TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FACULDADE XV DE AGOSTO

Por:   •  25/6/2021  •  Artigo  •  4.550 Palavras (19 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE XV DE AGOSTO

        

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]


INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.

Artigo apresentado em cumprimento às exigências para término do Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica sob orientação do Prof. Esp.

Avaliado em ______ / _____ / _____

Nota Final: (         )  _____________

______________________________________________________ Professor- Esp. Ana Paula N. da Silva

_______________________________________________________

Professor Examinador

São Paulo

2019

RESUMO

O TDAH é um transtorno neurobiológico que atinge diversas partes do cérebro, comumente provoca desatenção, falta de interesse, inquietude e impulsividade. Os alunos com TDAH necessitam de atenção e cuidados especiais na escola e no convívio social. Dependendo do grau do seu transtorno, estes alunos são facilmente incorporados à rotina escolar com auxilio e preparação dos professores. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral apontar estratégias para a inclusão de crianças com TDAH no Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, os dados foram obtidos através de livros de autores que defendem a temática e também através de monografias e periódicos indexados em bancos de dados. É no espaço escolar que os alunos com TDAH podem aprender com outras crianças, exercitar a sociabilidade e, finalmente, exercer um direito indisponível, o da educação. Assim, cabe ao professor articular e organizar o currículo adaptado, dominando o conhecimento sobre o aluno e seu estilo de aprendizagem, ensinar, avaliar a proposta adaptada, sensibilizar e conscientizar a turma sobre a importância de conviver na diversidade.

Palavras-chave: Inclusão; TDAH; Aprendizagem; Ensino Fundamental.



ABSTRACT

ADHD is a neurobiological disorder that involves several parts of the brain, usually causing inattention, lack of interest, restlessness and impulsivity. Students with ADHD need special attention and care in school and not socializing. The degree of the disorder, their students are wid incorporated at the grade school with help and preparation of the teachers. In this context, the present work has as general objective to obtain a literature review, based on the concept of fundamental and fundamental teaching for teaching English. monographs and journals indexed in databases. There is no school space with students with ADHD, with the help of other children, exercising a sociability and, finally, using an unavailable right, that of education. Likewise, it is able to adapt to the curriculum, have knowledge about the student and the learning style, teach, evaluate and adapt, raise awareness and awareness of a group about the importance of living in diversity.

Key-words: Inclusion; ADHD; Learning; Elementary School.

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

CAPÍTULO I        8

1.1        A INCLUSÃO ESCOLAR        8

1.2        O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE        9

1.3        COMO INCLUIR?        10

CAPÍTULO II        12

2.1        DESAFIOS NA INCLUSÃO        12

CAPÍTULO III        15

3.1        REORGANIZAÇÃO DA PRÁTICAS EDUCATIVAS        16

CONsiderações finais        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O Transtorno de Déficit da Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico genético reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças com TDAH apresentam sintomas como desatenção, impulsividade e hiperatividade, podendo comprometer seu processo de aprendizagem, sendo papel da escola garantir uma atenção especial com esse aluno.

No entanto, sendo os sintomas comportamentos extremamente comuns em crianças da Educação Infantil, é difícil para os docentes identificarem esse transtorno. Quando os professores não têm conhecimento do TDAH, consideram este aluno como indisciplinado, desatento e mal-educado, pois esta criança será sempre mais agitada, distraída, impulsiva.

Os alunos com TDAH necessitam de atenção e cuidados especiais na escola e no convívio social. Dependendo do grau do seu transtorno, estes alunos são facilmente incorporados à rotina escolar com auxilio e preparação dos professores. Assim, trabalhar esse tema é importante, pois, embora haja amparo legal no sentido de apoiar alunos acometidos de TDAH, incluindo-os em classes com os pares da mesma faixa etária, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, os professores desconhecem formas de lidar com essa questão. Essas crianças precisam de ajuda na aprendizagem, e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento.

É imprescindível entender este transtorno para atender com mais especificidade este aluno. Com observações corretas sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e respeito pelo aluno e sua personalidade diferente, é preciso pensar como essas crianças podem se adaptar a rotina escolar. Nesse sentido, foi definido como problema: Como incluir os alunos com TDAH nas atividades desenvolvidas em sala de aula?

O objetivo geral é apontar estratégias para a inclusão de crianças com TDAH no Ensino Fundamental I. Nesse sentido, os objetivos específicos são estudar as bases conceituais do TDAH; demonstrar as características comportamentais do aluno com TDAH na escola, apontar os desafios encontrados e estratégias que o professor deve utilizar no processo de inclusão de alunos com TDAH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com