TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Participativo, Pluralidade de Pensamentos e Habilidades Socioemocionais

Por:   •  4/1/2024  •  Abstract  •  3.890 Palavras (16 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

 

LAURICÉA AQUINO RAMOS VILELA

PLANO DE GESTÃO

2023 - 2025

Gestão Democrática: Processo Participativo, Pluralidade de Pensamentos e Habilidades Socioemocionais em um CONVÍVIO com as DIVERSIDADES.

ITUMBIARA/2023

1. IDENTIFICAÇÃO

  1. Instituição: CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL DOM VELOSO, situado à Rua Rio Verde, 362 – Bairro Santos Dumont, Itumbiara/GO – 75 503-670 E-mail: 52059332@seduc.go.gov.br
  2. Nome do Gestor: LAURICÉA AQUINO RAMOS VILELA
  3. Telefone: (64) 9 8135-9268                                         
  4. E-mail: lauricearamos@hotmail.com
  5. Tempo de experiência no magistério e em sala de aula: 35 anos
  6. Tempo de experiência na gestão escolar: 12 anos
  7. Coordenação Regional de Educação: ITUMBIARA
  8. Município: ITUMBIARA
  9. Etapas de Ensino da Unidade Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
  10. Períodos de Funcionamento: INTEGRAL

2. DIAGNÓSTICO

Em 2014 fui convidada pela Subsecretária e Gerente da Superintendência de Tempo Integral para assumir o CEPI Dom Veloso que estava em um momento complicado na atual gestão e o desafio era grande, administrar uma unidade escolar em que você já é parte, é uma responsabilidade complexa e arrojada, imaginem assumir uma gestão que nos coloca a prova toda essa missão em que devemos ir a favor e ao mesmo tempo contra muitos deszelo, mas enfim, o bom filho não foge da luta. O CEPI encontrava-se totalmente desorganizado em suas dimensões: pedagógica, administrativa, pessoal e relacional. Em busca de sanar as necessidades de intervenção de urgência foi traçado assim um plano de ação junto a SER, na época com a tutora pedagógica e equipe gestora, a longo prazo, porém com grandes expectativas, fomos e mais adiante introduzindo as diretrizes em reuniões gerenciais de estudo para implantar o programa em sua magnitude e cumprimento dos instrumentos da TGE e hoje vemos o quanto estas mudanças já são observadas na rotina diária da escola. Estamos muitos felizes com o que conseguimos regularizar, e pelos avanços almejados. Com isto vemos que demos um salto positivo de 2014 com poucas turmas e com números insuficientes em cada uma delas para então atualmente contemplar o dobro de turmas e alunos em cada sala. As mudanças e o crescimento expressivo só foi possível graças a uma gestão comprometida e uma equipe de trabalho empenhada, que a cada dia buscam por melhoria de si e formação contínua do perfil de cepiano.

O CEPI atualmente atende uma clientela bem variada, com alunos da zona rural e urbana, alguns com boa condição financeira, mas em sua maioria são alunos de baixa renda que procuram a escola no intuito de buscar instrução para o mundo do trabalho, outros para a vida acadêmica e ainda outros para a vida. Assim, o CEPI tem como objetivo formar jovens em Nível Fundamental/Anos Finais e Ensino Médio, garantindo a qualidade acadêmica, na formação ética, cultural e no desenvolvimento da autonomia intelectual, com pensamento crítico em consonância as necessidades e interesses dos seus projetos de vida, condições essenciais para atuar também no mercado de trabalho de maneira competente, solidária e autônoma no contexto social, pessoal e produtivo.

Incansavelmente muitas metas são traçadas e novas metas surgem e objetivamos manter o foco no ensino aprendizagem/pedagógico, sendo que as ações da gestão e a retomada do ensino de qualidade sempre serão prioritárias em nossa gestão. As mudanças no atual governo vieram alavancar desde o pedagógico quanto a infraestrutura escolar, na unidade escolar são perceptíveis, a escola conta com um apoio educacional para superar seus déficits e ainda tem uma equipe de funcionários capacitados e sempre em formação contínua através do apoio logístico do governo do estado, o que auxilia muito na desenvoltura do trabalho interna com estes aprendizados.

O Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso busca ações que visam uma mudança significativa, que possibilite a resolução dos vários problemas que interferem no resultado esperado: como o desinteresse dos estudantes, a evasão escolar e até mesmo a falta de perspectiva de uma formação acadêmica ideal, a formação para o mundo do trabalho e o ingresso no Ensino Superior dentre outros. Para isso, temos professores em suas áreas específicas e em constante aperfeiçoamento através de cursos, lives, seminários dentre outras formações contínuas.

3. JUSTIFICATIVA

Estamos próximo ao momento de consulta pública à comunidade para escolha da próxima Gestora do Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso. O processo de eleição é uma oportunidade para que possamos discutir que CEPI queremos e qual o perfil do gestor que irá atuar à frente da sua gerência. Este plano de gestão apresenta, de forma sucinta e objetiva, as propostas para a gestão do CEPI Dom Veloso para o período 2023-2025 e pretende ser um plano inicial que será aperfeiçoado pela comunidade escolar através de discussões coletivas, sempre objetivando o planejamento de uma educação de qualidade.

Sabendo-se que a escola é o espaço ideal para análises e reflexões, atitudes democráticas, competências socioemocionais e ética profissional no intuito de promover um clima escolar saudável em prol de um ensino aprendizagem de qualidade podemos constatar que os resultados da unidade escolar tem evoluído nos últimos anos graças aos esforços e aos planejamentos de toda a equipe escolar. Esses esforços só fazem sentido e obtêm êxito se estiver pautado nas novas concepções pedagógicas e no levantamento, análise discussão e reflexão de todos os indicadores, o que ao longo do ano possibilita o planejamento de ações que possam articular e organizar o trabalho desenvolvido na escola, pautando objetivos e metas a serem seguidas para garantir uma aprendizagem significativa e um desenvolvimento pautado nos objetivos comuns a todos os membros da comunidade escolar, procurando garantir a aprendizagem significativa e o desenvolvimento global do educando para que este se posicione na sociedade, seja para o mundo acadêmico, seja para o mundo do trabalho ou seja para sua vida, de forma crítica, ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (290.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com