TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.377 Palavras (14 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        PLANEJAMENTO ANUAL        8

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        10

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

7        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        11

8        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        12

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        13

10        PLANOS DE AULA        14

11        REGIMENTO ESCOLAR        17

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        18

13        PLANO DE AÇÃO        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar os resultados decorrentes do estágio curricular obrigatório realizado nos níveis da Educação infantil, visando o processo de ensino aprendizagem que vai além do teórico E que é o pontapé para um entendimento amplo de todos os aspectos envolvidos na equação do ensinar, indo  do ambiente no qual a criança é recebida até a forma como um determinado conteúdo será abordado, e tudo nesse processo deve ser pensado para aqueles que irão ser atendidos. Sendo assim, nesse período todas as etapas ofereceram contribuições particulares e únicas, capazes de compor um repertório experiencial singular para o perfil profissional do estagiário. Conhecer a escola é conhecer, pela ótica docente toda a comunidade na qual a criança está inserida, os aspectos trazidos para o ambiente escolar e o tipo de alunos para os quais se vai lecionar.

É também conhecer a estrutura física que recebe diariamente esses alunos e quais benefícios e desafios é apresentado no ato de ensinar. A realização de uma avaliação interna para descobrir quais dessas estratégias podem ser usadas na prática pessoal, quais descartar ou modificar. Também nessa fase do processo é fundamental perceber como outros profissionais expõem os conteúdos e como os alunos reagem à essa exposição, para poder descobrir os elementos que mais aproximam o conteúdo de seus destinatários.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O trabalho pedagógico consiste em cuidar e educar, sendo assim  não é somente o ensino como o objetivo principal, mas também de ter outros fatores importantes na educação.  O homem supera a relação imediata com a estimulação do meio, avançando na direção do domínio da própria conduta. As experiências vivenciadas desde o nascimento são de suma importância para a formação do ser humano, pois a cada situação por ela vivida causa uma evolução e assim vai se modificando a cada estágio no seu desenvolvimento. O que a criança é capaz de fazer hoje no plano interpsíquico, conseguirá fazer amanhã com autonomia, no plano intrapsíquico, como conquista de seu desenvolvimento psíquico individual. É essencial para a formação de pessoas respeitosas, críticas e reflexivas. Nesse cenário, o professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos. Dessa forma, os educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais, que favorecem a convivência em sociedade.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Projeto Político Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, reunir pessoas e recursos para a estabilidade de sua aplicação. Justamente é de extrema necessidade o envolvimento das pessoas, além dos funcionários da instituição, na sua construção e execução. Assim é notório  que o projeto político pedagógico apresenta duas grandes dificuldades: a primeira em sua grande complexidade. Pois, por ser um instrumento de construção coletiva, torna difícil a tarefa do grupo docente de executar as normas e diretrizes governamentais, e suprir as necessidades da comunidade para executar o projeto de forma integral. Já a segunda está ligada à participação efetiva, pela complicada comunicação entre pais e professores. Ou seja, é importante que a escola promova maior interação com a comunidade e a família do aluno. Trabalhar a aproximação dos pais e responsáveis, como algo crucial para o desenvolvimento do programa. Quando corretamente aplicado, esse projeto permite a coleta de dados positivos e muito relevantes, como diminuição em taxas de saída de alunos e abandono, índice de reprovação, aproveitamento em avaliações externas e internas, do mesmo modo que disciplinas em que as turmas apresentam maior dificuldade. Dessa forma vimos o quanto um PPP operante é relevante para a busca de melhorias no funcionamento da instituição.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

Conhecer a comunidade e os desafios de aprendizagem que se têm é de extrema importância, essencial para que o PPP tenha a identidade local, mas também trace diretrizes condizentes com o presente e futuro da instituição. Ter comuinicação com os pais dos alunos e com a comunidade escolar sobre as mudanças implementadas com a BNCC, fazer sempre a atualização dos materiais didáticos. Compreender as diferenças de cada segmento e trabalhar junto aos professores na nova organização curricular reviasando a Base sempre que necessário. A BNCC também incentiva o respeito à igualdade e a diversidade cultural, o que  nos traz a importância de se planejar e rever o currículo da prática segundo a cultura e experiência local de cada escola. O PPP também deve conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida.

A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com