TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano

Por:   •  27/10/2019  •  Monografia  •  7.201 Palavras (29 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 29

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

O DESENVOLVIMENTO HUMANO: sua importância nas Organizações

Luciane Priviero Paulo[1]

Tania Pereira Leal2

Resumo

O presente trabalho visa analisar a relação do desenvolvimento humano com o rendimento organizacional. Para o alcance do objetivo proposto adotou-se a metodologia de cunho explicativo com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica. O trabalho aborda a definição de desenvolvimento humano, a importância do desenvolvimento humano nas organizações e as suas vantagens, bem como a importância do pedagogo no ambiente organizacional. Através de um estudo bibliográfico foi possível analisar que o desenvolvimento humano afeta não somente o ambiente corporativo como também a vida pessoal do trabalhador. O desenvolvimento humano contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores, da qualidade de vida dos colaboradores e do ambiente organizacional. Desta forma, concluiu-se que muitas organizações, pessoas e nações ainda precisam despertar para essa nova realidade, pois sem o desenvolvimento humano, não é possível ter progresso.

        

Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Perfil profissional da atualidade. Desenvolvimento humano organizacional.

  1. Introdução

        O desenvolvimento humano é um dos temas mais discutidos na atualidade, como destacam Chiavenato, Kanaane, Ortigoso e Ribeiro,  tanto no ambiente corporativo como no ambiente escolar. O momento pede profissionais e pessoas que saibam se desenvolver e se adaptar nas mais diversas situações, pessoas capazes de resolver problemas, que sejam flexíveis, criativas e pró-ativas (CHIAVENATO, 2009).

        Há uma grande preocupação por parte dos gestores com relação a seus funcionários, a percepção mudou, os gestores e a organização como um todo tem a percepção de que a organização é feita por pessoas e não por máquinas. As pessoas na organização e seus comportamentos é que são os diferenciais, são elas que fazem uma organização crescer, se

estagnar ou morrer. De nada adianta uma empresa possuir toda a tecnologia possível, se não houver pessoas capacitadas para utilizá-la da forma mais eficiente e eficaz.

        "As organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar as pessoas para que elas aprendam e apliquem seus conhecimentos na solução dos problemas e na busca da inovação rumo à excelência" (KOULOPOULOS, 1997 apud CHIAVENATO, 2009, p. 134). Dessa forma, as pessoas (colaboradores) passaram a fazer parte do patrimônio da empresa, um valor intangível e imensurável. Não é raro, hoje, as empresas possuírem um valor de mercado muito maior que o valor contábil, isso se deve ao capital humano nela inserido (ZAFALON; DUARTE; RODRIGUES, 2006).

        Na Era do Conhecimento ou da Informação, em que a corrida para o sucesso é o desenvolvimento intelectual do "material humano", as empresas que souberem cuidar bem deste "material", sairão vitoriosas com o seu maior e mais potente diferencial: o atendimento ao cliente e a competência das pessoas que nela trabalham (KANAANE; ORTIGOSO, 2010).

        Os gestores, administradores e a própria organização devem despertar para esta nova realidade, pois o ser humano é muito complexo para ser tratado como um mero número. As pessoas têm sentimentos, ambições, desejos, vontades, competências, habilidades, que devem ser respeitadas e valorizadas.

        Diante desse contexto, o objetivo geral do presente artigo é analisar a relação do desenvolvimento humano com o rendimento organizacional, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores, bem como a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e do ambiente organizacional

[...] o empresário adota em relação aos seus funcionários, uma atitude de cobrança de resultados para assegurar o crescimento e a manutenção de seu negócio no mercado. Ele ainda não despertou para a necessidade de implantar mudanças profundas na maneira como se relaciona com os Recursos Humanos disponíveis em sua empresa; somente se preocupa em aumentar a produção e investir em aumentar a produção[...](LOPES, 2006, p.37 apud SANTOS; FLORÊNCIO, 2008, p. 8).

        A escolha do tema justifica-se pela necessidade das organizações em alinhar suas metas e objetivos estratégicos com os objetivos pessoais dos colaboradores, uma vez que essa relação aumentaria a qualidade: dos serviços prestados pelos colaboradores nas organizações, da vida pessoal dos colaboradores e a do ambiente organizacional como um todo; consequentemente potencializando os resultados da empresa e seus objetivos.

        Para o alcance do objetivo desse artigo, a metodologia adotada foi de cunho explicativo com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros referentes ao assunto proposto.

  1. O Desenvolvimento Humano

        Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD (2013, np), Desenvolvimento humano é: "um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser".

        O desenvolvimento do homem se faz através do meio em que ele vive, interage, e é a partir desse meio que o indivíduo processa sua aprendizagem (SILVA, 2009). O ser humano vive em um constante processo de aprendizado, mesmo sem perceber que esse processo está ocorrendo. O aprender é uma exigência permanente em todos os campos e áreas ligados a vida das pessoas, onde existir um grupo de pessoas, há aprendizagem (SILVA; CARDOSO, 2013).

        A aprendizagem é um diferencial individual de conhecimentos e habilidades, através dela o ser humano muda ou altera permanentemente seu comportamento em função de experiências passadas. À medida que os anos passam, os comportamentos e atitudes são modificadas por conta da aprendizagem e do amadurecimento, pois afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e age (CHIAVENATO, 2009).

        Para Chiavenato (2009), são inúmeras as condições ou leis que afetam o processo de aprendizagem, e se forem respeitadas, a aprendizagem ocorrerá melhor e mais efetivamente. Essas leis, segundo Chiavenato (2009), são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com