TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Compreendendo o desenvolvimento cognitivo infantil POR MEIO dA LITERATURA INFANTIL

[pic 3]

Cacoal

2015

Compreendendo o desenvolvimento cognitivo infantil POR MEIO dA LITERATURA INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Alfabetização e Letramento; Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino de natureza e sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-Juvenil, Seminário Interdisciplinar V.

Profs. Raque Corrêa Lemos; Keila Tatiana Boni; Maurílio Cristiano Batista Bergamo; Marlizeti Bonafini Steinle; Rosely Montagnini.

Tutora eletrônica:  Joseila Aparecida Gualdessi Correa

Tutora de sala: Regina Célia Ramos de Souza

Cacoal

2015

INTRODUÇÃO

A literatura Infantil brasileira surgiu no período de transição entre monarquia e república se espalhando até os dias de hoje nas escolas não só de ensino médio mais as de níveis fundamentais e principalmente na Educação Infantil, com o objetivo de unir os acontecimentos do passado com o contemporâneo de uma forma e com uma linguagem própria.

A literatura Infantil se torna uma arte, pois tem uma forma espetacular de expressar as palavras levando as crianças a viajar no mundo da fantasia, no qual cabe ao professor ajuda-las a redirecionar a história para a sua realidade, nos possibilitando umas aprendizagens maravilhosas, utilizando várias metodologias lúdicas para ensinar as crianças.  

Compreendendo o desenvolvimento cognitivo infantil POR MEIO dA LITERATURA INFANTIL

Os primeiros livros destinados a crianças foram historiados no final do século XVII por professores no sentido de ensinar valores, hábitos e ajudar a enfrentar a realidade social; mais neste período não podiam ser denominados como livro literário, pois neste tempo, a criança era considerada um adulto em miniatura, que participava da vida adulta, na qual as crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as crianças das classes populares liam lendas e contos folclóricos.

Á partir deste século XVIII a criança começou a ser considerada como criança e os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos inspiraram os contos de fadas, dando origem à literatura infantil.  

A Literatura Infantil por meio das diversas metodologias utilizadas pelo docente possibilita aos discentes o desenvolvimento do seu cognitivo, pois ao ler uma história para a criança de forma interpretativa, ou seja, encenando todos os personagens, faz com que a atenção da criança fique voltada para o leitor, fazendo assim os mesmos a viajar no mundo da fantasia; mais quando o professor começa a trazer os acontecimentos da história para acontecimentos do cotidiano da sala, além de fazê-los refletir e adquirir valores social, cultural, lúdico, ente outros, ajuda por sua vez no desenvolvimento do cognitivo da criança.

A literatura infantil é um meio de despertar as crianças para o mundo no qual os cercam; uma vez que a leitura nos leva por diversos caminhos. Segundo colunista do portal do professor (2011) diz que a literatura é o ato de “Descobrir, explorar, aprender… E criar novos mundos, novas realidades” onde “o céu não é o limite para aquele que lê!” e ainda complementa “[...] a literatura apresenta a crianças, jovens e adultos um horizonte infinito em histórias, romances, poemas, contos, e muito mais”. Trabalhar literatura Infantil não é deixar a criança manipular, folhear e por á boca o livro sem ter razão de ser, ela precisa entender o que traz aquele livro para nossas vidas, ou, o que tem haver com a sociedade na qual está inserida, dando as crianças, noção do mundo à sua volta. Pois; na medida em que as crianças vão se deparando com coisas ‘estranhas’, vão despertando nelas a vontade de conhecer e saber que “coisas estranhas” são essas; e ai começa ‘os porquês’. Essa curiosidade, a busca da compreensão do mundo é que a levará a fazer novas descobertas, aguçando sua percepção para a sua aprendizagem.

Ao se contar uma história, pôde logo em seguida ou no dia seguinte passar um vídeo contando a mesma história, para que a criança possa fazer relação de uma e outra e ver o que mudou na mesma. como por exemplo: É dia 20 de novembro dia da Consciência Negra, pode-se ressaltar a importância deste dia e ler para as crianças a historinha “A trança de Bintou” de Sylviane A. Diouf e depois passar o vídeo do mesmo publicado por Nardirjane Medeiros no youtube.com. Ambos contam uma história afro direcionada para crianças, na qual fala sobre uma menina que vivia na África e sonhava em ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio.

O livro e o vídeo elege a fantasia como valor capaz de recobrar o sentido mais profundo da infância, sendo capaz de trazer ao leitor uma visão da cultura africana, permitindo, assim, repensar também a cultura brasileira; mostrando que, a interação da criança com a família é de suma importância, visto que a criança adquire conhecimento no convívio familiar e na sociedade que as envolvem enriquecendo assim a variedade de conexão e relação entre estilos de aprendizagem, associando e aplicando as informações.

Abaixo segue sugestão de atividades que poderão ser aplicadas com a história do livro “a Trança de Bintou” de Sylviane A. Diouf e o vídeo do mesmo publicado por Nardirjane Medeiros no youtube.com que podem ser aplicadas com crianças de 5 anos, abrangendo as seguintes disciplinas.

Sugestão de atividades

Português (Alfabetização): Trabalhar a letra “B” circular no texto as letras que iniciam com “B” de Bintou, comportamento, dramatização da história, interpretação oral. Trabalhar encontro vocálico. Exemplo: Bintou, Ao terminar a história entregar desenho da garota da história Bintou e pedir que eles pintem.  Também o professor poderá explicar sobre a diversidade cultural e levar as crianças para realizem um passeio onde elas irão prestar atenção nas origens das pessoas que estão andando pela rua. Ao retornar para sala o professor deverá deixar as crianças falar sobre tudo que observaram e realizar um texto oral, onde enquanto as crianças falam o docente vai escrevendo no quadro, e depois que acabar de escrever no quadro ele copiará no caderno e no dia seguinte entregará digitado e empreso para os alunos, o professor irá o texto que a sala fez e pedirá que realizem um desenho baseado no que mais lhe chamou a atenção ao realizar o passeio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com