TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Citação

Por:   •  3/7/2016  •  Resenha  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

Assunto (TEMA): Leitura – visando a escrita e a interpretação              Ficha no. 01                                                             

Referência Bibliográfica Completa: SANTOS, J. A; FILHO, P. F, Metodologia cientifica 2. Ed. São Paulo Cenzaje Learning, 2011.

Texto da Ficha: “Nos primórdios, quando não havia a difusão da palavra escrita, as informações e os conhecimentos eram transmitidos oralmente. O surgimento da palavra escrita, principalmente após Gutenberg, em 1440, apresenta-se como grande instrumento de propagação do saber. […] o grande avanço no rádio, na televisão, na informática, não tira do livro a sua função maior, que é permitir às pessoas “conversar’’ com as figuras mais proeminentes da humanidade. […] o ponto de partida de qualquer pesquisa – é o que se chama bibliográfica, consultados aos textos já escritos. É importante o pesquisador não correr o risco de procurar o que já foi encontrado por outro” (p.111-112).

“No mundo moderno é necessário que os indivíduos estejam sempre bem informados, […] tais como jornais e revistas que , na verdade, nada acrescentaram ao leitor, pois leitor e texto encontraram-se no mesmo nível de entendimento, procura-se  apenas uma mera atualização quanto ao momento vivido. Muitas vezes , estas informações são recebidas pelo leitor por meio de símbolos […]. A leitura muito fácil e cômoda pede, na verdade, ser uma grande perda de tempo. Essa leitura, que tem como objetivo o aprendizado, vai exigir um trabalho um trabalho muito intenso em torno do livro  e impor ao leitor muita acuidade de observação , muita imaginação , análise e reflexão” (p.112-113).

Tipo de fichamento: Citação

Assunto (TEMA): Leitura – visando a escrita e a interpretação              Ficha no. 02                                                             

Referência Bibliográfica Completa: SANTOS, J. A; FILHO, P. F, Metodologia cientifica 2. Ed. São Paulo Cenzaje Learning, 2011.

Texto da Ficha: “É importante que o leitor, para ter uma ideia do livro no seu todo, faça uma rápida leitura não se detendo a procurar em dicionários ou enciclopédias o significado de termos desconhecidos, assim como notas de rodapé, pois o leitor, além da ideia do todo, já saberá o que deve ser aprofundado em uma segunda leitura. São as leituras difíceis que realmente acrescentam algo; daí a necessidade de grande reflexão sobre o texto. […] é importante que ele esteja munido de um lápis para fazer todas as anotações que considerar importante […]” (p.114-115).

Inicialmente deve ser feita uma classificação da obra a ser lida, pois, dependendo desta, a forma de leitura poderá ser mais específica. Existem obras de ficção, tais como romances, epopeias, poemas […]. Existe a classificação de livros teóricos que dizem respeito ao que deve ser entendido, […] livros práticos que dizem como fazer as coisas. Toda obra tem como objetivo esclarecer dúvidas, solucionar problemas e transmitir conhecimentos específicos ou não. […] a interpretação do conteúdo do trabalho. […] é importante que se encontrem as palavras mais significativas no texto, que podem colocar o leitor em consonância com o autor” (p.116-117).

“Conhecendo os problemas, ou seja, a proposta de trabalho do autor, assim como as soluções apresentadas, caberá ao leitor verificar se realmente o objetivo foi atingido ou se o foi parcialmente” (p.118).

Tipo de fichamento: Citação

Assunto (TEMA): Leitura – visando a escrita e a interpretação              Ficha no. 03                                                           

Referência Bibliográfica Completa: SANTOS, J. A; FILHO, P. F, Metodologia cientifica 2. Ed. São Paulo Cenzaje Learning, 2011.

Texto da Ficha: “Para concordar e discordar, é preciso que o leitor tenha entendido o que o autor está apresentando. O comportamento ético e crítico do leitor é fundamental nos trabalhos científicos; discordar é, porém, fundamental em um trabalho de pesquisa: devem ser respeitados outras ideias e outros pontos de vista. Todo trabalho científico tem como ponto de partida o conhecimento prévio do estágio de determinado assunto. Isso significa que o pesquisador deve buscar tudo aquilo que já foi escrito sobre ele […]. A ordem da discussão das controvérsias deve partir das mais gerais para as menos, ficando claramente demonstradas as relações entre elas. A imparcialidade pode ser obtida a partir da interpretação do ponto de vista do autor sobre questões aceitas como verdadeiras o desenvolvimento do texto e que continuam verdadeiras até a conclusão final” (p.118-119).

“O fichamento tem como função colocar á disposição do pesquisador uma série de informações distribuídas em uma gama enorme de obras já consultadas. Essas fichas pautadas ou não, devem preencher determinados requisitos, tais como durabilidade e tamanho, segundo as necessidades do pesquisador”(p.120).

“O trabalho de pesquisa pressupõe um grande número de apontamentos e anotações que serão utilizados na futura elaboração do texto. O fichário deve ser elaborado de tal forma que permita a qualquer momento a inclusão de novos assuntos e novas subdivisões, [… ]. Os textos devem ser anotados de forma simples, evitando-se denominações ou numerações extensas […]. É importante que o fichário possa ser melhorado indefinidamente sem maiores transtornos” (p.120-121).

Tipo de fichamento: Citação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com