TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Desenhos Para O Desenvolvimento Educacional Infantil

Casos: A Importância De Desenhos Para O Desenvolvimento Educacional Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 6

As crianças tem se apresentado cada vez mais agitadas, com dificuldades seja de relacionamento, ou comportamento, ou aprendizagem, dentre outros, na escola, em casa, na rua, etc. levando a sociedade a refletir sobre a situação atual e indagar sobre os meios de reverter tal realidade. Em meio a pesquisa sobre o tratamento psicopedagógico, surge à seguinte problematização: de que maneira o desenho infantil colabora no desenvolvimento e no diagnóstico psicopedagógico?

Com intuito de responder a problematização acima, propõe-se como objetivo geral divulgar a importância do desenho para o desenvolvimento infantil. Os objetivos específicos que se ramificam da proposta inicial, apresentam-se com a finalidade de identificar essa mesma importância para o diagnóstico e para a percepção do universo da criança na escola.

O presente artigo é parte integrante de pesquisa da Faculdade Albert Ainstein, do Distrito Federal, defendida no ano de 2010, como requisito final para obtenção do grau de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Para obtenção de dados e informações, com a finalidade de enriquecer a pesquisa para concretização dos objetivos propostos, empregou-se entrevista, elaborada com perguntas abertas aplicada nas cidades Gama e Plano Piloto, com dez psicopedagogas, entre clínicas e institucionais, que exercem a profissão em seu âmbito de trabalho visando diagnosticar e tratar dificuldades de aprendizagens e encaminhar para profissionais especializados quando necessário.

Segundo Aurélio (1993), desenho é "representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas. A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel e etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma. Traçado, projeto".

O significado de desenho em grego é traçar, arranhar, redigir, dentre outros. Com os afixos seu sentido passa a ser: corrigir, transcrever, traduzir, etc.

Para Roland Chemama (1991) o adulto se expressa principalmente com palavras, elas se tornaram pra o homem o meio mais eficaz de comunicação, contudo, no mundo infantil é diferente, as crianças expressam-se por outros meios: jogos, brincadeiras e acima de tudo por desenhos, que representam objetos, familiares, suas preocupações e sentimentos.

O desenho é o meio pelo qual a criança permite transparecer seu interior, seu consciente e seu subconsciente, apresentando enorme importância para a comunicação eficaz e o entendimento desse "ser tão pequeno" que muitas vezes não sabe como comunicar-se através das palavras.

Roland (1991) afirma ainda que: "no que concerne ao desenho de criança, parece natural que ele constitua uma espécie de via privilegiada de acesso ao inconsciente".

A ação da criança, através do desenho demonstra seu nível de desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e emocional. Geralmente, desenhar é algo prazeroso para a criança, e à medida que ela é estimulada a fazê-lo e o faz com algum sentimento, sua comunicação gráfica se torna mais clara e tem mais a dizer sobre seu ser.

Para Vera Barros (1998), "aprender a fazer essa leitura é, sem dúvida, um grande e apaixonante desafio, pois, ao tentá-la, cada vez mais vamos desvendando a imensa complexidade e flexibilidade do misterioso processo de adaptação ao meio".

A criança responde aos estímulos recebidos do meio e das relações que estabelece com ele. O desenho é uma das mais eficazes maneiras de entender como a criança está lidando com esses estímulos e desvendar o que pode não estar coerente com uma infância saudável e feliz.

Quanto mais se amplia a realidade da criança, mas ela terá a necessidade de organização e adaptação, e representará tamanha necessidade de maneiras diversas. É preciso acompanhá-la, observá-la e ajudá-la nesse processo, e enfatizando a participação do desenho infantil nessa comunicação, é preciso entendê-lo para entender a infância.

O desenho infantil evolui conforme o desenvolvimento da criança. Desta forma, a medida que cresce, seu desenho tem mais perfeição, e consequentemente, mais mensagens do consciente e inconsciente.

Bédard (1998) traduz alguns significados dos desenhos infantis, entre eles:

? Árvore: Refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança. Quando o tronco da arvore é alto e largo, revela que a criança tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações. Se houver excesso de folhas, a criança tem grande ocupações talvez em excesso. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste.

? Casa: Desenho de uma casa grande, demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina, demonstra que é uma criança retraída.

? Barco: Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes, revela que ela não gosta de mudanças e aprecia ter controle da situação, se for barco pequeno é sensível, e tem grande intuição.

? Flores: desenhar flores significa que a criança é alegre e feliz.

Quanto mais o desenho infantil é sobrecarregado de figuras e traços grosseiros, cores fortes e detalhes sombrios, demonstram o quando o universa da criança está afetado, podendo muitas vezes significar uma agressão, abuso, dentre outros.

Ao se analisar um desenho infantil, devem ser consideradas as condições biográficas e familiares, assim como a história pessoal, que servirá como marco de referência. Além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com