TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Por:   •  7/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 11

O DESAFIO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Ariane Pereira Góis[1]

Resumo

A presente pesquisa discute o papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada de professores atuantes e as dificuldades encontradas. A formação de professores tem diferentes conceitos no sentido literário e qualidade do ensino. De acordo com Vygotsky os processos ligados à concepção educativa são ligados ao professor, aluno e meio social em que está inserido. Para que o trabalho do coordenador pedagógico seja bem sucedido, atingindo as metas pré-estabelecidas é grande importância manter a relação na unidade escolar de cordialidade, parceria, fortalecimento do grupo, partilhando ideias estímulos e experiências. O coordenador pedagógico assume um papel fundamental nas situações de ensino-aprendizagem em que estão inseridos os alunos, o professor, o conteúdo e todo o contexto escolar. Diante disso, este artigo objetiva analisar o coordenador pedagógico como condutor do meio social educativo de formação de professores e sua inferência para os saberes e práticas pedagógicas docente no contexto de trabalho escolar. O intuito dessa pesquisa é buscar os mecanismos para promover a participação dos professores e da equipe gestora escolares, investindo quais as situações que despertam interesse do professor. A metodologia utilizada para efetuar a presente investigação foi pesquisa bibliográfica com fontes diversas, a fim de propor soluções para os desafios vivenciados, partindo também da analise de teóricos como Placco (2015), Libâneo (2014), Paulo Freire (2015), Vygotsky (1930,2003).

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação Continuada de Professores. Saberes Docente.

INTRODUÇÃO

Ao longo das últimas décadas a qualidade da educação tem sido alvo de discussões entre grandes pesquisadores e estudiosos, tornando-se o principal objetivo de politicas publicas relacionada à Educação Básica. A formação continuada de professores não pode ficar dependente das assessorias pedagógicas e tão pouco como responsabilidade das Secretárias de Educação e outros, ela é “uma ação contínua e progressiva que envolve várias instâncias e atribui uma valorização significativa para a prática pedagógica, para a experiência como componente constitutivo da formação” (VEIGA, 2009, p. 27). Todavia é necessário qualidade de ensino necessita como garantia para os alunos e sociedade, o que requer politicas publica que assegurem a formação continuada de professores.

Nesse contexto evidenciamos o papel do coordenador pedagógico, uma vez que ele assume a posição de mediador no processo das práticas educativas escolares, tornando-se um formador de professores, e necessita desenvolver habilidades que o conduza a auxiliar os professores na definição e processo de reflexão sobre a própria prática, rotina diária, intervenções e projetos de cunho escolar destinado às dificuldades dos alunos.

O papel do coordenador pedagógico perante a instituição é:

[...] deve ter em conta que as expectativas direcionadas a ele e a sua função estão fundadas em solo nutrido também pelo inconsciente. Isso quer dizer que, em parte, as expectativas, independente de serem positivas ou negativas, são expressão de fantasias, desejos e hostilidades secretos dos sujeitos, projetados nessa figura externa. Em virtude disso, tendem a não se concretizar. Ao assumir a tarefa de coordenação ou equivalente, o profissional deve estar preparado para não sucumbir à idealização e à rejeição iniciais, ou mesmo no transcorrer do trabalho na instituição (ARCHANGELO, 2003, p. 141).

Em primeira instancia dos docentes em magistério de acordo com Freitas (2007), passando por discussões relacionadas a formação inicial e continuada dos professores, as proporções do trabalho, condições que lhes são dadas, construção de carreira profissional docente até o salário. Constata-se que para o profissional desenvolver a carreira docente não basta apenas ter a formação inicial é necessária à continuidade desse estudo, pois é através do contado direto e prático com o ambiente escolar e sala de aula que os saberes dos professores se consolidam, ocorre à modificação e ampliação desses saberes.

Muitos problemas estão afligindo os docentes referente a realidade escolar, os quais não foram apresentados no inicio de suas formações, onde para muitos essa realidade era ainda desconhecida, como o surgimento de drogas no mundo dos estudantes, gravidez na adolescência, família ausente na participação escolar dos filhos, e demais problemas que emanam os educadores. A organização de processos educativos escolares é da responsabilidade do coordenador pedagógico, possuindo várias atribuições, onde a formação dos professores relacionada ao contexto do trabalho se dá por meio de vários e diferentes métodos: prática-pedagógica, seguimento individual do professor e analise da sala de aula. A realidade necessita uma formação continuada dos professores, onde relacionem os problemas detectados, formação de um ponto de vista crítico, planejamento, avaliação e quais são as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. Fernandes (2011, p. 91) retrata sobre a questão da formação continuada de professores:

A educação continuada de professores é o processo de desenvolvimento que ocorre na vida profissional, depois da formação inicial, e que está articulada com sua prática pedagógica no contexto do cotidiano escolar, quando estão atuando na docência. É, portanto, um processo permanente, dinâmico e rico que se consolida no cotidiano pessoal e profissional dos professores e ocorre, primordialmente, na organização do trabalho pedagógico e no espaço e tempo da escola. (FERNANDES, 2011, p. 91).

Com esta definição, este estudo refere-se à problematização do papel do coordenador pedagógico como instrutor do meio social educacional e formação, implicações e saberes práticos pedagógicos docentes.

A abordagem desta temática está a partir do uso de métodos que permeiam caminhos de pesquisa e coerência metodológica perante o seu desenvolvimento conforme as referencias teóricas.

METODOLOGIA E REFERENCIAL TEÓRICO

Para essa investigação foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, permitindo analise do contexto de acordo com os olhares múltiplos de autores e pesquisadores referentes à realidade existente.  De acordo com Severino (2007), pesquisa bibliográfica e procedimentos metodológicos são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com