TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro Maria Aranha

Por:   •  1/4/2020  •  Abstract  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Atividade Supervisionada -2° Período Pratica

FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇAO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

São Paulo- SP

2019/2

        

UNIVERSIDADE PAULISTA

NOMES: Angélica de Lima Silva RA:N43521-6

Angelina Alves da Silva Lemos RA:D9509B-3

Christoffer Felipe de Souza Moraes RA:D976FG-8

Jacqueline Lima de Oliveira RA:T98593-5

Julia do Carmo Maciel RA:N44487-8

Stephane Dayane Oliveira Souza RA:F0675I-4

FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇAO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Pela Professora Ana Lucia Daniels

São Paulo- SP

2019/2

                              INTRODUÇAO

TEMA: O FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM 

 

O primeiro grande brinquedo da criança é o próprio corpo, pois através dele conhecem o mundo com seus sentidos e com seu desenvolvimento, começa a interagir com os objetos que são colocados ao seu redor, seja brinquedo ou não, e passa a brincar com por exemplo um pote onde a criança pode simular que é um carrinho. Na infância atividades lúdicas como o faz de conta estão presentes desde cedo na vida das crianças, seja através de brincadeiras ou jogos.

O que para os adultos pode ser considerado bobagem para as crianças este tipo de atividade além de garantir a diversão promove o desenvolvimento de habilidades motoras, psicológicas, sociais além da imaginação.

“O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. ” (VYGOTSKY, 1998).

O lúdico, traduzido na síntese pelo brincar, deve fazer da rotina dos pequenos na escola, sendo capaz de estimular a autoestima, responsabilidade e criatividade, o brincar é a plenitude da criança, a corporeidade é o significado que a criança possui sobre as experiências e conhecimentos sobre o seu corpo, promover o desenvolvimento integral das crianças, auxiliando-as a terem uma consciência maior em suas escolhas de hábitos e vida saudável.

 As experiências escolares devem facilitar a logística das atividades para a vida fora da escola, descobrindo os seus limites e potencialidades, ampliar as possibilidades do corpo e da mente, desenvolver coordenação motora fina, sustentação do corpo e equilíbrio, estimular a cooperação, domínio corporal em dupla, promover a motricidade fina, desenvolvimento corporal e mental, em sua corporeidade para evoluir

Platão: divisão do corpo: corpo e alma

Decartes: divisão do corpo: corpo e alma

Nietsche: o corpo integral com ambiente

Marx; o ideal capitalista torna o corpo alheio a produção

  • Coordenação motora é a capacidade de sincronizar os movimentos usando o celebro, músculos, e articulações ... já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar desenhar recortar, encaixar montar e desmontar, abotoar e desabotoar.

  • Motricidade fina é a capacidade para executar movimentos finos com controle e destreza (por exemplo, usar uma tesoura ou um lápis.)  Esta capacidade traduz-se na escrita, no desenvolvimento harmônico da parte grafo- motora. A motricidade fina é uma das competências chave a ser desenvolvida desde tenra idade (crianças de poucos anos)

O faz de conta é uma brincadeira muito conhecida por ser, simbólica, de representação de papéis ou sócio dramática. Principalmente porque ela deixa, muito evidente a presença da situação imaginária na vida e no cotidiano das crianças. Em torno dos 2 aos 3 anos de idade o faz-de-conta surge com o aparecimento da representação e da linguagem, quando a criança começa a alterar o significado dos objetos, dos eventos, a expressar seus sonhos e fantasias, e assumir papéis presentes no contexto social.

Muito interessante que o faz-de-conta permite a entrada no Imaginário, ou seja, no cognitivo da criança, onde a imaginação cresce muito e tudo parece real ao seu redor, vale lembrar que existe uma expressão de regras implícitas que se materializam nos temas das brincadeiras. Regras que ditam e condizem as brincadeiras. Os conteúdos que criam toda essa imaginação são de experiências já vividas pelas crianças. É importante ressaltar que toda brincadeira e toda a imaginação que as crianças têm são baseadas no ciclo de vida delas ou seja: vida social, família e principalmente o currículo preparado pela escola para que aprendam e se desenvolvam.

Os conteúdos usados nessas brincadeiras como os temas, os materiais para brincar, as unidades para interações sociais e o tempo disponível, são todos os fatores que dependem basicamente do currículo proposto pela Escola, pelos professores, pelos pais, pela vida social filmes e etc.. Ainda assim ela usando toda a imaginação dela, foram todas baseadas no ciclo de vida, ou seja, foram coisas que ela não criou, mas que foram depositadas em sua mente durante sua infância. E com essas circunstâncias elas criam seu faz de conta para representar a vida real da maneira que ela gostaria que fosse ou pelo menos imagina.

Discutir sobre o tema brincar é algo difícil, tendo em vista que envolve diversos fatores e valores. Esta atividade influencia a vida da criança, mas pode facilitar seu desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e social. A brincadeira leva a criança a desenvolver sua personalidade, interação com outras pessoas e o mundo, aprendendo a se expressar, vivenciando sensações e emoções.

Especialistas em educação infantil como pediatras, professores e pedagogos revelam a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças. E é através das brincadeiras e brinquedos que a criança descobre o mundo, relaciona-se com outras crianças, prepara-se para a vida e mantém-se saudável, uma vez que a criança brincando trabalhará sua memória, emoções e seu movimento, desenvolvendo um relacionamento com seu corpo, trabalhando assim sua interação com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (154 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com