TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de ética que a ética aristotélica é baseada no bom senso

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade demonstrar o conceito de ética que a ética aristotélica é baseada no bom senso, constituída nos juízos morais do homem bom e virtuoso.  Desta forma, sua ética se profere a partir de um seguimento fundamental que é o bem supremo do homem e o fim que tendem todas as coisas. Dessa forma destaca-se que o bem supremo do homem é a felicidade, assim o homem deve buscar com suas atitudes a felicidade uma atividade da alma conforme a razão e a virtude. Para se alcançar a felicidade em meio a sociedade, ressaltando sempre que a justiça devera sempre estar presente evitando desigualdades, até mesmo no que diz respeito aos relacionamentos.

Iniciamos este estudo seguindo o pressuposto do conceito de Ética, onde esta palavra é de origem grega Ethikós, que vem a significar MODO DE SER. A Ética Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também conhecida como filosofia moral, por abordar os valores em sociedade, ou seja, o comportamento humano pelo seu valor moral em por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, mas fundada num estudo metafísica do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas.

Impossível falar de Ética sem mencionar Aristóteles que foi um grande Filósofo Grego que nasceu em Macedônia em 384 antes de cristo, sendo Aristóteles autor da Ética á Nicômaco ; Ética à Eudemo e Grande Ética.

Assim destaca-se que o eixo norteador da ética de Aristóteles é delimitar o que é o bem e o significado que o bem tem para o homem. Somente quem conhece o bem é capaz de encontrar a felicidade, que na filosofia aristotélica não é um sentimento passageiro.

Desta forma destacamos que a ética, nas obras Aristotélicas, é considerada como uma parte ou um capítulo da política, que antecede a própria política.

Dentro de estudos e concepções literárias sobre ética podemos destacar o conceito de ética Segundo Japiassú e Marcondes.

Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93)

Logo se observa que a ética filosófica ressalta os valores essencialmente repassados na sociedade em busca de moral e consciência, e a forma de como alcançar esses valores morais.

No âmbito da formalidade do dever moral, tendo em vista a dignidade humana pode se observar que a moralidade kantiana busca resposta as pretensões da racionalidade prática.  Forma que se evidencie a necessidade de uma exibição dessa moral tendo em vista o caráter radical do agir.

Bem como diz Kant em uma de suas citações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com