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O FICHAMENTO

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

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LIBANIO, João Batista. Introdução à Vida Intelectual. São Paulo: Loyola, 2001.

APRENDER A PENSAR

 

🡪 Plantas e animais e, talvez, mais esses que aquelas sentem porém, a rigor, não sabem que sentem.

🡪 O pensar é uma realidade absolutamente nova em relação às coisas que existem no mundo. E dos primórdios à chamada pós-modernidade, o pensar é propriamente humano.

1.Do pensar espontâneo ao pensar reflexo.

🡪Todo ser humano pensa, embora nem sempre o faça de maneira reflexa. Mas quando o pensar espontâneo fixa-se apenas no objeto ou na coisa pensar, encerra-se aí o que seja o processo de conhecimento;

 o pensamento está sempre aguçado/estimulado por pluriformes e ininterruptas informações pelas diversas redes midiáticas e aplicativos telemóveis.

🡪 Aprender a pensar  processo de transição do pensamento imediato/espontâneo ao pensamento mediato/reflexo.

🡪 O que é o pensamento reflexo? “Pensamento que pensa o próprio pensamento para melhor captá-lo, para distinguir a verdade do erro, para julgá-lo, para criticá-lo.” (p. 39). É esse processo que se chama REFLEXÃO

2.O provocador da Reflexão

🡪 O detonador do processo reflexivo é a disposição para perguntar/inquirir o próprio pensamento: novas, críticas, suspeitosas, decisivas que obriguem o pensamento a autoavaliar-se;

  superação  comodismo/aparências/slogans/preguiça intelectual.

3. As experiências como base

🡪 As perguntas superficiais/retóricas  não perturbam, por isso, nada alteram.

🡪 Perguntas fundamentais  a vida, o ser, as ideias, os valores, as atitudes, os projetos, etc

  rupturas de círculos fechados  ciência, filosofia, cultura, religião, ciência, filosofia,   as “tribos” fechadas  / ideologias dogmáticas/ ortodoxias rancorosas/ movimentos/grupos herméticos  recusam a crítica, a alteridade e a mudança.

🡪 Os acontecimentos, especialmente, drásticos do mundo, que envolvem o homem e a sociedade movem o pensamento em torno dos hábitos, das tradições, dos conceitos, dos valores, das verdades, dos poderes, das teorias.

  o pensamento crítico acionam  dúvidas/incertezas sobre o próprio contexto histórico dos acontecimentos.

4. Tempo e Espaço necessários ao pensar

🡪 O pensar reflexivo exige um tempo de retração das agitações comuns. A inserção ininterrupta no barulho  evasão da possibilidade da contemplação/reflexão;

  as mesmices superficiais/apatia alimentam e sustentam o comodismo ou o medo de tomar a decisão de pensar.

🡪 O processo do pensar opõe-se à sociedade e suas práticas inclusive pedagógicas, políticas e religiosas utilitaristas  prioridade de resultados esperados: lugar e retorno das informações e saberes ministrados/aprendidos.

🡪A motivação saudável do pensar brota da gratuidade  gosto/prazer da leitura e da reflexão. “É um interesse que brota do objeto mesmo do pensar e não da utilidade que tal trará mais tarde.” (p. 42). É por isso que o pensar exige dedicação de tempo aprazível.

5. Leitura dos clássicos

🡪Os clássicos, isto é, autores relevantes abordam com profundidade problemas humano para além do tempo e local de seus discursos.

🡪Os chamados “tempos pós-modernos” aguçam a ansiedade pelas novidades sucessivas, nutrindo, por conseguinte, o sensacionalismo das coisas efêmeras, desprezando, com efeito, as bases culturais do pensamento. Mas justamente os clássicos “arrancam-nos da pura temporalidade e nos projeta para um arco mais amplo da história.” (p.43).

6. Três atitudes para saber pensar

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