TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho Como Recurso Educacional Na Educação Infantil

Por:   •  17/7/2023  •  Artigo  •  4.612 Palavras (19 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 19

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

EDUCAÇÃO ESPECIAL (2ª licenciatura)

ARLINDA SANTANA OLIVEIRA SOUSA

O DESENHO COMO RECURSO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção da 2ª Licenciatura em Pedagogia.

CASTELO DOS SONHOS - PA

2022

O DESENHO COMO RECURSO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Arlinda Santana Oliveira Sousa

RESUMO

A infância é uma das etapas mais importantes na vida de um indivíduo, pois são geradas suas primeiras aprendizagens, sendo estas a base de muitas outras. Nela predomina o trabalho manipulativo e experimental para o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades, necessárias para organizar todo o seu conhecimento. É por esta razão que esta pesquisa de caráter bibliográfico inclui o desenho de uma proposta de intervenção educativa para alunos da Educação Infantil, com base num contexto real. Esta proposta tem como fio condutor o enredo do desenho, bem como a necessidade de promover a criatividade da criança. Além disso, o que se pretende com esta pesquisa é que sirva como uma metodologia de trabalho para os professores em que se obtenham diferentes conclusões e conhecimentos dos seus alunos, assim como o desenvolvimento de cada um deles. Alves (2010), Alexandroff (2010), Bombonato, e Farago (2018), Derdyk (1999); Marconi; Lakatos (2019), entre outros.

Palavras-chave: Educação Infantil; Desenho infantil; Desenvolvimento integral da criança.

1 INTRODUÇÃO

Se pudessem viajar no tempo, como será o mundo em vinte anos? São cada vez mais avanços e descobertas que se fazem ano após ano e que ajudam no dia a dia do indivíduo. Estamos imersos em uma sociedade caracterizada pela mudança. Não se sabe como será o futuro, porém, se parar para olhar o passado, vê-se que a ciência avançou enormemente e favoreceu o desenvolvimento em muitas áreas. Uma delas tem sido a educação, que está sujeita a mudanças e inovações, buscando ser mais dinâmica e lúdica.

Hoje, as escolas estão cada vez mais modernas, as TICs se tornaram uma ferramenta primordial na sala de aula e, junto com elas, surgiram novos métodos e projetos que fazem da educação um intercâmbio ativo e cooperativo entre professores e alunos. Neste sentido, é certo que existem cada vez mais dinâmicas e metodologias que permitem uma aprendizagem de qualidade e enriquecedora das diferentes disciplinas que os alunos estudam ao longo de cada curso. No entanto, apesar destes avanços, o papel e o lápis serão sempre um complemento fundamental em qualquer fase escolar.

As instituições educacionais procuram favorecer a aquisição de aprendizagens pelos seus alunos e, para tal, cada estágio promove e trabalha os diferentes conteúdos que compõem o respetivo currículo.

Centrando na Educação Infantil (onde, para a grande maioria, se inicia o processo formal de formação e aquisição de competências, conhecimentos e valores), a criança evolui gradualmente para atingir os objetivos planejados. Durante esse processo, há cada vez mais materiais, técnicas e metodologias que o professor utiliza para que seus alunos aprendam. Entre elas se pode encontrar o desenho.

Durante as fases iniciais do desenvolvimento, as crianças demonstram uma grande atração e motivação pela experiência plástica, procuram a expressão das suas ideias sobre o mundo através de meios gráficos, desenhando onde querem ou onde têm oportunidade, ação que realizam de maneira quase natural (BARBOSA, 2014).

De acordo com o autor acima, na fase da Educação Infantil, o desenho proporciona uma riqueza primorosa de informações sobre a criança, além de influenciar significativamente em seu desenvolvimento. Por meio do papel e de várias cores, podem-se conhecer certos aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos de uma pessoa.

Com base em tudo isso, são feitas algumas perguntas sobre o uso do desenho e seu verdadeiro impacto nas crianças. O que é mesmo o desenho infantil? Qual a sua influência no desenvolvimento do indivíduo?

Ainda, ao longo da pesquisa nos deteremos na análise de outras questões que consideramos de grande importância para a compreensão do conceito transcendental do desenho infantil. Desta forma, ao analisar estas questões se pretende clarificar as suas contribuições para o desenvolvimento infantil e realçar o seu valor como fonte de informação para uma aproximação ao mundo interior da criança.

A presente pesquisa tem como objetivo considerar o desenho infantil como meio de expressão e representação de ideias, sentimentos ou experiências dos alunos, além de tratar para isso, um instrumento para os professores que os ajuda a conhecer melhor seus alunos, estando atentos ao seu desenvolvimento evolutivo.

A pesquisa utilizará de uma revisão da literatura de caráter exploratório. Marconi e Lakatos (2011) esclarecem que a pesquisa exploratória é um tipo de pesquisa utilizada para estudar um problema que não está claramente definido, por isso é realizada para melhor entendê-lo, mas sem fornecer resultados conclusivos.

Assim sendo, trata-se de um trabalho de pesquisa de levantamento bibliográfico. Marconi e Lakatos (2011) afirmam que este tipo de pesquisa se baseia em um contexto teórico e seu propósito fundamental consiste em desenvolver uma pesquisa por meio de ampliar generalizações ou princípios já pesquisados.

Tal metodologia versa sobre os aspectos metodológicos que procura discernir, examinar e realizar um resumo das informações e a aplicabilidade de resultados procedentes de pesquisas já existentes. Deste modo, esse gênero de revisão é considerado uma das mais genéricas, porque consente a incorporação de pesquisas experimentais e não-experimentais para o entendimento do que se almeja examinar (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2013).

Para isso, foi desenvolvido uma abordagem metodológica qualitativa, centrada em tópicos como: o que é o desenho infantil, a importância do desenho no desenvolvimento integral da criança, as características formais do desenho infantil, desenho e criatividade: seu desenvolvimento na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com