TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Documentário Paulo Freire Contemporâneo

Por:   •  4/6/2023  •  Resenha  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFG – CAMPUS LUZIÂNIA

LICENCIATURA EM QUÍMICA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFESSOR: OSÉIAS FERREIRA

13 DE MARCO DE 2019

Resenhista : Elyarlan Fabio Oliveira Documentário Paulo Freire Contemporâneo

TVESCOLA,        Paulo        Freire        Contemporâneo.        Disponível        em

<https://api.tvescola.org.br/tve/video/paulofreirecontemporaneo        >        acesso        em 02/03/19.

Trata-se de um documentário dirigido pelo diretor Toni Venturi, que consegue capturar ótimas informações e trechos de citações de Paulo Freire. Foi produzido e publicado pela TV Escola, sendo divulgado em seu site e outros meios de comunicação. O documentário está relacionado à caracterização do método freiriano e a sua relação com os novos métodos pedagógicos, demonstrando que as metodologias aplicadas por Paulo Freire no século passado são bastante atuais e eficazes.

Nascido em 19 de setembro de 1921 no Recife, Pernambuco, Paulo Freire desenvolveu e aplicou um método revolucionário de alfabetização de apenas 40 horas na cidade de Angicos no Rio Grande do Norte no ano de 1963. De inicio foi necessário se levantar o universo vocabular da região de forma de se utilizar palavras do cotidiano. A visão de Paulo Freire de utilizar palavras geradoras do cotidiano e os círculos de cultura, onde não se tem aquela modelo de classe de alfabetização; um professor que dita e transmite a informação e outro recebe, gerou uma maior aprendizagem.

Um dos fatores que chama mais atenção são os comentários de quem participou e viveu a experiência de estar ali presente nas aulas, dividindo o

comentário com quem também planejou e executou, dando assim uma maior amplitude de informações a respeito do feito. Infelizmente o projeto e qualquer coisa ligada ao mesmo, deveriam ser abandonados devido ao golpe militar que ocorreu no ano subsequente.

O documentário não se limita aos feitos realizados em Angicos, também demostra algumas instituições em que o corpo docente discute o método freiriano e coloca em pratica. Entre esses registros, por exemplo, é exibida a experiência educativa da Escola Rural de Jaguaquara, na Bahia. Onde a situação social dos alunos é complexa devida ser uma escola rural onde muitas vezes o aluno fica apenas um mês na escola e outros dois fora. O aluno aprende na forma pratica, e o aprendizado não fica preso somente no ambiente escolar, ele é disseminado, e a escola também oferece atividades sociais nas suas dependências.

O filme mostra também práticas desenvolvidas pela Escola de Enfermagem da UFRJ onde se utiliza o método da problematização para solucionar casos propostos.

Movimento de alfabetização (MOVA), uma ação social de alfabetização, na cidade de São Paulo, que visava alfabetizar catadores de materiais recicláveis, que tem por função alem de ensinar a ler escrever, também tem o objetivo de fazer com que as pessoas envolvidas entendessem o trabalho que elas desempenham e a importância desse trabalho, e estar instrumentalizando para eles serem aceitos e inseridos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com