TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEDO DA LIMPEZA

Por:   •  5/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

ANEXO B

Acadêmico:

Turma:

Matrícula:

Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil

A data da aplicação e/ou observação: 03/07/2022

O tema escolhido: Saúde

O presente relatório visa descrever a atividade prática da brinquedoteca da disciplina de Ciências Naturais e Saúde Infantil. Seguindo as orientações do conteúdos para o primeiro ciclo referentes a fatos, conceitos, procedimentos, valores e atitudes dos PCNs, estão:

Conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde: atitudes e comportamentos favoráveis à saúde em relação alimentação, higiene ambiental e asseio corporal; modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas, particularmente a AIDS; (BRASIL, 1997, p.53)

Antes de iniciarmos a atividade prática, discutimos as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Sentados sobre um tapete em um círculo, foram dispostos alguns materiais da atividade. Foram colocados três recipientes (potes) no chão. Neste momento, foi solicitado para cada criança encher os recipientes com um pouco de água.

FIGURA 1- ENCHER OS POTES

Foi apresentado o orégano (um dos temperos mais usados na culinária brasileira - indicado para o preparo de carnes, legumes e massas), neste momento, cada aluno pegou com suas mãos e cheirou, a fim de descobrir se conhecia tal ingrediente. Durante o momento da descoberta, alguns alunos disseram que já havia comido em salgados/ tortas aquela plantinha. Diante disso dialogamos que é comum comermos esse ingrediente em pizzas, neste instante todos lembraram e concordaram.

Após a descoberta, foi solicitado que cada aluno polvilhasse a plantinha no pote de água, molharam o dedo indicador direito na água com o orégano.

FIGURA 2- POLVILHANDO

FIGURA 3- MOLHANDO O DEDO

Neste momento, foi perguntado para os alunos o que havia acontecido. Os alunos responderam que a plantinha havia grudado no dedo. Imediatamente, depositei um pouco de sabão líquido nos dedo indicador esquerdo, assim, tornaram então a molhá-los na água. Neste instante, os alunos perceberam que o dedo com sabão expeliu os oréganos.

FIGURA 4- EXPELINDO O OREGANO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante todo momento, os alunos fizeram os procedimentos, sempre sendo questionados sobre o que observara, e percebera. No final da atividade prática, com a utilização de analogias , o orégano representou a sujeira e a forma como é atraída por nós, enquanto que o sabão representou a nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com