TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso Comunicação e Expressão

Por:   •  18/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Propomos um projeto para com as crianças da primeira infância, sentiu-se a necessidade de trabalharmos a inteligência emocional das crianças.

Primeiramente os professores selecionaram histórias infantis, filmes e jogos educativos apropriados a faixa etária de suas turmas, no entanto mantendo a possibilidade de adicionar variedades ao decorrer do projeto dependendo do interesse das crianças.

No decorrer do projeto(período)trabalharemos histórias infantis para falar de sentimentos como tristeza ,ciúmes ,raiva ,respeito, alegria ,medo  amizade e amor como:

Menina Bonita Do Laço De Fita(Ana Maria Machado) A obra mostra a jornada da garotinha tentando encontrar justificativa para ser negra, a ideia do título é trabalhar a dualidade da situação. De um lado , há a criança branca que não entende a pele negra e , do outro, o pequeno que é negro e , muitas vezes ,não entende  a hereditariedade da sua raça e que não há nenhum problema com ela.

O Monstro Da Cores(Anna llenas) Cada umas das emoções ganha um tom diferente ao ser representada, o personagem principal está embolado em diferentes cores ao estar imerso em um turbilhão de sentimentos, no decorrer do livro, a ideia é que cada emoção seja colocada em seu respectivo lugar é isso que queremos para as crianças, consciência emocional.

Orelha De Limão (Katja Reider) Os bichinhos são ótimas opções para discutir sobre como lidar com sentimentos , conta a história de uma ovelhinha que tem uma de suas orelhas diferente, uma delas é amarela-limão, fala sobre pessoas gentis ao nosso redor que ajudam a solucionar problemas ,para os pequenos serem lembrados de que eles também encontrarão amiguinhos que os ajudarão em circunstâncias difíceis.

Selecionamos também alguns filmes para trabalhar as emoções com as crianças:

Divertida Mente: as personagens protagonistas são  , alegria ,tristeza, nojinho , medo e raiva. Através de cada personagem a criança aprende a identificar as emoções e a perceber que todas são igualmente importantes  , mesmo que elas considerem emoções negativas(raiva e medo) tem uma função vital.

Viva a Vida: Filme musical traz uma reflexão sobre o amor a família e porque muitas vezes , castigos e brigas não são recursos positivos.

Big Hero 6: Conta  a história de como o trabalho em equipe pode nos ajudar a superar barreiras, a cooperação ,o companheirismo e a empatia é essencial para viver em sociedade.

Cada Um Na Sua Casa: Esse filme infantil mostra às a importância do respeito mútuo , também aborda como estabelecer pontos de encontro para romper com barreiras iniciais criadas quando alguém parece diferente.

Monstros S.A. : Esse filme é uma reflexão sobre p medo, o poder que exerce entre nós e como podemos administra-los.

O projeto também promove roda de conversas para falar sobre como eles sentem as emoções ,com mediação do professor.

Dentro do projeto também promoveremos a confecção de alguns jogos educativos para que possam servir de apoio as atividades exemplo:*******imagens de jogos*******

Propomos interações com as crianças da mesma faixa etária em área comum da escola ,assim enriquecer o processo mostrando a necessidade de relações , estabelecendo uma comunicação positiva e praticar a escuta ativa ,além das atividades em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com