TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaio Acadêmico

Por:   •  12/5/2019  •  Ensaio  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD

COORDENAÇÃO DE PROJETOS ESPECIAIS – CPE
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR
CONVÊNIO UESB / CAPES / SEC /  IAT
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM  PEDAGOGIA
PÓLO JAGUAQUARA
PERÍODO LETIVO 2018.1[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

DOCENTE: RITA DE CASSIA

DISCENTE: CRISTIANE DA PAIXÃO LIMA PASSOS

                    ELIVAL DE JESUS DOS SANTOS  

                   

ENSAIO ACADÊMICO

JAGUAQUARA-BA

2018

[pic 6]

O presente ensaio propõe-se a discutir sobre a importância das atividades que não refletem aspectos da realidade do cotidiano, tema este elucidado na tirinha acima.
Esse assunto é de suma relevância para o processo de ensino-aprendizagem, visto que a prática do cotidiano permitem assuntos reais do âmbito de interesse dos estudantes, fazendo com que fiquem motivados a compreender os conteúdos que são expostos, contribuindo para busca de conhecimentos.

A elaboração de situações matemática que refletem aspecto da realidade, fornecerá subsidio para sanar as dificuldades encontradas pelos alunos.
Desta maneira explorar o contexto social e cultural, politico e intelectual será favorável para uma melhor aprendizagem.

HAIDT (1995) Cita que “Para que haja uma aprendizagem efetiva e duradoura é preciso que existam propósitos definidos e auto-atividade reflexiva dos alunos.” Assim construirá meios de superação  e minimizar as dificuldades pois, a partir  daí vão adquirir habilidades antes desconhecidas no contexto escolar.

Essa discussão colabora de maneira proveitosa para a formação dos docentes. Construir a aprendizagem compreende torná-la expressiva tanto do ponto de vista dos interesses e motivações de quem instruir-se como da importância para uma concepção que associe teoria e prática no cotidiano. A avaliação é algo essencial no processo de aprendizagem, durante muito tempo foi usada como instrumento classificatório, na qual os alunos eram verificados de acordo com seu comportamento bons ou ruins. Em provas eram utilizados apenas como ameaças, atualmente a avaliação é a principal ferramenta de aferição da aprendizagem, onde os professores utilizam tendo como objetivo primordial todos os alunos avançarem.

A Avaliação acontece de varias maneira na vida do ser humano na compra de um aparelho eletrônico, na escolha de uma roupa, um cardápio de um restaurante. Para Luckesi “A avaliação só nos propiciara condições para obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para acolher, pois é a partir dai que podemos construir qualquer coisa que seja.” Portanto antes de avaliar um determinado grupo de alunos é necessário fazer o conhecimento prévio de cada educando, pois, só assim o professor terá resultado satisfatório e significativo no processo ensino aprendizagem. Avaliar é um canal de aprendizagem, em que o aluno reflete e demonstra o que sabe, mostrando as habilidades que aprendeu, não se preocupando apenas com a nota. Moretto (2007), ele diz que “O aluno coloca suas energias em busca do sucesso, normalmente associado a uma boa nota. Se é essa a cultura estabelecida, por que no aproveita-la e transformar a avaliação  em mais um momento de construção de conhecimento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com