TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Por:   •  18/3/2021  •  Artigo  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 13

O ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Soleane Duarte

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

Universidade Federal do Tocantins

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Em meio às grandes mudanças que enfrentamos atualmente é extremamente necessário que o professor se reinvente e faça uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em suas aulas. Sabe-se que a escolha da metodologia influencia diretamente na qualidade da aprendizagem e que o professor deve escolher e planejar suas aulas para atingir um bom resultado. Nesse contexto emerge o Ensino Híbrido ou Blended Learning, como uma oportunidade de reconstruir a forma de ensinar, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. O presente artigo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o Ensino Híbrido e sua aplicação no ensino da Matemática. Verificamos que o Ensino Híbrido possibilita formas diferentes de ensinar e de aprender, o que torna o ensino de Matemática mais atrativo aos estudantes.

Palavras-chave: Ensino Híbrido, Educação Matemática, Metodologia Ativa

Introdução

O ambiente escolar acompanha todas as mudanças que ocorrem na sociedade, atualmente vivemos um momento onde a aula presencial foi substituída por aulas online, a tecnologia digital passou a se fazer ainda mais presente no processo de ensino-aprendizagem.

Nesse contexto a metodologia ativa, Ensino Híbrido, se apresenta como uma possibilidade de reinventar o modo de ensinar e de aprender, de superar as limitações impostas pelo período de isolamento social que vivemos.

De acordo com Hor e Slaker (2015) o Ensino Híbrido possui diferentes modelos que se classificam como modelos disruptivos, o Modelo Flex, o Modelo à La Carte, o Modelo Virtual Aprimorado e Rotação Individual, nesses modelos o processo tradicional da sala de aula é totalmente alterado, há um rompimento, já os modelos sustentados são: o modelo Rotacional, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional, Sala de Aula Invertida, esses modelos conservam as aulas presencial e o professor utiliza também atividades online.

O objetivo desse artigo é apresentar uma análise do Ensino Híbrido no ensino da Matemática sobre a perspectiva de alguns teóricos, apresentando alguns ponto positivos e negativos. Esse levantamento é muito importante para que o professor saiba quais passos deve seguir para garantir aos seus alunos uma aprendizagem mais personalizada e significativa.

2. Referencial Teórico

O acesso a internet, as mídias digitais estão cada dia mais presente em nosso dia a dia, promovendo mudança em todas as áreas de nossa vida. A sala de aula também está sendo modificada com o objetivo promover uma aprendizagem mais contextualizada com a realidade de seus alunos, que desde muito cedo já tem contato com as mídias digitais, esses alunos são denominados por Marc Prensky de nativos digitais.

Com o objetivo de atender a geração que já nasce conectada à internet, no final da década de 90 surgiu o Ensino Híbrido, também conhecido como blended learning, uma metodologia ativa que combina o aprendizado online com o offline.

O Ensino Híbrido foi criado pelos pesquisadores Clayton Christensen e Michael B. Horn, que caracterizaram Híbrido como uma possibilidade de incorporar os espaços externos à escola através do uso da tecnologia.

O Ensino Híbrido foi muito bem definido por (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015, p. 52), como: […] um programa de educação formal no qual um aluno aprende por meio do ensino on-line, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, o lugar, o modo e/ou o ritmo do estudo, e por meio do ensino presencial, na escola.

De acordo com (BACICH, 2015), o ensino híbrido, ou blended learning, é uma das tendências da Educação do século XXI, que promove uma integração entre o ensino presencial e propostas de ensino online visando a personalização do ensino. Nesse modelo de ensino as aulas se tornam mais interessantes e atrativas para os alunos que mudam seu posicionamento de mero expectadores para coautores de seu aprendizado atuando de forma mais participativa e ativa na construção de seu conhecimento.

O Ensino Híbrido possui diferentes modelos que Horn e Staker (2015) apresentam e classificam como modelos disruptivos, o Modelo Flex, o Modelo à La Carte, o Modelo Virtual Aprimorado e Rotação Individual, nesses modelos o processo tradicional da sala de aula é totalmente alterado, há um rompimento, já os modelos sustentados são: o modelo Rotacional, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional, Sala de Aula Invertida, esses modelos conservam as aulas presencial e o professor utiliza também atividades online.Os modelos de ensino híbridos podem ser visualizados no organograma exibido pela Figura 1.

O pesquisador Christensen, através de seus estudos desenvolveu uma metodologia, utilizando os modelos sustentados, empregando os recursos digitais disponíveis no ambiente escolar, possibilitando assim uma forma diferente de organizar a sala de aula.

Figura 1. Organograma do ensino híbrido. Adaptado de: Horn e Staker (2015).

Christensen et al. (2013), apresenta os modelos sustentados e a organização das salas de aula para o Modelo Rotacional:

Rotação por Estações: os estudantes são organizados em grupos, e cada um desses grupos realiza uma tarefa de acordo com os objetivos do professor para a aula. Um dos grupos estará envolvido com propostas online que, de certa forma, independe do acompanhamento direto do professor. Após determinado tempo, previamente combinado com os estudantes, eles trocam de grupo, e esse revezamento continua até que todos tenham passado por todas atividades.

Laboratório Rotacional: os estudantes usam o espaço da sala de aula e de um laboratório de informática, onde o trabalho acontecerá de forma online. Os alunos que forem direcionados ao laboratório trabalharão nos computadores individualmente, de maneira autônoma, para cumprir os objetivos fixados pelo professor, que estará, com outra parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com