TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPAÇO URBANO E O RURAL

Por:   •  16/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

IDALINE REIS JORDÃO

ESPAÇO URBANO E O RURAL

Presidente Epitácio - SP

2011


[pic 2][pic 3]

IDALINE REIS JORDÃO

ESPAÇO URBANO E O RURAL

Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Prática Pedagógica – 3º Termo “A” do Curso de Pedagogia ministrado pela Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE.

 

Orientadora: Prof.ª Lucilene F. Favaretto Torquato

Presidente Epitácio - SP

2011

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA        04

2          OBJETIVOS        05

2.1          Objetivos Gerais        05

2.2         Objetivos Específicos        05

3        PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        06

3.1        Cronograma        0        6

4        Recursos a serem utilizados         06

5        Produtos Finais        07

6        AVALIAÇÃO        07

7        BIBLIOGRAFIA        07

Tema: Espaço Urbano e o Rural

Público Alvo: 5º ano (4ª série)

1 - INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Este projeto visa estabelecer valores, esclarecimento sobre as diferenças entre paisagens urbanas e rurais, que definem e possibilitam diferentes modos de vida.

A educação ambiental é um processo longo e contínuo e portanto é necessário conscientizar os alunos sobre as nossas responsabilidade com o meio em que vivemos.

Com o intuito de promover uma conscientização, democratização e discussão entre os alunos e a comunidade escolar e familiar a partir dos aspectos históricos sociais da formação da cidadania, em diferentes categorias entre o espaço urbano e o rural.

.         Neste sentido, o presente projeto pretende fazer com que os alunos construam conhecimentos dos diferentes aspectos entre a cidade e o campo em suas dimensões sociais, culturais e ambientais.

No decorrer do trabalho iremos elencar informações a respeito das diferenças entre a vida no campo e na cidade, para que os alunos pesquisem e comparem como as paisagens urbanas e rurais interfere no modo de vida do cidadão

A partir do conhecimento, pode se fazer com que os sujeitos analisem, reflitam e comparem o uso de técnicas e tecnologia por meio do trabalho humano nas cidades e no campo, entre o moderno e o tradicional.

É de extrema relevância, fazermos uma reflexão critica de nossos valores, pensamentos e atitudes frente as diversidades presentes em nosso cotidiano, na sociedade em que estamos inserido, e fazer com que os alunos analisem, comparem, e reflitam sobre a importância do modo de vida urbano e rural.

Por fim, todo o objetivo alcançado durante o procedimento em que o professor aplica esse método de comparação, reflexão e analise é de grande importância fazer a avaliação dos resultados, para se ter a garantia da eficácia do processo que foi realizado.

2 Objetivos

  1. Objetivos Gerais

  • Promover a criticidade, exposição de idéias e reconhecimento de seus próprios valores ao se tratar do que é diferente, para si ou para a maioria do grupo social;
  • Compreender sobre a diversidade social e cultural na qual se está inserido como valores, e importância do meio ambiente e de preservação de tradições;
  • Analisar e comparar a paisagem urbana e rural, o modo de vida dos quais ocupam este espaço, as diferenças do cotidiano das famílias que vivem a realidade do campo e da cidade.
  • Repassar valores culturais, pra que a criança tenha conhecimento do da tradição de uma sociedade em que a mesma esta inserida.
  •  Obter o conhecimento necessário para saber de onde vem os alimentos, objetos, de qual paisagem e espaço eles foram retirados qual é a sua importância para nós etc.

  1. Objetivos Específicos
  • modo de vida na cidade e no campo de modo a emitir sua opinião;Adotar uma postura critica em relação a esses aspectos, em comparação ao
  • Reconhecer atitudes construir, motivar e resgatar noções de cidadania, de acordo com a realidade do local em que se vive no campo ou na cidade
  • Gerar maior interação entre elas e despertar sua curiosidade sobre o moderno e o tradicional, o antigo e o novo.
  • Incentivá-los para sempre a respeitar o meio ambiente, o lugar em que se vive, as diferenças entre o trabalho do homem e a tecnologia.
  1. Metodologia
  1. Cronograma

Primeira semana

Apresentação do projeto e leitura em grupo sobre o assunto a ser desenvolvido Espaço Urbano e o rural.

Análise em sua cidade, onde se localiza a área rural, quantos habitantes, qual a principal renda, do que as famílias vivem e como vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com