TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecer a diferença entre os animais

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de aula: Ciências

Tema: Classificação dos animais

Justificativa:

Objetivos: Conhecer a diferença entre os animais;

Identificar habitat natural dos animais e sua alimentação.

Público alvo: 4º ano

1ª Aula: Vamos ver trechos dos filmes “Procurando Nemo”, “A princesa e o sapo”, “ O Rei Leão”, “Rio”,  e em seguida perguntar aos alunos oque eles conhecem sobre mamíferos, aves, repteis, anfíbios e os peixes.

2ª Aula: Mamíferos

Características Gerais:

Os mamíferos são animais vertebrados que se alimentam do leite de suas mães, por essas possuírem glândulas mamárias. Além disso, mamíferos possuem dentes diferenciados (incisivos, caninos, pré-molares e molares) Outras principais características do grupo são: corpo coberto de pelos, cérebro desenvolvido e a presença de glândulas sudoríparas. São animais que vivem em praticamente todos os ambientes, não existindo nenhuma espécie parasita.
Existem mais de cinco mil espécies de mamíferos distribuídas na superfície da Terra, sendo que a cada ano são descobertas novas espécies. Nós, seres humanos, também somos animais mamíferos. Os mamíferos apresentam uma grande variedade de hábitos alimentares. Existem mamíferos herbívoros, como cavalos, bois e capivaras; carnívoros como onças e raposas; e onívoros como porcos e seres humanos
Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres do mundo, mas é a baleia-azul o maior mamífero de todos. Os únicos mamíferos capazes de voar são os morcegos. Esses animais são muito importantes para a natureza. A maioria dos mamíferos é gerada dentro da barriga de sua mãe, em uma estrutura chamada útero, até o nascimento. Outras espécies como alguns cangurus, se desenvolvem dentro de uma bolsa de pele chamada marsúpio;

3ª Aula: Aves

Características Gerais: 

São animais vertebrados (presença de coluna vertebral), são bípedes se movimentam na posição vertical, usando as extremidades inferiores para assentar no solo.

 São ovíparos, embrião se desenvolve dentro de um ovo, em ambiente externo e sem ligação com a mãe. A temperatura corporal é mantida constante, mesmo com variação da temperatura do meio ambiente. Possuem o corpo coberto por penas, contém asas grande parte das aves consegue voar com estas asas.

Apresentam bico, usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar. As aves não tem a capacidade de urinar, pois não possuem bexiga para armazenar a urina. Quando consomem líquidos, principalmente água, estes vão para o intestino (local da absorção).

As aves são encontradas em quase todas as partes do planeta. Mesmo em áreas com temperaturas extremas (desertos e pólos) podemos encontrar algumas espécies adaptadas. Porém, a maior quantidade de aves habita regiões de florestas em função da grande disponibilidade de alimentos.

 A alimentação das aves é bem variada. Algumas espécies são carnívoras (urubu, gavião, águia), porém a maioria das aves se alimenta de frutos, grãos e sementes. Já os pinguins, por exemplo, possuem alimentação baseada no consumo de peixes.

A fecundação é interna e as fêmeas põem ovos que são cobertos por uma casca calcária.

Curiosidade: 

Nem todas as aves podem voar. Pinguins, avestruzes e quivis são aves não voadoras. A anatomia do corpo destas aves não permite que elas consigam sair do solo

4ª Aula: Revisão dos conteúdos das aulas 2 e 3 e atividade de fixação.

 Caça palavras com as características de cada grupo.

5ª Aula : Peixes

Características Gerais

Apresentam esqueleto interno, com coluna vertebral e crânio. Possuem adaptações para a vida aquática, ou seja, em lagos, rios, represas ou mares. São peixes de água doce: lambari, pintado, dourado, tilápia, piranha, tucunaré, etc. No mar encontra-se: atum, salmão, bacalhau, anchova, marlim, sardinha e vários outros.
A pele é coberta por escamas (que são diferenciadas de acordo com a parte do corpo), que facilitam o deslizamento do corpo na água, respiram por brânquias. Podem ser herbívoros, carnívoros ou parasitas. Locomoção feita por nadadeiras, nomeadas de acordo com a localização no corpo: dorsal, caudal, anal, branquial e pélvica.

Os peixes podem ser divididos em dois grupos:

 Grupo dos peixes cartilaginosos: o esqueleto é todo formado por cartilagem. A boca tem mandíbula e, na maioria desses peixes, ela é dotada de dentes bem resistentes. Exemplos: arraias, tubarões e quimeras.

 Grupo dos peixes ósseos: a maioria dos peixes é desse grupo. O esqueleto desses animais, que são dotados de mandíbula, é formado por ossos. Eles também apresentam uma estrutura chamada bexiga natatória, que ajuda na flutuação. Exemplos: cavalo-marinho, peixe-palhaço e sardinha.

A grande maioria dos peixes libera seus ovos na água, em uma grande quantidade. Depois de nascidos, os filhotes, chamados alevinos, costumam viver sem precisar da ajuda dos pais.
Curiosidade:
Os cavalos-marinhos não liberam ovos na água. Na verdade, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo dos pais, mais precisamente no do macho.

6ª aula :Répteis

Características Gerais

São animais completamente adaptados ao meio terrestre, alguns também podem ser vistos nos troncos ou copas de árvores, dentro da água, ou mesmo caminhando em nossas paredes, como é o caso das lagartixas. Geralmente eles põem ovos com casca.. A temperatura do corpo depende da temperatura externa. A pele é recoberta por escamas, placas e carapaças, cuja função é evitar o ressecamento da pele, todos possuem calda.  Não apresentam glândulas. Tem o hábito de rastejar, daí o nome do grupo. Podem possuir glândulas de veneno, e podem ser peçonhentos. Apresentam hábitos alimentares variados.

São eles:
Tartarugas, cágados, jabutis e tracajás: esses animais, também chamados de quelônios, possuem uma carapaça em volta de seu corpo. Além disso, possuem cauda e quatro patas. Podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgados.

Jacarés, crocodilos e gaviais: também chamados de crocodilianos, esses animais possuem corpo grande, com quatro patas e cauda. Podem ser encontrados em ambiente terrestre ou aquático.

Lagartos, lagartixas, calangos, teiús, iguanas e camaleões: geralmente possuem quatro patas com unhas, além de cauda. Alguns são capazes de soltar um pedaço desta quando se sentem ameaçados. A esse fenômeno damos um nome um pouco estranho: autotomia caudal. Esses animais são mais encontrados em ambientes terrestres, algumas vezes escalando plantas, muros e paredes, ou mesmo embaixo de troncos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com