TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Cognitivo e da Matemática

Por:   •  22/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

FACOL – Faculdade Escritor Osman da Costa Lins         [pic 1]

Prof.ª Leonor Teixeira       – Turma: Psicopedagogia Vll

Alunas: Luciana Vasconcelos

              Maria das Graças

MEMORIAL DA AULA DE 12/08/2017

A nossa aula hoje foi muito importante e curiosa, pois, conhecemos vários materiais pedagógicos diferentes para nos ajudar a trabalhar com crianças, jovens e adultos. Um deles foi o material cuisenaire, onde nos levou a entender o que é número e numeral e conhecer a relação das cores com os numerais e descobrir a sua importância no ensino da matemática com essa escala cuisenaire.

Também aprendemos a trabalhar com material reciclado onde encontramos várias possibilidades de mostrar aso nossos alunos um ensino de aprendizagem mais dinâmico e concreto. Trabalhamos também com o material dourado que nos ajudou a entender o sistema de pedir emprestado no logaritmo da subtração, e mostrar na realidade o que é uma unidade dezena e centena, através desse material pedagógico.

Enfim a aula foi dinâmica e muito interessante para nós que a cada dia almejamos encontrar métodos e técnicas que facilitem o nosso trabalho com nossos alunos.

        

FACOL – Faculdade Escritor Osman da Costa Lins         [pic 2]

Prof.ª Leonor Teixeira       – Turma: Psicopedagogia Vll

Alunas: Luciana Vasconcelos e

              Maria das Graças

DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo e da Matemática

         MEMORIAL DA AULA DE                        19/08/2017

A professora Leonor nos proporcionou ver e perceber o que o tangram os blocos lógicos, o Cuisenaire é capaz de enriquecer ainda mais as aulas de um profissional da educação que busca cada vez mais enriquecer suas aulas. Neste dia a professora apresentou um slide sobre os números racionais e fracionários, nos repassando na prática como é importante e interessante conhecer o conteúdo a ser estudado na disciplina de  Desenvolvimento Cognitivo e da Matemática, para abrir nossas mentes; em seguida mostrou-nos o tangram, que ficamos encantadas ao ver quão rico é esse material, conhecíamos, porém não profundamente, pois ela mencionou sobre a grande utilidade para se trabalhar dentro de sala de aula, e que nos  auxilia na elaboração do raciocínio lógico, passando gradativamente do concreto para ao abstrato.

Logo em seguida explicou-nos sobre  o estudo de fração  que apresenta uma necessidade maior do uso de materiais concretos, pois, trata- se de mostrarmos uma parte inteira subdividida em outras partes que juntas formam o inteiro. Esses conceitos elementares associados as frações nos possibilita trabalhar melhor futuramente com os números racionais, cujo a contextualização parte dos estudos de propriedades de frações.números racionais tem por definição, que um número é racional quando um número pode ser escrito da forma P/Q onde Q é diferente de 0. Resumindo, os números racionais são aqueles que podem ser escritos em forma de fração. A definição anterior nos mostra que um número cujo o denominador é P, e o denominador é Q, onde Q é diferente de 0. Como não existem frações com denominador igual a 0, podemos concluir que as frações são números racionais. Em algumas definições de números racionais o termo razão pode aparecer como um termo equivalente a fração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (64.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com