RU: 1328242,

Juliana Elizabete dos Santos RU: 1328247,

Maria Izadora de França RU: 1361761,

Thaysa Rafaelle Durval Alves RU: 1328248

ESTÁGIO HÍBRIDO - ENSINO.

Colégio Adventista de Caruaru

CARUARU - PE

2018

SUMARIO

Introdução

  1. INTRODUÇÃO

O   Estagio   supervisionado é de grande importância para o graduado de pedagogia, pois ampliará sua visão quanto à gestão escolar. O objetivo do relatório de estagio é apresentar as conclusões das observações e demais atividades realizadas no estágio supervisionado gestão escolar, e apresentar um plano de ação a fim de promover bons resultados no processo ensino aprendizagem.

Partir do momento em que o graduado entra em campo, experimenta na   prática a realidade educacional e idealiza seu futuro profissional. É a partir daí sua formação acadêmica começa a se apresentar levando a o desejo de exercer esta profissão que sem é de grande valor e importância. O presente relatório descreve o estágio supervisionado que ocorre no   período   de   13/04/2020   a   13/05/2020.   A   instituição   escolhida   para

observação e  de  mais atividades  foi o  Externato Azevedo  Pinto-cidade Campos

dos   Goytacazes   /RJ,   atuação   desde   a   Educação   Infantil   ao   Ensino

Fundamental. A realização   de  observação   foi   no  período   das   12h0   0min  á   s   17

h00   mi   n.   O  tema   apresentado,  assim   como  outras   informações   que  compõem

o   currículo   ,  adquire   características   especiais   em   cada   caso,   fazendo   com  que

esse   futuro  profissional  adquira   cada   vez   mais   conhecimentos   em   sua   jornada

acadêmica.   O   relatório   aborda   os   seguintes   tópicos:   Identificação   da   escola,

instituição   estagiada;   concepção   pedagógica   -   filosófica   da   instituição;

descrição   e   análise   reflexiva   das   atividades   de   estagio   supervisionado;

caracterização   estrutural   (Descrição   do   local);   caracterização   dos   profissionais

que  atuam  na  escola,  instituição  estagiada;   roteiro  para  atividade  de  entrevista,

visita   e   observações,   con textualização   das   observações   de   estágio;

caracterização   dos   esp aços   de   observação;   ca racterização   dos   envolvidos;

caracterização  da   equipe   pedagógica;   em   seguida  segue   o   plano   de   ação   com

objetivo  de  vivenciar  na  pratica  o   que  é  transmitido  na   teoria  sabendo  que  é  na

experiência que se adquire conheci mento

COLÉGIO ADVENTISTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUIÇÃO

A história do Colégio Adventista se inicia em 1º de julho de 1896, sim há 120 anos, o Colégio Internacional de Curitiba abria as portas, não de apenas uma nova escola, mas da primeira unidade do que hoje chamamos Rede Educacional Adventista no Brasil. Aquela instituição seria o pontapé inicial para um sistema educacional que hoje está presente em todo o país.

O colégio Internacional teve Guilherme Stein Júnior como seu primeiro diretor, nada mais nada menos do que o primeiro adventista batizado em território nacional. Ele, que se mudou de Piracicaba, no interior paulista, para Curitiba com o objetivo de dirigir a instituição, havia estudado em um colégio que também possuía o título “internacional”. Esse pode ter sido o motivo para a primeira escola adventista carregar esse nome durante os anos iniciais. Porém, outra explicação seria o fato de aquela escola pioneira oferecer o ensino bilíngue, em português e alemão, o que foi um grande atrativo para a população curitibana.

O autor da obra Colégio Internacional de Curitiba: uma história de fé e pioneirismo, Renato Gross, livro que conta a história do Colégio Internacional, aventa a possibilidade de esse ter sido um dos colégios com a metodologia de ensino mais avançada do país naquela época. “Na virada do século, uma criança levava, em média, dois anos para ser alfabetizada. Porém, o Colégio Internacional adotou, nesse período, a metodologia do professor Felisberto de Carvalho, método fonético revolucionário que em poucos meses ajudava a criança a ler”, explica Gross, doutor em Educação pela Unicamp.

A escola, que prezava por uma exímia educação, era, também, pautada pela confessionalidade adventista. Posicionamento filosófico que lhe rendeu alguns desafios. Para se adequar à legislação educacional do período, por exemplo, que exigia que as escolas funcionassem aos sábados, o Colégio Internacional ministrava apenas as aulas de religião nesse dia, no formato do funcionamento da Escola Sabatina das igrejas adventistas. Desse modo, não apenas os alunos participavam, mas as famílias deles também. E outro fato curioso sobre esse período de pioneirismo é que as escolas nasceram com as congregações. A mensagem adventista chegou à capital paranaense em janeiro de 1896 e seis meses depois a primeira escola dessa confissão estava sendo aberta. Diferentemente dos Estados Unidos, em que a primeira escola foi fundada cerca de dez anos após a organização da denominação, em 1863, no Brasil, “até meados da década de 1940, os registros apontam que já existiam 16% mais escolas do que igrejas adventistas no país”, revela Douglas Menslin, historiador da educação adventista e doutor pela PUC-PR.

Atualmente no Brasil somos 458 unidades no Brasil, destas 7 são Universidades e 15 são internatos. Sendo um desses internatos na cidade de Gravatá – PE.

A escola adventista está a mais de 50 anos fazendo história no território pernambucano e a unidade de Caruaru tem orgulho em fazer parte desta história. A Rede de Educação Adventista, baseada em princípios bíblicos e valores permanentes, tem como compromisso não apenas a qualidade pedagógica e o aperfeiçoamento do desempenho escolar do aluno, mas a sua formação integral. Conta com infraestrutura adequada, moderna e segura, professores qualificados e materiais didáticos exclusivos, que estimulam a aprendizagem significativa e oferecem aos alunos um mundo de possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com