TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de ciências e suas especificidades

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS ESPECIFICIDADES

Quando falam em cientistas2ª atividade de portfólio em sala de aula os alunos já imaginam uma pessoa distraída e maluca, onde fica isolado em uma sala com vários frascos com cores variadas, não exatamente essa ciência que nos professores devemos trabalhar com as crianças, sim a ciência que faz parte do cotidiano da pessoa.

CONCEPÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Para ensinar ciência não basta ter domínio do conteúdo, que se tornará significativo, mas sim, está na escolha de temas do interesse dos alunos. Esse tema foi discutido por Chassot, concepções de como trabalhar os pontos negativos e positivos no dia-a-dia, fica claro que esses saberes tem mais significado quando fazem parte da comunidade onde à escola esta inserida. Até a década de 1980, a ciência era trabalhada só com o corpo humano, após essa data houve uma discussão onde pode se observar que ciência também estuda os acontecimentos da natureza.

CONCEPÇÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

A trajetória da história do ensino de ciências teve mudanças ao longo do tempo, buscando um ensino mais amplo. Ao longo dos anos a ciências vem sendo alvo de grandes mudanças pela transformação que a sociedade vem sofrendo, assim havendo necessidade de ensinar a ciência do dia-a-dia para as crianças. Hoje em dia temos a globalização e com ela a integração mundial, como por exemplo, a internet e os telejornais, esse processo de globalização interfere no processo de ensino- aprendizagem. Podemos contar as histórias de ciências por década: Década de 1920, as verdades clássicas e a biografia dos grandes cientistas; Década de 1930, a formação do professor de ciências;

Década de 1950/1960, a mudança no currículo escolar onde se voltam para o desenvolvimento tecnológico/ cientifica, valorizando experimentos e usando o método cientifico como metodologia do ensino; Década de 1970, foi uma época marcada pelas unidades de trabalho na tecnologia educacional, o ensino voltou-se para a psicologia da instrução, seguindo os passos de Behaviorismo; Década de 1980, houve um descontrole em relação a natureza, onde pensaram numa ciência moderna, relacionando as ciências sociais e humanas tendo influencia da psicologia cognitivista; Década de 1990, novas concepções sobre a formação do professor, o qual deve buscar as teorias e criar a sua própria, refletindo sobre sua pratica.

O PROFESSOR E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Com as inúmeras mudanças na ciência, houve contradições em relação às tendências pedagógicas e os pressupostos. Com tudo isso, há um grande número de professores que querem realizar um trabalho mais concreto, mas com a falta de informação acabam passando trabalhos sem significados aos alunos. Observamos que por mais que discutimos muito sobre a construção do conhecimento pelo aluno há professores trabalhando simplesmente com a memorização sem levar o aluno a descoberta do saber.

Quem trabalha ciências tem que ser um professor/ pesquisador onde leve seu aluno a pesquisar e não memorizar. O professor deve refletir sua postura fazendo uma reflexão de como despertar o interesse do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com