TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais

Por:   •  6/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  6.533 Palavras (27 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 27

UNiversidade pitagóras unopar

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

licenciatura em PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Serrinha- BA

2020

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        TEMA        6

2        JUSTIFICATIVA        8

3        PARTICIPANTES        10

4        OBJETIVOS        11

5        PROBLEMATIZAÇÃO        11

6        REFERENCIAL TEÓRICO        12

7        METODOLOGIA        21

8        CRONOGRAMA        22

9        RECURSOS        23

10        AVALIAÇÃO        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        26

INTRODUÇÃO

No contexto atual, o trabalho realizado na escola visando ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais é um grande desafio para a educação do século XXI, assim, cada vez mais, nos damos conta que pensar sobre esta temática e refletir sobre ela é de extrema relevância.

As habilidades cognitivas e não cognitivas precisam estar inseridas em conjunto no currículo, além dos conteúdos os alunos precisam aprender a expressar seus sentimentos e principalmente, a gerenciá-los e isto só será possível, se a escola oportunizar um trabalho em que as competências socioemocionais estejam integradas.

Uma maneira de se trabalhar de forma integrada com as habilidades cognitivas e com as habilidades socioemocionais é a partir da Literatura Infantil. O vasto repertório de possibilidades que a Literatura Infantil oferece, abre diferentes oportunidades para que os professores a explorem para o desenvolvimento destas habilidades, dentre as quais podemos citar, empatia, solidariedade, autoconhecimento etc.

Nesse sentido nesta pesquisa será abordada a contribuição da literatura infantil como um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos e seu senso crítico de forma prazerosa e significativa.

Como o processo metodológico de observações não pode acontecer por conta do COVID- 19, procurou-se sustentação teórica para reforçar a ideia da importância da literatura infantil no desenvolvimento das habilidades socioemocionais defendidas na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) trazendo a associação do cognitivo ao emocional, caracterizando que o pensar e o sentir fazem parte do cotidiano do homem e não tem como trabalha-los de forma separada.

        Segundo um projeto inicial da autora Regina Zilberman, obra pioneira no tratamento da literatura infantil e em suas relações com a escola, publicada em 1981, o trabalho com a literatura deve contar com um professor apto “a escolha de obras apropriadas ao leitor infantil; ao emprego de recursos metodológicos eficazes, que estimulem a leitura, suscitando a compreensão das obras e a verbalização, pelos alunos do sentido apreendido”. E a tratar das habilidades propostas é preciso que o professor conheça e tenha iniciado o processo da inteligência emocional.

        Professores com mais habilidades socioemocionais mostram-se mais eficientes no ensino, assim como a melhora destas habilidades está relacionada ao aumento da competência em ensinar (KARIMZADEH,2014).

        Já existem algumas pesquisas que partem do princípio de que o desenvolvimento é um processo progressivo de construção da inteligência emocional e da inteligência cognitiva, destacando a importância de considerar o indivíduo em sua totalidade, ou melhor, de investigar a criança sem subestimar a estreita relação entre esses aspectos. Do ponto de vista pedagógico, essa concepção de desenvolvimento humano compreende a ideia de que o sujeito humano, que lidamos na sala de aula, é um indivíduo que pensa, mas também senti. Assim, o ato de aprender, de adquirir conhecimento, está estritamente ligado ao aprendizado afetivo e, portanto, ensinar ultrapassa o compromisso com a promoção do conhecimento do aluno.

        Sendo assim essa pesquisa tem como objetivo principal trazer a literatura infantil como veículo a proporcionar não só a leitura, escrita e oralidade como também um gatilho para penetrar na emoção, no imaginário e na construção da sua história.

        Dentro disso trazemos um pouco do contexto da Literatura infantil como o que alguns autores definem sobre ela. E depois trazemos as habilidades e o trabalho com a inteligência emocional


  1. TEMA :

A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento das habilidades socioemocionais

Atualmente podemos perceber que a nossa sociedade, veem cada vez mais se distanciado dos valores afetivos, bem como também dos vínculos de relação com o outro. Existe uma carência no entendimento deste processo tão essencial para vida que são as questões emocionais. Dizemos isso relacionando a necessidade de que a formação integral do homem deve acontecer na esfera intelectual, física, emocional, social e cultural.

Diferente o que notamos é uma preocupação mais intencional ao ter, mero status, valorização do capitalismo e padrões impostos por esse modelo de sociedade. Os valores capitalistas sustentam essa forma de vida imediatista e prática enfatizando que para ser é preciso ter e essa forma de se conceber a vida e as relações, tem de alguma maneira afetado não apenas as relações familiares, mas também as práticas de ensino e aprendizagem.

As habilidades socioemocionais podem assim, ser considerada por alguns como algo inconveniente e desnecessário, visto que muitos anulam a dimensão afetiva do comportamento humano, a partir de uma tradicional visão separatista entre racional e emocional–o que impede uma compreensão mais integrada do ser humano e da emancipação do mesmo.

Voltando ao ponto de formação integral do indivíduo, vemos que a escola tem papel fundamental neste aspecto, e deve ser a fomentadora destes princípios. Hoje a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), traz a proposta de formação do ser integral respeitando e dando significado ao trabalho com as emoções, sentimentos e valores. Assim as escolas estão diretamente envolvidas neste processo de promover esta associação que é tão relevante ao desenvolvimento infantil, unir o cognitivo com os fatores emocionais, culturais e físicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (214.5 Kb)   docx (243.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com