TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO PROFESSORA SIM, TIA NÃO.

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]       

 Universidade Federal do Ceará

Faculdade de Educação

Departamento de Estudos Especializados

Curso de Pedagogia

                                                                 FICHAMENTO

PROFESSORA SIM, TIA NÃO

CARTAS A QUEM A OUSA ENSINAR

 

                                                             

2016

          Quando começamos a lecionar é inevitável carregarmos alguns traços de professores antigos ao qual passamos muito tempo convivendo, trazemos qualidades também e muitas vezes nossas qualidades do nosso convívio familiar.

           O livro relata  algumas das qualidades dentres elas humildade, amorosidade, coragem, tolerância, decisão, segurança, temos também as situações de tensão entre paciência e impaciência e alegria de viver.

Humildade - ser humilde não significa ser covarde, acomodação ao contrário ser humilde significa ter coragem e confiança em você mesmo e respeito pelos demais.Sem humildade é difícil ouvir uma pessoa, reconhecer o ponto de vista dela, ouvir alguém que nos procura é um dever como ser humano.

Não temos como ensinar as nossas crianças alguns temas muito delicados tendo postura arrogante, o ato autoritário muitas vezes não permite que vemos as coisas de forma mais ampla, criando assim em nossas crianças o medo de nos fazerem perguntas , e até mesmo de participarem de atividades simples.

Amorosidade -  sem ela nosso trabalho não tem sentido, ensinar é uma forma de amor, uma das mais lindas formas de demonstrar amor. Não temos como sermos educadores de verdade e não amarmos o que fazemos , o ato de educar, infelizmente estamos a mercer do poder publico e ao sistema que não é fácil. Infelizmente gostar do que faz em nosso país não é suficiente para ser valorizado, ensinar a nova geração não é o suficiente para sermos tratados de forma mais respeitosa, ao contrário viramos inimigos do sistemas por sermos o único meio de tirar da mesmice aqueles que podem vir a fazer a diferença.

Coragem -  um dos sentimentos mais difíceis de se encontrar nos dias de hoje, podemos dizer que com a amorosidade (amor por aquilo que fazemos) vem a coragem de defender aquilo que amamos , a superação do medo tem que ser muito presente ,o medo é umas qualidades que nos tem rodeado bastante em nossas vidas atualmente.

A necessidade que temos de superar nossos medos, de educá-los para que possamos vencer cada obstaculo necessario. Tornando o sonho da educação possível.

Tolerância - esse sentimento não significa acobertar um desrespeito, muitas vezes achamos que fechando os olhos para algumas coisas erradas que vemos estamos sendo tolerantes, ao contrário estamos sendo coniventes com algo de errado, ser tolerante a aprender que todos temos diferenças e que é essa a beleza das coisas. Respeitar a escolha é a opinião de cada um, mesmo achando errado. A tolerância requer disciplina , respeito e é ética, muitas vezes temos professores disfarçados em nosso meio sendo coniventes com atitudes de autoritarismo e falta de respeito dentro da escola.Cabe a nós não aceitarmos esse tipo de comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com