TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Desenho Infantil

Artigos Científicos: Analise Do Desenho Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 6

1- Por que você escolheu esta pessoa?

Por ser uma criança que aos 4 anos de idade teve início de uma ENURESE NOTURNA (A enurese deve ser considerada como um sintoma e não uma doença. Como tal, não existe uma causa isolada que defina todos os pacientes. Podem coexistir várias causas. O que se deve enfatizar é que o paciente com enurese noturna, só em casos raros tem uma base psiquiátrica, neurológica ou anatômica tratável para a sintomatologia. A hipótese de que a enurese representa um atraso no amadurecimento do desenvolvimento do Sistema Nervoso surgiu a partir do fato de que a incontinência diurna ou noturna ocorre normalmente em crianças pequenas), o que gerou um desequilíbrio emocional com baixa auto estima.

Está em tratamento com com psicóloga e acompanhamento do neurologista No momento encontra-se curada da enurese e diante de todo o tratamento realizado foi detectado um leve transtorno de déficit de atenção e sem uso de medicação (Tofranil) por seis meses seguindo a orientação médica.

2- Qual a primeira impressão causada pelo desenho?

Um desenho estruturado, como variação de cores e elementos. A criança não se intimidou quando foi dada a comanda, no mesmo momento pegou a folha A4 e iniciou o desenho. A todo momento da execução da tarefa conversou bastante, mas não assunto relacionado ao desenho e sim da sua vida escolar, pois está em uma escola nova em 2012 e mencionou que já tinha amigos. Nota-se pelo desenho que naquele momento, a criança estava feliz. Apresentou um traçado contínuo, sem a utilização do lápis grafite e da borracha.

Em alguns pontos nota-se traços mais fortes principalmente os traços que demarcam as figuras.No decorrer da atividade apresentou organização na utilização dos materiais e também no desenho em si.

3- Observe e descreva a seqüência do desenho.

 Iniciou o desenho fazendo o chão, utilizando para definir o espaço o lápis de cor sempre em um tom mais escuro e logo depois fazendo a pintura com tom mais claro e completando com detalhes.

 Depois fez o centro da folha utilizando a folha como um todo, deixando apenas espaços normais entre uma figura e outra.

 Na última etapa fez a parte superior da folha (céu), o interessante neste momento que após ter feito as nuvens, a criança revisou todo o desenho, fez os detalhes da árvore(flores) e quando estava entregando disse: _ Ah, faltou uma coisinha.......Neste momento recuou a folha e fez o desenho do sol à direita na parte superior.

 Apenas depois entregou o desenho

4- Peça ao autor do desenho que invente uma história sobre o desenho que fez.

Era uma vez uma linda passarinha chamada Lica, ela estava muito feliz porque tinha tido uma filhota e seu nome era Lilica. Um dia Liça resolveu levar a sua filhota para conhecer a floresta. Lilica ficou muito feliz, porque viu os passarinhos, as formigas e todos ficaram amigos. Lilica também conheceu uma árvore muito bonita e uma enorme cachoeria.....Foi um dia muito feliz para Lilica!!!

5- Após a história relatada, peça que dê um título.

“O passeio pela floresta”

6- Qual a posição da folha que o desenho foi realizado? Horizontal ou Vertical?

O desenho foi feito na horizontal, observando-se a questão do distanciamento( passado, presente, futuro)

7- Qual o tamanho do desenho com relação ao tamanho da folha?

Os desenhos apresentaram tamanhos proporcionais a folha.

8- Que sentimentos o desenho lhe transmite?

O desenho apresenta um sentimento do novo, do aprender.

9- O que lhe parece estranho no desenho?

No desenho não surgiu nenhum componente estranho ou fora de contexto, de acordo com a história contada pela criança.

Obs: A mãe me mostrou sem a presença da criança alguns desenhos feitos em casa e na escola, o interessante observar que raramente é utilizado figura humana, pois a representação é sempre através dos animais.

10- Existe algum obstáculo?

Na observação do desenho, no lado direito que representa o futuro a criança fez a cachoeira que pode sugerir algum obstáculo.

11- O que é central?

O desenho dos passarinhos olhando para o lado direito não chega estar totalmente no centro da folha, mas ficam próximo ao mesmo.

12- Qual a proporção dos objetos e das pessoas no desenho?

Os desenhos apresentaram tamanhos proporcionais em relação a sim mesmo e a folha utilizada.

13- Existem objetos repetidos? Qual a quantidade?

Existem sim objetos repetidos:

 Nuvens;

 Passarinhos (mesmo em tamanhos diferentes, a formato são iguais);

 Formigas (mesmo em tamanhos diferentes, a formato são iguais).

14- O que você tem a dizer sobre a perspectiva do desenho?

È um desenho de uma criança que teve e ainda apresenta dificuldades escolares e de auto estima, mas que aos poucos estão sendo superadas.

15- Existe algo ou alguém encapsulado no desenho?

O desenho não apresentou algo ou alguém encapsulado.

16- Algum personagem do desenho possui uma extensão nas mãos? Qual?

Não, pois o desenho não apresentou figuras humanas, apenas de animais

17- O verso do papel foi usado para desenhar?

Não

18- Existe alguma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com