TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento humano

Por:   •  5/5/2018  •  Artigo  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

        O desenvolvimento humano se faz por meio de fases, como uma espécie de mudança em módulos, em que cada fase ou em cada módulo, temos características, comportamentos, sintomas, manias e até uma personalidade diferente. Aprender essa dinâmica e saber reagir e lidar com ela é contribuir para o bom desenvolvimento da fase seguinte e promover a estruturação básica do que será a personalidade final do ser humano.

        Um dos primeiros ambientes de socialização da criança e a família, é também vista como o responsável pela transmissão de valores, crenças, ideias e tudo o que estão presentes nas sociedades (Kreppner, 2000). A família motiva e influencia no comportamento, principalmente das crianças, que aprendem a ver o mundo de uma maneira diferente, e construir suas relações sociais.

O amor dos pais é o alimento mais rico e especial que um filho pode ter. É por ele e com ele que aqueles bebês pequeninos se tornam adultos conscientes mais tarde. Para que essa caminhada, da infância à idade adulta, seja uma trajetória gostosa, pais e filhos têm de ser companheiros de viagem [...] a passagem da infância a adolescência e da adolescência a fase adulta é discutida com carinho e amor por quem acredita que amizade é a mais importante companhia para pais, mães e filhos (Shinyashiki, 1992)

              A família é o responsável por motivar e transmitir valores culturais de uma geração para outra. Essa transmissão de conhecimentos ajuda o compartilhar de sonhos, valores, evoluir e aumentar as experiências.

Pensando no desenvolvimento que ocorre na infância, durante a gestação, a relação mãe e filho vem cercada por muitos sentimentos, principalmente o amor. Durante seu crescimento físico, psicológico e social, a criança começa a ter contato com as pessoas e situações diferentes proporcionando, desta forma, a construção e identificação do indivíduo e sua personalidade e principalmente sua escolha profissional (Wadsworth, 2000).

 A criança aprende a lidar e resolver os conflitos, a controlar as emoções, a expressar os diferentes sentimentos nas relações interpessoais, e a lidar com as pequenas frustrações da vida (Wagner, Ribeiro, Arteche;Bornholdt, 1999). Todas as habilidades e expressões desenvolvidas no ambiente familiar, tem uma influência em outros ambientes com os quais a criança, o adolescente ou até mesmo o adulto relaciona-se (Del Prette, 2001).

          De acordo com Lordello e Ribeiro (2007), o desenvolvimento do ser humano pode ser dividido, didaticamente, em três fases principais: Absorção, modelação e socialização.

           A absorção é a fase que vai, mais ou menos, do nascimento aos sete anos de idade. Nessa fase, a criança ainda não possui a sua capacidade cognitiva totalmente desenvolvida, ou seja, ela está consciente, mas não tem consciência disso. Essa fase é chamada de absorção, porque a pessoa reage a todos os estímulos que a cercam, absorvendo qualquer informação, como se fosse uma esponja. Trata-se, portanto, de uma fase bastante delicada, uma vez que nela se codifica a maioria das crenças. Esse é o período da vida em que se aprende mais, e de modo mais rápido.

         No que diz respeito à modelação, ainda conforme Lordello e Ribeiro (2007), essa é a fase que vai, mais ou menos, dos oito aos 14 anos. É nesse período que as crianças começam a questionar tudo de modo mais intenso. Nessa fase, os jovens aprendem a avaliar os acontecimentos antes de acreditar neles. É por isso que, na modelação, os fatos presenciados se tornam mais importantes e as pessoas param de absorver passivamente tudo o que ouvem dizer. O que fazem é simplesmente imitar, nas atitudes básicas, o comportamento aprendido.

A terceira e última fase discutida pelos autores é a socialização, que vai dos 15 aos 21 anos. Nela, o adolescente prefere os colegas da mesma idade à companhia dos pais. É uma fase de pouca compreensão e muitos ressentimentos, acabam ferindo sentimentos dos que lhes são próximos, geralmente os pais.

          As transformações nas sociedades acontecem por meio das relações entre os familiares que, por sua vez, influenciarão os diferentes ambientes que o ser humano se integram, dentre eles a escola, na qual é o fator que predomina para o desenvolvimento da pessoa.

         Segundo (REGO, 2003). Ambas são responsáveis pela transmissão de conhecimentos. Portanto, a família e a escola são os responsáveis pela evolução das pessoas, atuando como motivador para o seu crescimento físico, intelectual, emocional e social. Na escola, os professores transmitem seus conhecimentos, havendo uma preocupação com o processo de ensino aprendizagem. Já, na família, os objetivos se modificam, motivando o processo de socialização, a proteção, e o desenvolvimento no plano social e afetivo.

        Os laços afetivos formados dentro da família, podem ser aspectos estimulantes para um desenvolvimento saudável das crianças. Os familiares exercem grande influência no vínculo afetivo, da autoestima. Por exemplo, os pais que castigam os filhos podem provocar neles comportamentos de insegurança e grande dificuldades de se relacionar com outras crianças. (Booth, Rubin & Rose-Krasnor, 1998).

Com base nisso, pretende-se responder algumas inquietações que serão as norteadoras para a pesquisa como: O que é desenvolvimento humano? Qual a importância da participação da família durante o desenvolvimento humano? Qual é a real importância da escola na formação do cidadão e na preparação de uma criança ou jovem para viver em sociedade?

Frente o exposto, o presente trabalho se propõe a discutir as fases do Desenvolvimento humano desde criança até a Puberdade.

Conclui-se que existe uma forte relação entre os conceitos família, escola e como e importante a participação de cada um no processo de desenvolvimento da criança, e que reconhecer essa relação pode contribuir sobremaneira para que o desenvolvimento dos educandos como sujeitos plenos ocorra de modo mais prazeroso, eficaz e efetivo.

O que é o desenvolvimento humano?

         Ao estudar o desenvolvimento humano, estudamos tudo o que ocorre em toda a vida da criança até a fase adulta e cada período e influenciado pelo o que aconteceu antes e irá afetar o que vira depois. Todas as etapas do desenvolvimento humano têm sua importância, todas as etapas são fundamentais, mas é principalmente desde pequeno que se observa a construção do desenvolvimento físico, motor, cognitivo, afetivo-emocional e social. (Jersild, 1973)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com