TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de Artes e a Atuação do Professor

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

RÉGIS WAECHTER GONÇALVES

PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES

DISCIPLINA: ENSINO DE ARTE

O Ensino de Artes e a Atuação do Professor

 Esta resenha foi escrita a partir das ideias contidas no o livro: Para Gostar de Aprender Arte de Rosa Ivalberg, neste livro à autora nos apresenta um panorama do Papel do Papel do Professor no ensino das Artes. A autora  e nos fala sobre o papel  dos professores o qual é muito importante para que os alunos aprendam a fazer arte, e gostar de arte. Que o aprender nas artes envolve uma mediação realizada pelo professor entre o educando e a arte, envolvendo aspectos cognitivos e afetivos em diversas relações que estão em jogo no ambiente escolar. Onde os alunos devem aprender por interesse e curiosidade, e não por pressão externa. A autora define que “papel do professor deveria ser como o de um “regente de orquestra”, onde os alunos terão participação única e significativa em uma construção coletiva e  ao mesmo tempo individual no processos da aprendizagem. Onde a autonomia e a participação dos alunos são reais quando eles desenvolvem uma  consciência da necessidade das propostas que executam e de seu afeto por elas. Deve-se ensinar a gostar de aprender arte com a própria arte, que visa à melhoria das condições da vida humana, na perspectiva de promoção de direitos na esfera das culturas, eliminando as  barreiras de classe social, sexo, raça, religião e origem geográfica. Ainda, cabe à escola reconstituir o espaço social de produção, apreciação e reflexão sobre arte, sem deformá-lo ou reduzi-lo a a um modelo escolar pré-determinado..

A autora  apresentada um panoram sobre Currículo de artes visuais e suas relações entre objetivos, conteúdos, orientações  de didáticas e avaliação, bem como sua reorientação curricular e seus desdobramento. O currículo é um conjunto de escolhas subjacentes, tanto no que se refere à área de conhecimento como na forma de aplicação dentro do cotidiano escolar. Esse está em permanente processo de transformação, onde é responsável por reorientar do educando e o papel do professor na escola.O ensino de Artes Visuais no ensino fundamental deve ‘construir’ um percurso de criação pessoal cultivado onde é alimentado pela produção cultural em arte. Em que cada objetivo relaciona os conteúdos de diversos tipos a diferentes ações de aprendizagem dos estudantes, fazendo-se a arte, apreciando a arte e refletindo sobre a arte. As avaliação das aprendizagens não podem prescindir da consideração sobre os modos de aprendizagem dos alunos em relação a cada tipo de conteúdo e, ou  às suas formas pessoais ou ao estilo de cada aluno quando se relaciona com o conhecimento. Ela deve considerar o contexto das escolas e as ações do professor sobre vários âmbitos e sua  relação ensino-aprendizagem. A avaliação não pode  ser um instrumento de controle ou sanção expiatória na mão do professor e sim uma oportunidade de aprendizagem para o aluno.

A arte é uma disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da LDB 9394/96. Cabe às equipes de educadores das escolas e redes de ensino realizar um trabalho de qualidade, a fim de que crianças, jovens e adultos gostem de aprender arte. Compete aos centros de formação de professores investir em projetos de pesquisa e de formação contínua para que os professores sejam os protagonistas de práticas atualizadas em sala de aula e na composição dos Parametros Currícularres Nacionais (PCNs). O olhar  construtivista de ensino e aprendizagem esteve presente  elaboração dos PCNs. Suas principais bases teóricas são a epistemologia genética de Piaget, as proposi- ções da escola sócio-histórica de Vygotsky e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. O construtivisto trouxe transformações que orientam a prática educacional no ensino de arte que levam em consideração tanto os processos de aprendizagem do aluno como a natureza dos objetos de conhecimento que constituem as áreas, e a sua prática em sala de aula. Sobre  os conteúdos e sua articulação com os eixos de aprendizagem significativa em artes visuais  que em resumo estes são: o saber saberes (fatos, conceitos, princípios); o saber fazeres (procedimentos);  Osaber ser e saber ser no convívio com o outro (valores, atitudes, sensibilidade).

Na formação inicial do professor de Arte deve ser concretizada em um nível universitário, mas parar além dos cursos de magistério, licenciatura e bacharelado, especialização e pós-graduação, a prática que está em constante formação do professor de arte aponta a necessidade de uma formação continua, sendo que todo o educador deve ter sua autonomia, a fim de sentir-se capaz de buscar o aprimoramento de seus conhecimentos e pesquisar por si mesmo e seus pares. O material didático precisa ser garantido pela instituição escolar, para o professor poder trabalhar de acordo com a orientação dos PCN’s, o educador de arte também precisa vivênciar sua criação pessoal em Arte, que irá lhe proporcionar para além de conhecimentos técnicos,  um preparo didático nas múltiplas situações de aprendizado, que envolvem o fazer artístico, mediados pela apreciação da arte, através de sua reflexão dado como um produto cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com