TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDUCANDO DO EJA, REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Polo de Apoio Presencial de Manaus - AM

Curso de Licenciatura em Pedagogia

NOME: CELDA FERREIRA DA SILVA.   RA: 431787.

Atividade pratica supervisionadas atps, entregue como requisito para a conclusão da disciplina Educação de Jovens e Adultos. Ministrado pela professora EAD Vivian de Meneses.

MANAUS – AMAZONAS/2015.

                                                           INTRODUÇÃO.

               Vamos tentar mostrar no decorrer desse trabalho um pouco da historia da educação de jovens e adultos ,sua importância para  a educação no Brasil,as pessoas que contribuíram e lutaram para que a oportunidae fosse igualitária para as idades e as classes e o quanto evoluímos na educação com essa modalidade.

               É uma maneira de aprofundarmos os conhecimentos sobre essa modalidade de ensino.

                No decorrer desse trabalho identificaremos as caracteristicas dos alunos dessa modalidade de ensino bem como sua importância na sociedade atual.

 O EDUCANDO DO EJA, REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES.

         A educação de jovens e adultos (EJA) foi regulamentada no artigo 37, da lei n° 9394.

De 1996. Teve como objetivo atender aos jovens e adultos que não puderam ou não tiveram a oportunidade de ter uma educação básica em sua época.

         A EJA por ter um padrão de leitura, escrita e ortografia, também tem interpretação de conteúdo envolvendo as palavras e os discursos. Há três concepções influentes de educação.

         A metodologia da pratica de ensino que tem a utilização de materiais didáticos para facilitar a leitura e a escrita, a outra e a educação que se baseia no dialogo em processo dialógico que levam ao desenvolvimento da consciência critica e a terceira e a pratica que tem como foco o conteúdo social. Os profissionais do EJA devem levar em consideração as experiências vividas pelos alunos e incentiva-los na comunicação com os estudos.

        De acordo com Paulo Freire em sua pratica pedagógica a leveza e a alegria está presentes na musica. O educador precisa ter criatividade e usar a musica para trazer o aluno para a sala de aula, deverá se utilizar desses meios para se conseguir um aprendizado de forma prazerosa que não cansativa.

         E através de experiências pedagógicas interdisciplinares que se resgata o conhecimento de culturas letradas e orais.

       “A musica oferece à alma uma verdadeira cultura intima e deve fazer parte da educação do povo”. (François Guizot.)

                       DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O EJA.

           O adulto já vem para a escola com domínio da leitura e da escrita, das operações matemáticas básicas e de alguns conhecimentos sobre a natureza e a sociedade que compõem as disciplinas curriculares.

           Os objetivos gerais da educação de jovens e adultos e fazer com que o educando consiga dominar a leitura e a escrita consiga desenvolver as quatro operações e tenha noção do meio em vivem, de sua cultura, de seus direitos e deveres perante a sociedade.·.

           Emília Ferreiro trouxe uma contribuição muito importante para a educação de         jovens e adultos analfabetos, analisando a leitura e a escrita percebeu que eles conseguiam fazer uma escrita. Baseado nesse conhecimento de línguas e que o educador deverá ensinar. Chegando assim a uma conclusão que não e recomendável montar uma língua artificial para ensinar a ler e escrever.

           O artigo de 1945, de Lourenço Filho, com base nos estudos feitos criou o método de leitura escrita (Laubach), que inspirou e deu iniciativa ao ministério da educação de produzir pela primeira vez os materiais didáticos específicos para o ensino da leitura e da escrita.

          Foi distribuído em larga escala pelo ministério da educação na disciplina de português o primeiro guia de leitura para todos os supletivos do país, lições que partiam de palavras chaves selecionadas e organizadas segunda suas concordâncias fonéticas para cada área estudada e definido um bloco de conteúdos, para cada tópico há um conjunto de objetivos didáticos que especificam modo de aborda-los em diferentes graus de aperfeiçoamento.

        Na disciplina de estudos sociais, por exemplo, utilizam-se conhecimentos da vida do próprio educando para trabalhar as dificuldades por eles encontradas como sentido de inferioridade e incompatibilidade.

       O ensino e aprendizagem são complexos exigindo uma duração temporal relativamente longa, além disso, oque esta ate em jogo não são aspirações individuais, mas aspirações do educando e dos educadores.


                               CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O EJA.

         Paulo Freire sendo um dos percursores a favor da educação de jovens e adultos, sempre teve uma luta incansável pelo fim da educação elítica, tendo como seu principal a educação libertadora e democrática que parte da realidade de vivencia dos educandos. Por causa disso Paulo Freire ficou sendo uma ameaça e o MOBRAL (movimento brasileiro de alfabetização) que era controlado pelo governo voltou e teve seu fim em 1985 dando origem a fundação educar que apoiou financeiramente e tecnicamente a alfabetização já existente. Foi com a constituição de 1988 que foi ampliada a educação de jovens e adultos Freire tinha uma concepção dialógica de alfabetização que continha conteúdo sócio cultural e buscava a interação do homem com o mundo .Para ele os adultos eram excluídos ,esquecidos pelo sistema educacional, sofriam injustiças, eram descriminados eram considerados os oprimidos porque não frequentaram escolas não tiveram essa oportunidade no tempo devido.

          Foi com essa preocupação que Paulo Freire se importou com os analfabetos e criou o método de educação para jovens e adultos. (EJA).

          E um método que foi usado para a educação com significado cultural com deveres e direitos universais. Para Freire o homem deve ter direito a uma educação consciente onde escolhera e aprendera a ter decisões próprias. mudando sua realidade e encarando uma transformação na medida em que ele integre seu contexto histórico.

                                                       PLANO DE AULA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com