TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Centro Universitário Claretiano sob a Disciplina Didática Geral

Por:   •  26/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 4

                                 

                          DHEISIANY MOACIR GONORING

                                             8081210

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano sob a Disciplina Didática Geral, ministrada pela professora Maria Auxiliadora Bernabe de Freitas.

                                                     Vitória

                                               2020

 Pedagogias críticas

Aspecto positivo:

Segundo Carbonelli (2016, p. 48) na linha do pensamento de Freire:

(...) as pessoas são seres humanos nascidos para transformação e não para mera adaptação.

Freire colocava em todos a crença de que era possível mudar o mundo, e um dos meios para tal era a comunicação, o dialogo.  Através destes o ser humano pode compreender, refletir, debater de modo critico e consciente ideias ou ações ao seu redor, podendo assim ajudar sua sociedade.

Justificativa:

assim como freire pensava, penso também que o educando pode juntar o seu objeto de estudo com uma prática dialética de sua realidade, assim pode usar o método da comunicação para transmitir o que ele próprio aprendeu, seria uma criação de sua própia educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído, libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo de seu aprendizado.

Aspecto negativo:

O ensino sofre com forte processo de mercantilização e os estudantes não tem incentivo a autonomia e ao auto didatismo.

Justificativa:

Muito do que é ensinado é de acordo com o que o governo quer que seja ensinado e o que foi falado acima, o aspecto positivo que é o aluno construir seu próprio conhecimento e poder aplica-lo na prática não é incentivado.

Pedagogias livres não diretas: alternativas para a escolarização comum

Aspecto positivo:

Para Alexandre Sutherland Neill, as crianças são educadas de forma livre, onde os professores apenas agem orientando os alunos e valorizando o conhecimento de cada um. Os alunos tem autonomia para estudar o que acham mais importante, e o que mais gostam. O desenvolvimento do aluno é medido qualitativamente, não quantitativamente.

Justificativa:

Creio que respeitar, incentivar e orientar o educando em seu processo de ensino aprendizagem deve ser o papel do professor; o aluno precisa entender que suas conclusões não são erradas, e assim vai exercer sua autonomia e autoconfiança, o que é muito importante.

Aspecto negativo:

O aluno só aprenderá o que ele quiser.

Justificativa:

Desse modo o aluno vai aprender muito sobre uma coisa e pouco sobre as demais, o que não é muito bom. O bom é que ele saiba de tudo um pouco, e que possa até gostar de outras coisas que acha que não gosta. Destarte, ele não terá seu desenvolvimento por completo.

Pedagogias da inclusão e da cooperação

Aspecto positivo;

Vendo a necessidade de algumas crianças, nomes como Maria Montessori, Celestin Freinet, e Decroly, se importavam com tais e queriam que estas fossem inclusas e valorizadas pela educação.

Justificativa:

É muito importante o aluno com alguma deficiência ter a possibilidade da inclusão e desenvolvimento, visto que são seres como nós, fazem parte de nossa sociedade e faz muito bom para eles interagirem com outras pessoas e crianças.

Segundo Carbonelli, a inclusão também é essencial para a qualidade educativa. E havndo essa qualidade ofertada a criança com deficiência, o sistema escolar preparará um cidadão apto a conviver em sociedade e ao mercado profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com