TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  23/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho de Psicologia da Educação: DESENVOLVIMENTO HUMANO

Grupo: Mônica, Camila, Amanda e Bruna.

Pedagogia 1º Semestre

  1. Por que é importante estudar o desenvolvimento humano?

Porque o desenvolvimento humano é durante todo o tempo de vida, e que existe diferentes formas de perceber, compreender e de se comportar às individualidades, e que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.

  1. Quais são os 03 principais domínios do desenvolvimento humano?

  • Desenvolvimento Cognitivo;
  • Desenvolvimento Psicossocial
  • Desenvolvimento Físico;

O desenvolvimento Físico (crescimento do corpo e do cerebro, capacidades sensoriais, habilidades motoras, saúde) Podem influenciar outros aspectos do desenvolvimento cognitivo(mudança e a estabilidade nas capacidades memória, linguagem, pensamento, criatividade, estão relacionados ao crescimento  emocional. O desenvolvimento Psicossocial(Mudança e estabilidade no Personalidade e nos relacionamentos sociais. Onde pode influenciar o funcionamento do cognitivo e do físico.

  1. Quais aspectos influenciam o desenvolvimento humano?

  • Desenvolvimento Físico: O crescimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensórias, das habilidades motoras e da saúde. Por exemplo, uma criança com freqüentes infecções de ouvido pode desenvolver a linguagem mais lentamente do que uma criança sem esse problema. Durante a puberdade, as mudanças fisiológicas e hormonais dramáticas afetam o desenvolvimento do senso de identidade. Em alguns adultos mais velhos, mudanças físicas no cérebro podem levar à deterioração do intelecto e da personalidade.
  • Desenvolvimento Cognitivo: A mudança e a estabilidade nas capacidades mentais, como aprendizagem memória, linguagem, pensamento, julgamento moral e criatividade. Elas estão intimamente relacionadas ao crescimento físico e emocional. A capacidade de falar depende do desenvolvimento físico da boca e do cérebro.
  • Desenvolvimento Psicossocial: A mudança e a estabilidade na personalidade e nos relacionamentos sociais, o qual pode influenciar o funcionamento cognitivo e físico. Por exemplo, a ansiedade pode prejudicar o desempenho em uma prova. O apoio social pode ajudar as pessoas a lidar com os efeitos potencialmente negativos do estresse sobre a saúde física e mental. Inversamente, as capacidades física e cognitiva podem influenciar o desenvolvimento psicossocial. Elas contribuem muito para a auto-estima e podem afetar a aceitação social e a escolha profissional.
  1. Como se da o desenvolvimento humano no período pré-natal ?

Um grupo identificável de genes é responsável por essa transformação nos vertebrados, presumivelmente incluindo os seres humanos. Esses genes produzem moléculas chamadas morfogenes (desenvolvimento das formas e estruturas características de uma espécie a partir do embrião), as quais são ativadas depois da fecundação e começam a esculpir braços, mãos, dedos, vértebras, costelas, cérebro e outras partes do corpo. O desenvolvimento pré-natal ocorre em três fases: germinal, embrionária e fetal. O crescimento e o desenvolvimento motor ocorrem de cima para baixo e do centro do corpo para fora.

  1. Quais as principais influencias ambientais?

Como o ambiente pré-natal é o corpo da mãe, praticamente tudo que afeta o bem-estar dela, desde sua dieta a seu humor, pode alterar o ambiente da criança e afetar seu crescimento. Nem todas as ameaças ambientais oferecem o mesmo risco para todos os fetos, em alguns casos têm pouco ou nenhum efeito sobre outros. O pai também pode transmitir defeitos ambientalmente produzidos. A exposição de um homem a chumbo, maconha e fumaça de cigarro, a grandes quantidades de álcool ou radiação, a dietilestilbestrol e a certos pesticidas pode resultar na produção de esperma anormal.

Como o ambiente familiar, a condição socioeconômica, a origem étnica e a escolaridade são influencias ambientais.

  1. O que são os reflexos?

Os reflexos são reações involuntárias automáticas chamadas de comportamentos reflexos. São controladas pelo centro cerebrais inferiores que controlam outros processos involuntários, como respiração e frequência cardíaca. Os comportamentos reflexos desempenham um papel importante na estimulação do desenvolvimento inicial do sistema nervoso central e dos músculos.

  1. Quais as ligações entre saúde e física, capacidade sensorial, cognição e desenvolvimento psicológico?

No desenvolvimento humano estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cognitivo e psicossocial. O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde fazem parte do desenvolvimento físico. Aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade compõem o desenvolvimento cognitivo. Padrão de mudança nas emoções, personalidade e relações sociais são aspectos do desenvolvimento psicossocial. Esses domínios estão inter-relacionados: cada aspecto do desenvolvimento afeta os outros.

  1. Quais as características do estagio sensório motor?

O estagio ocorre durante o nascimento até aproximadamente os 2 anos, os bebês aprendem sobre si e seu ambiente reagindo basicamente de reflexos. Possui é composto por 6 subestágios durante os 5 primeiro, os bebês aprendem  a coordenar as informações dos sentidos e a organizar as suas atividades em relação a seu ambiente. Durante o ultimo substágio, eles progridem da aprendizagem por tentativa e erro e resolvendo problemas simples.

  • Primeiro Subestágio (nascimento até 1 mês): os bebês agem por instinto, e ao exercitarem seus reflexos inatos, adquirem certo controle sobre ele. Exemplo: os recém-nascidos sugam por reflexo quando seus lábios são tocados, assim, logo aprenderão a encontrar o mamilo mesmo quando não são tocados e mamarão mesmo estando sem fome.
  • Segundo Subestágio (1 a 4 meses): nessa fase, os bebês começam a repetir um movimento onde descobriram ao acaso que lhes trazem uma sensação boa. Os bebês começam a atentar para os sons, demonstrando capacidade de coordenar diferentes tipos de informações sensoriais (visão e audição).
  • Terceiro Subestágio (4 a 8 meses): adquirem um novo interesse em manipular objetos e descobrir suas propriedades. O bebê apresenta reações circulares secundárias, onde suas ações repetitivas têm como fundo um objetivo. Exemplo: um bebê dessa idade sacode um chocalho várias vezes para ouvir o barulho.
  • Quarto Subestágio (8 a 12 meses): o comportamento agora é deliberadamente proposital, onde, à medida que coordenam esquemas previamente aprendidos, usam comportamentos anteriormente aprendidos para atingir seus objetivos. Essa fase marca, então, o inicio do comportamento proposital.
  • Quinto Subestágio (12 a 18 meses): começam a apresentar curiosidades, começam a experimentar novos comportamentos para ver o que vai acontecer, por exemplo: agitam diferentes chocalhos para obterem diferentes sons. Depois que começam a caminhar, podem explorar o ambiente com mais facilidade. Por tentativa e erro, experimentam novos comportamentos até encontrarem a melhor forma de atingir um objetivo.
  • Sexto Subestágio (18 meses a 2 anos): a criança desenvolve-se a capacidade de representar os acontecimentos mentalmente, agora ela não se limita mais a tentativa e ao erro para resolver seus problemas. Assim, nem sempre a criança precisará recorrer a ação, pois já pensará e antecipará as consequências de seus atos. As crianças começam a demonstrar compreensão. São capazes de utilizar símbolos, como gestos e palavras, e sabem fazer de conta.

  1. Quais as características da linguagem?

 As crianças se comunicam através de sons (choro). De acordo com a teoria da aprendizagem clássica, as crianças aprendem a linguagem através de condicionamento operante. Inicialmente, os bebês emitem sons ao acaso. Os cuidadores reforçam os sons que casualmente se assemelham à fala adulta com sorrisos, atenção e elogios. Os bebês então repetem esses sons reforçados. Os sons que não fazem parte da língua nativa não são reforçados, e a criança pouco a pouco para de produzi-los. Segundo a teoria da aprendizagem social, os bebês imitam os sons que ouvem os adultos fazerem e, mais uma vez, são reforçados. À medida que esse processo continua, as crianças são reforçadas por uma fala que é cada vez mais semelhante à dos adultos. A formação de sentenças é um processo mais complexo: a criança aprende uma ordem básica de palavras e depois aprende que outras palavras podem ser substituídas em cada categoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (376 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com