TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo ao Longo do Tempo

Por:   •  23/4/2023  •  Bibliografia  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

CURRÍCULO AO LOGO DO TEMPO

        Figueiró (1998) explica que nas décadas de 20 e 30 educadores e médicos iniciam as primeiras iniciativas de Educação Sexual no Brasil. Silva (2020) afirma que a partir da década de 20 começaram a surgir preocupações em ensinar nas escolas a fisiologia sexual com o objetivo de modernizar o país visto o que acontecia em países europeus. Figueiró (1998) ainda relata que que esses profissionais eram motivados pela melhoria da saúde das mulheres e o aumento do conhecimento, porém sem a intenção de alterar seu posicionamento no cunho moralista e sexual, buscavam evitar as “perversões morais, psicoses sexuais e buscavam assegurar a reprodução saudável da espécie”. (BRUSCHINI; BARROSO, 1986 apud FIGUEIRÓ, 1998, p. 124). Ribeiro (2013) relata que por outro lado existiam a motivação feminina liderada pela feminista Bertha Lutz, e tinha o objetivo de proteção e prevenção à infância e a maternidade.

        Segundo Figueiró (1998), em 1930 no Colégio Batista, localizado no Rio de Janeiro, houve a primeira tentativa de incluir a educação social no currículo, porém a experiência não resultou positivamente, ocasionando a demissão do professor que encabeçava o projeto. Isso acontece devido a imensa interferência da igreja católica. Rosemberg (1985) explica que a igreja era portadora de uma posição de destaque na tomada de decisões a respeito da educação nacional, e por isso tinha o poder de impedimento de alguns novos projetos, como ocorrido com a educação social, a igreja vetava informações a respeito do tema, e também as manifestações sexuais entre os estudantes que eram reprimidas.

        Rosemberg (1985) ainda relata que até a década de 60 não era possível falar sobre a sexualidade pois era na verdade um assunto controlável, e com discurso específico, pois a igreja tratava o assunto como pecado e só era permitido para a reprodução da espécie humana. Ainda nesta época havia publicações que tratavam a sexualidade com negatividade, algo que deveria ser vigiado e controlado. Porém ainda existiram autores corajosos que publicavam obras propondo e até mesmo defendendo a educação sexual nas escolas.

        Rosemberg (1985) e Figueiró (1998) explicam que a situação começa a ser alterada depois que a igreja por razões políticas começa a visualizar o amor como forma de valorizar a família, isso porque movimentos que criticavam a família enquanto instituição repressiva burguesa, representavam grandes perdas a igreja. Sendo assim o amor carnal passa então a ser valorizado, desde que como parte de uniões monogâmicas heterossexuais reprodutivas. Assim na década de 60 colégios católicos desenvolveram programas de educação sexual, e as demais instituições agora com a devida permissão” seguiram a mesma linha.

        Figueiró (1998) relata que a década de 60 foi marcada por algumas experiencias de Educação Social que iniciaram seu desenvolvimento em colégios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulos e Minas Gerais, essas iniciativas propuseram uma renovação pedagógica, onde as atividades aconteciam em grupos, de forma individual no atendimento do aluno, juntamente com os pais além de seminários com profissionais envolvidos. Esse tipo de intervenção fazia parte da programação de diversas disciplinas. O autor ainda relata que uma experiencia em particular, realizada por Maria José Werebe (1977) entre os anos de 11963 e 1968 em São Paulo no Colégio de Aplicação, relatada no livro A Educação Sexual na Escola, consistia em uma intervenção realizada com grupos mistos, de meninos e meninas, dentro do horário escolar, onde eram realizadas reuniões inicialmente voltadas para a discussão biológica , o professor atuava como mediador desta discussão e com o passar do tempo e da aquisição de confiabilidade do grupo os alunos, criando assim um ambiente favorável ao questionamento e as duvidas a respeito da vida sexual.

        Figueiró (1998) ainda relata que em 1968, a então deputada Júlia Steinbruck (MDB-RJ) apresentou a camara dos deputados um projeto de lei que propunha a inclusão obrigatória da Educação Sexual nos currículos de 1º e 2º grau, apenas em 1970 o deputado Murilo Badaró (ARENA – MG) deu seu parecer favorável a proposta e no mesmo ano o deputado Rubens Nogueira (ARENA – BA) deu seu parecer contrario, o que levou a discussão para o Ministério da Educação para a Comissão Nacional de Moral e Civismo, que no parecer final não foi aprovada. Figueiró (1998), afirma que por mais que não existisse uma lei que proibisse a Educação Sexual nas escolas, os profissionais se sentiram desencorajados e temiam por represarias, sendo assim o progresso na Educação Sexual começa novamente a ser freado, agora pela política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com