TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino metodologia do ensino de matemática

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.110 Palavras (17 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

MODALIDADE À DISTÂNCIA

DEISE MOTA DA BOIT

PROJETO DE ENSINO

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA.

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia da Universidade Federal de Santa Catarina do curso de Matemática à Distância, como requisito para a avaliação parcial da disciplina.                 

ARARANGUÁ – SC

2010

Introdução

Neste trabalho, iremos apresentar um PROJETO DE ENSINO sobre o tema Teorema de Tales, voltado à oitava série do ensino fundamental. Trata-se de um projeto teórico pedagógico, com o objetivo de orientar o professor na mediação didática do tema da série em questão.

A matemática faz parte da história do homem, foi construída por ele ao longo do tempo e está em constante transformação.

A matemática não é simplesmente uma disciplina, mas também uma forma de pensar, e na sociedade atual é cada vez mais solicitada para descrever, modelar e resolver problemas nas diversas áreas da atividade humana.

O Teorema de Tales possui diversas aplicações no cotidiano, constituindo uma importante ferramenta da geometria no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações envolvendo semelhança entre triângulos.

Como estratégia de ensino, iremos optar por apresentar uma aula expositiva dialogada para a aplicação do conteúdo e seu desenvolvimento em sala, por acreditarmos ser a forma mais próxima do cotidiano dos alunos e professores. Mas, também iremos utilizar uma apresentação em data show, para interagir com os alunos sobre o momento histórico envolvendo o tema Teorema de Tales; um momento de interdisciplinaridade objetivando um maior envolvimento e aceitação dos alunos ao aprendizado, e também uma aula prática no laboratório de informática levando os alunos a conhecerem o software CABRI-GEOMETRE uma importante ferramenta didática, pois permite uma aprendizagem significativa tirando o conhecimento do aluno apenas no abstrato, além do conhecimento propriamente dito.

Enfim, para nós envolvidos neste trabalho, acreditamos que o mesmo tem como objetivo qualificar o conhecimento sobre o tema proposto, melhorando a prática docente.

Justificativa

Apresentar o conteúdo de uma disciplina aos alunos de modo a permitir que eles construam o conhecimento a partir do que já sabem.

Apresentamos a aprendizagem do Teorema de Tales, através de uma abordagem que utiliza as tecnologias de informação e comunicação, pois se percebe que o ensino da geometria plana através de uma metodologia convencional, como a exposição oral apoiada pela utilização de quadro e giz não permite uma aprendizagem significativa, pois o aluno lida com o abstrato, com a transmissão de informações e também pouco ou não se oportuniza uma interação significativa e contextualizada entre aluno-professor e aluno-aluno.

A utilização de um software computacional CABRI-GEOMETRE pode facilitar a construção dos conceitos trabalhados em sala de aula. É necessário, no entanto, determinar em que momentos e, de que modo, a ferramenta computacional poderá ser utilizada.

Espera-se que a escola trabalhada disponibilize de um laboratório de informática de qualidade que favorece a inserção de diferentes softwares no contexto das aulas de matemática, enriquecendo o processo ensino-aprendizagem.

Desenvolver no aluno a capacidade de trabalhar na resolução de problemas do cotidiano utilizando o software CABRI-GEOMETRE, fazendo com o mesmo compreenda os conceitos, procedimentos e estratégias que irá permitir uma formação científica.

Objetivos

GERAL:

Possibilitar ao aluno a utilização dos resultados obtidos ao longo deste trabalho na resolução de muitos problemas, dentre os quais se destaca aquele que envolvem o cálculo de medidas como a altura de uma pirâmide, largura de um rio para a construção de uma ponte, contribuindo assim para o estudante perceber conexão entre idéias e conceitos matemáticos distintos.

ESPECÍFICOS:

  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
  • Pensar logicamente, relacionando idéias, descobrindo regularidade e padrões, estimulando sua curiosidade seu espírito de investigação e sua criatividade na solução de problemas;
  • Utilizar o software CABRI-GEOMETRE como uma ferramenta pedagógica para:
  • Construir o teorema de Tales;
  • Construir o conceito de triângulo semelhante;
  • Aplicar as relações de congruência para resolver diferentes problemas;
  • Resolver situações problema por meio de semelhança de triângulos.

Estratégias de Ação e Metodologia

Para trabalharmos com o tema Teorema de Tales: iremos utilizar nove hora-aula, justamente para atender os três momentos, didaticamente selecionados, e assim melhorar a exposição desse assunto (cada momento será realizado em três aulas). Esses momentos são: Exposição do conteúdo, atividade individual, atividade diferencial e avaliação. Eles foram assim divididos por dois motivos: primeiro, por expor o conteúdo de forma eficiente e qualificada, além de didática, segundo por incluir uma aula diferenciada utilizando o software CABRI-GEOMETRE e usando a Metodologia Engenharia Didática e o uso de tecnologias.

No momento 1 - Exposição do conteúdo: Estará apresentando a abordagem e desenvolvimento do conteúdo, e acontecerá em três etapas: Abordagem histórica (apresentada em data show), Pré-requisitos (conhecimentos anteriores necessários à aprendizagem do conteúdo), Apresentação do Conteúdo e Exercícios resolvidos.

No momento 2 - Atividade Individual: Acontecerá em duas etapas: Resolução de Exercícios e Correção dos Exercícios. Esses exercícios objetivam a fixação, o entendimento e levantamento de possíveis dúvidas do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (956.7 Kb)   docx (635.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com