TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jornal Educativo

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Ao final da guerra mundial, as mulheres que viviam na Villa Cella, cidade no nordeste da Itália, próximo a Reggio Emilia, se uniram e ergueram uma escola, para seus filhos pois como toda a região foi devastada, elas precisavam de uma opção para poderem ir trabalhar e não se preocupar com quem iria deixar seus filhos.

Esta escola ficou conhecida por sua abordagem pedagógica para a educação infantil, graças ao pedagogo e educador Loris Malaguzzi considerado o criador da ideia de Reggio Emilia, sendo até hoje seu incentivador primordial que contribuiu para o desenvolvimento do princípio de ensino em que não existem disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos.

Projetos nos quais não são desenvolvidos e planejados por professores e sim surgem através de ideias dos próprios alunos, esse princípio de ensino e chamado de pedagogia da escuta, sendo abordado em Reggio Emilia, vinculada a tudo o que a linguagem visual pode apresentar.

Loris Malaguzzi nasceu no dia 23 de janeiro de 1920, em Correggio, na Itália, se formou em pedagogia no ano de 1940, iniciando sua carreira pedagógica na escola primária até o ano de 1943, em Sologno, cidade localizada próximo a Reggio Emilia em Villa Minozzo.

Já em 1945, se uniu a um grupo de pessoas rurais de trabalho e deram início às obras das escolas para as crianças carentes, em uma pequena aldeia, com isso ao longo do tempo foram surgindo várias outras escolas nos bairros mais pobres da cidade.

Em 1950, Loris concluiu seu curso de psicologia, em Roma realizando outros trabalhos como psicopedagogos para crianças de baixa renda, trabalhando de forma paralela entre os centros e as escolas.

Malaguzzi, constituiu um princípio de ensino onde não existe disciplinas formais, e que todas as atividades pedagógicas são desenvolvidas por meio de projetos planejados pelos alunos, desenvolvidos por diversos meios diferentes de linguagens.

Loris desenvolveu três princípios em que sustenta o chamado de pedagogia da escuta unificando a tudo o que a linguagem visual pode nos oferecer, afirmando que as crianças transmitem seus conhecimentos, suas criatividades, imaginação, sabedoria, dentre outros, por meio de várias linguagens se evidenciando através de músicas, danças, desenhos, pinturas, interpretação dentre outras que somadas na elaboração de projetos e nos saberes são construídos.

A também a que o mundo de conhecimentos não são divididos em assuntos escolares, e sim em um único grupo onde certas áreas se transformam em sugestões por meios de projetos com uma matéria de trabalho, defendendo a interação de crianças e adultos em conjunto na qual seus interesses e envolvimentos sejam iguais um dos outros interagindo com a finalidade de conquistar seu objetivo que no caso e o saber.

Sua metodologia usada era a de demonstrar que a diferença de peculiaridade reforça e valoriza cada indivíduo em que cuida de um modelo educativo dando conta das particularidades dos estudantes e de suas famílias, guiando, estimulando, e orientando, o desenvolvimento individual e intelectual, emocional, e moral das crianças se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com