TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento Literário

Por:   •  17/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................2
  1. MOTIVAÇÃO E INTRODUÇÃO...............................................................................3

        

  1. LEITURA.......................................................................................................................3

      3.1        ANÁLISE DO LIVRO....................................................................................................4

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO.............................................................................................5

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA............................................................................5
  1. SEGUNDA INTERPRETAÇÃO.................................................................................6
  1. EXPANSÃO....................................................................................................................6
  1. OFICINA........................................................................................................................7

 

  1. CONCLUSÃO...............................................................................................................8

            REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1        INTRODUÇÃO

        Trabalho desenvolvido a fim de levar a leitura ao interesse do aluno, cuja ludicidade será o principal artifício para despertar curiosidade que pode, futuramente, transformar a criança em uma criança leitora e, principalmente um ser crítico e pensante.

A obra Romeu e Julieta não se trata de uma obra genuína, a qual conta-se apenas a história de duas borboletinhas que tinham restrições que as impediam de estarem juntas, e que se não fosse pelo intermédio de um amigo, Ventinho, que transitava livremente pelos canteiros, talvez elas nem ao menos se conhecessem, trata-se sim de destacar os principais problemas sociais, que muito embora refletisse à época da Segunda Guerra Mundial, ainda são presentes atualmente.

  1. MOTIVAÇÃO E INTRODUÇÃO

Motivação: O aluno será motivado a querer ler o livro com algumas atividades feitas antes da leitura.

Introdução: O aluno é introduzido a obra, um pouco sobre o autor, uma breve parte da história será lida pelo professor e a obra física será mostrada à eles.

Após a introdução a leitura será feita com os alunos, ressaltando as partes mais importantes e a obra será mostrada novamente aos alunos.

3           LEITURA 

A narrativa se passa no ano de 1986, onde mostra a história do Menino Marrom e do menino cor-de-rosa. Os dois são amigos inseparáveis e que apesar das diferenças lidam muito bem com isso.

O menino marrom com sua pele cor de chocolate, com os olhos vivos e com os dentes certinhos e claros, vivia sorrindo.

O menino cor-de-rosa tinha como característica os cabelos amarelados, lisinho, pele clara e os olhos azuis que brilhavam ao ver o menino marrom se aproximando.

O contexto se baseia nas diferenças humanas, mostrando como os dois meninos se destacam no intuito de levar a vida no sorriso, na felicidade, com amor ao próximo, independente de suas diferenças.

A história mostra as dificuldades em descobrir o significado da cor preta e da cor branca, e chegam á conclusão após um experimento de que se misturarem todas as cores, fica marrom assim como é a cor do menino marrom. Sendo assim, no decorrer da leitura é possível identificar os questionamentos e reflexões a respeito das cores e dos tons da pele que os dois tentavam analisar a partir da curiosidade e questões sobre. A narrativa tem como objetivo mostrar ao leitor que todos nós somos iguais, que todos somos capazes de estar ao lado de pessoas diferentes. Com isso, as dúvidas dos meninos se tornam cada vez mais evidentes e eles vão atrás de respostas, mostrando a valorização humana, suas identidades e o valor de uma amizade.

3.1                ANÁLISE DO LIVRO

Personagens:

Menino Marrom: Marrom, Esperto, Curioso, Ativo e Brincalhão.

Menino Cor-de-rosa: Rosa, Esperto, Curioso, Ativo e Brincalhão.

O livro Menino Marrom trás consigo de uma forma bem sutil um tema muito discutido há anos, Racismo, a historia conta como a amizade do menino marrom e do menino cor-de-pele era forte, eles viviam juntos e eram inseparáveis, passavam o dia todo juntos lendo livros e inventando alguma brincadeira para brincarem juntos,   ate que um dia surgiu uma duvida na cabeça deles,  porque chamavam o menino marrom de preto se ele não era preto, e porque chamavam o menino cor-de-pele de branco se ele não era branco, e começaram a se perguntar se de alguma forma o preto poderia ser substituído do branco ou vise e versa.

Porem o menino marrom chegou a uma brilhante conclusão, primeiro, ninguém é preto ou branco de verdade, preto é o carvão e branca é a neve, segundo, o branco não pode ser substituído pelo preto e nem o preto pelo branco, cada cor tem sua importância e é especial por ser ela mesma. E esta foi a conclusão que o menino marrom chegou sabendo assim que cada um com sua cor de pele e com o seu jeito é especial, e que não se pode julgar alguém pela cor de sua pele.

E é esta reflexão que queremos trazer para classe, que o racismo é baseado na ideia de que uma raça humana pode ser superior às outras, porém pessoas com este pensamento são pessoas que não se desenvolveram com ser humano, e tem a uma ideia ignorante de que pode ser melhor que alguém por ser branco, rico ou algo de tipo. Crianças não nascem com esse tipo de pensamento, e é exatamente por isso que devemos aproveitar a pureza da criança e ensina-la enquanto pequenina que não se deve julgar alguém pela cor de sua pele, ou zombar de alguém por ser diferente de um padrão social imposto pela própria sociedade, se por algum acaso fossemos todos iguais não teria graça alguma, e são nossas diferenças que nos torna tão especiais e ao mesmo tempo tão parecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com