TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensina a Distancia

Por:   •  19/7/2019  •  Artigo  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O presente artigo apresentará o ensino superior à distância no século XXI, visto ser uma modalidade de ensino que está crescendo cada vez mais, sendo assim, o objetivo proposto baseia-se em apresentar as característica da modalidade Educação a Distância (EAD) e seus principais desafios na formação individual proporcionando um ensino superior à distância de qualidade. Os principais fatores influentes no desenvolvimento do ensino EAD baseia-se em mídias e metodologias que os educadores utilizam-se no seu processo pedagógico. Para que haja eficácia nos cursos superiores de modalidade a distância os educadores precisam estarem envolvidos com muita competência e habilidades para poder enfrentar as dificuldades e também para se adaptarem aos novos desafios dessa prática pedagógica.

Palavra-chave: Ensino Superior, Educação a Distância, EAD.

ABSTRACT

The present article presents distance-based higher education in the 21st century, since it is a teaching modality that is growing more and more, so the proposed objective is based on presenting the characteristics of Distance Education (EAD) and its main challenges in individual training by providing higher quality distance education. The main influential factors in the development of EAD teaching are based on media and methodologies that educators use in their pedagogical process. In order to be effective in higher distance distance courses, educators need to be involved with a lot of competence and skills to face the difficulties and also to adapt to the new challenges of this pedagogical practice.

Keyword: Higher Education, Distance Education, Distance Learning.

1. INTRODUÇÃO

        A Educação à Distância (EAD) na modalidade de ensino superior trata-se de um processo de ensino que precisa como ferramentas diversas mídias, para que possa transmitir o conhecimento e ter um resultado almejado da modalidade, o que baseia-se em um ensino de qualidade. O ambiente virtual possui capacidade de criar uma interação entre educadores e discentes, proporcionando um excelente desenvolvimento intelectual com o auxílio da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), favorecendo a inovação pedagógica mediante formação profissional.

        Com a amplitude da internet e a facilidade de acesso, está modalidade EAD, propiciou uma gama de realização no ensino superior, assim também como, formação intelectual da sociedade contemporânea, pesquisas, mais conhecimentos, e tudo isso em pouco tempo e espaço diferente com as formas mais flexível possível.

        O EAD e o ensino presencial enfrentam algumas dificuldades que precisam constantemente serem minimizados nos procedimento da aprendizagem, porém a modalidade EAD precisa redobrar as atenções no momento da elaboração da metodologia, pois tem que se adequar as mídias, ao público alvo e também na formação dos profissionais que estão envolvidos.

        O presente artigo, tem como objetivo apresentar os principais fatores que tem influenciado o crescimento da EAD na modalidade de ensino superior, proporcionando a oportunidade de uma formação no nível superior para aqueles que não dispõe de tempo e principalmente condições financeiras de acordo com o ensino na modalidade presencial.

        Um ponto de grande importância neste artigo, baseia-se na apresentação da TIC direcionado ao processo metodológico de ensino superior à distância e suas possíveis adequações entendendo as necessidades dos discentes, e ainda, buscou-se no presente artigo, verificar o crescimento da EAD, cuja reflexão está direcionada ao ensino superior.

2. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)

        No desenvolvimento da sociedade em sentido geral, a educação possui uma grande importância nesse processo, assim também como uma importante demanda por desenvolver um ensino acessível e de qualidade mediante as mudanças tecnicologica, culturais, econômicas do cotidiano, tornando a EAD na modalidade superior mais importante no momento, visto ser capaz de atender à necessidade desde novo âmbito da sociedade, sendo tanto para qualificação de trabalho, como também no exercício da cidadania (ALMEIDA, 2012).

        Após a aprovação da Lei n° 9.394/96, sendo está a diretriz e base da Educação Nacional (LDB), foi que a educação à distância teve força pra se expandir no Brasil, cujo momento passou a ofertar diversos cursos de áreas diferenciadas de conhecimento, cujo intuito era democratizar o acesso para o ensino superior e também adotar o novos processos de formação mediante as tecnologias disponíveis (ALMEIDA, 2012).

        De acordo com os dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), existe aproximadamente 913 cursos na modalidade à distância, cujo cursos estão voltados para formação de professores. Só na região nordeste existe 346, e 99 desses estão direcionados a formação de pós-graduação.  De acordo com os mesmos dados ainda, somente em Pernambuco existe 5 instituições de ensino superior que oferece curso à distância para a formação de professores e sua especialização (RIBEIRO; RIBEIRO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com