TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano e as Concepções Psicológicas

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho de Psicologia da Educação

Curso: Pedagogia

Maria Margarete de Oliveira

Após a leitura dos textos recomendados sobre o assunto “Desenvolvimento Humano e as Concepções Psicológicas” responda o questionário abaixo:

1)- Cite quais são os pressupostos e princípios fundamentais de cada uma das concepções de desenvolvimento humano apontadas no texto: Inatismo; Ambientalismo e Interacionismo.

Após os comentários sobre cada concepção, escreva sua opinião acerca de cada uma delas, justificando sua preferência ou rejeição às explicações de cada uma delas.

Inatismo: A concepção inatista concebe a inteligência e o desenvolvimento como fruto da herança, o desenvolvimento do indivíduo já está pré-estabelecido, ou seja, o indivíduo traz consigo características básicas definidas desde o nascimento, características essas que serão desenvolvidas ao longo do tempo em etapas pré-determinadas.

Portanto, a aprendizagem está vinculada a capacidade do aluno assimilar novos conteúdos, onde o professor somente contribui para ampliar os conhecimentos deste, pois, a inteligência nesta abordagem não é passível de ampliação. Sendo assim, o limite está no sujeito, o desenvolvimento é limitado por uma barreira orgânica.

Ambientalismo: A concepção ambientalista considera o sujeito como uma “tábula rasa” e cabe a escola ensinar, o ambiente é que estimula a aprendizagem deste e o desenvolvimento da inteligência, através das experiências é que o sujeito obtém conhecimento, ou seja, o conhecimento se dá através da experimentação das sensações, que são a base do conhecimento. Portanto, cabe a escola, ao professor propiciar este estímulo ambiental, pois, segundo essa concepção, o que promove ou limita o desenvolvimento da inteligência e a aquisição de novos conhecimentos é o ambiente, ou seja, o desenvolvimento humano é reflexo do mundo externo.

Interacionismo: O interacionismo concebe a aprendizagem como consequência da interação do sujeito com o objeto da aprendizagem. Nesta abordagem, a linguagem é importante para o desenvolvimento da inteligência, concepção essa, defendida por Piaget e Vygotsky. Segundo estes autores, a interação entre a linguagem e a inteligência é essencial para a aprendizagem do sujeito. Destacam ainda que, o organismo e o meio em ação recíproca proporcionam interações e mudanças sobre o ser humano e influenciam diretamente a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Sendo assim, o sujeito assume papel ativo na construção de conhecimento e de seu desenvolvimento, onde a aprendizagem e desenvolvimento se entrelaçam, se completam tornando o sujeito responsável por sua aprendizagem em consonância com o ambiente.

2) Escolha três pessoas adultas: (01) professor; (1) profissional qualquer e (1) mãe ou (1) pai. Para cada um deles, separadamente, faça a seguinte pergunta:

“Na sua opinião, de que forma se dá e quais são os fatores que interferem no processo de desenvolvimento do ser humano?”

Entrevista com um(a) professor(a).

Idade: 54 anos,

Tempo de formação: 9 anos de formação em Pedagogia, com especialização em Ensino de Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Inclusão Escolar.

Área de conhecimento: Pedagogia

Série que ministra aulas: Educação Infantil, como professora Regente II, com conteúdos de Artes, Musicalização, Culturas Regionais e Locais com crianças de dois, três e cinco anos de idade. Mas com experiência em sala de bebês (zero a um ano de idade).

Tempo de experiência: Como docente atuo a 9 anos, porém antes deste tempo, atuava como Educadora Infantil desde 2002, portanto, com cerca de 17 anos de experiência com a Educação Infantil.

Eu compreendo o desenvolvimento humano, como um desenvolvimento integral, que envolve os aspectos físico-motor, intelectual, o afetivo-emocional e o social. Os fatores que interferem no desenvolvimento do ser humano são, hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio, sendo este último, extremamente importante para que o ser humano aprenda e se desenvolva plenamente.

No que se refere ao aspecto físico e motor, trata-se do aspecto físico mesmo, do crescimento do organismo, da maturação neurofisiológica. Quanto ao aspecto intelectual, se trata da capacidade de pensar, de raciocinar. Já o afetivo-emocional, se refere ao modo como cada um interage com suas experiências, ou seja, como cada indivíduo lida com as experiências do cotidiano. E, por fim, o aspecto social, que faz referência ao modo como cada indivíduo, cada pessoa, reage perante as situações em sociedade, ou melhor, diante das situações envolvendo outras pessoas.

Análise sobre a fala da professora entrevistada: Após, a entrevista e da leitura atenta as respostas as questões formuladas, foi possível perceber que a professora em questão tem uma concepção de um desenvolvimento integral do ser humano, é possível perceber a concepção de desenvolvimento interacionista, visto que em sua fala, ela coloca o meio como um fator muito importante para o desenvolvimento do ser humano.

3) Agora, pense em uma situação/episódio de interação significativo que tenha ocorrido, em sala de aula, entre um professor(a) e seus alunos, dentro de uma escola qualquer (pode ser uma lembrança sua como aluno ou como professor(a), caso você já tenha essa experiência; ou, pode ser um fato observado por você em uma escola qualquer que você tenha escolhido para fazer esse trabalho; ou ainda, você pode pedir a um professor conhecido que faça um relato sobre um evento significativo de sua prática pedagógica ocorrido em sala de aula. Diante do relato da situação apreciada, responda as questões abaixo:

3.1- Relate por escrito o episódio em questão, descrevendo o ocorrido com o maior número de informações e detalhes possíveis.

Relato de uma professora da educação infantil.

A professora Maria, em 2018 ao trabalhar questões sobre o meio ambiente e a natureza com crianças do segundo período (5 anos de idade), percebeu que a maioria não sabiam como as plantas nascem, ao questionar as mesmas se sabiam como nascem as plantas, a maioria disse ser da semente, outras que nasciam do chão ou que não sabiam. A professora então elaborou um projeto que envolvia a participação direta das crianças na sua execução. Tratava-se de plantio de arvores, legumes, tubérculos e verduras de diferentes formas, primeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com