TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO DIFERENCIAL PEDAGOGICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

Por:   •  7/8/2017  •  Artigo  •  7.145 Palavras (29 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

INSTITUTO MISSIONARIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – IMES

FACULDADE PAN AMERICANA – FPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALCIONE PIMENTEL TABORDA

ETIENNE VALERIA MONTEIRO CARDOSO

JACKSON MAURO BARROS DE SOUZA

O LÚDICO COMO DIFERENCIAL PEDAGOGICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

Capanema – PÁ

2017

ALCIONE PIMENTEL TABORDA

ETIENNE VALERIA MONTEIRO CARDOSO

JACKSON MAURO BARROS DE SOUZA


O LÚDICO COMO DIFERENCIAL PEDAGOGICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA


Trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade Pan Americana, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob orientação da Profª. Msc. Vera Lúcia Pinheiro.

Capanema – PÁ

2017

ALCIONE PIMENTEL TABORDA

ETIENNE VALERIA MONTEIRO CARDOSO

JACKSON MAURO BARROS DE SOUZA

O LÚDICO COMO DIFERENCIAL PEDAGOGICO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

                                              Avaliado por: ____________________

                                                             Data: _______/_______/_________

                                                             Nota: ________________________

Capanema – PÁ

2017  

TABORDA, A.P, CARDOSO, E.V.M, SOUZA, J.M.B. O lúdico como diferencial pedagógico no desenvolvimento cognitivo da criança. 2017. 26fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade Pan Americana, Capanema-PA 2017.

RESUMO

O presente artigo tem como tema central o lúdico como diferencial pedagógico no desenvolvimento cognitivo da criança. A escolha do objeto ocorreu por meio das observações e experiências obtidas no campo de estágio e a enorme vontade de inserir o lúdico para trabalhar de forma inovadora estimulando o desenvolvimento cognitivo e o seu aprendizado global. Inicialmente contextualiza-se sobre o resgate histórico da Educação Lúdica, a importância do jogo e da brincadeira na infância, o processo de brincar. Em seguida, discorre-se sobre o papel do jogo na educação infantil, os jogos e brincadeiras no desenvolvimento e na formação da criança, por fim, aborda-se a importância do educador e o lúdico. Considerando que a temática abordada pela pesquisa é ampla utilizou-se o método dialético, fazendo o uso na metodologia de pesquisa documental, bibliográfica e entrevista fechada com pais de aluno da Escola Municipal de educação Infantil e Fundamental Jalile Sanjad Souza.

PALAVRAS CHAVE: Lúdico, Jogos, Criança, Pedagógico.

TABORDA, A.P, CARDOSO, E.V.M, SOUZA, J.M.B. The playful as pedagogical differential in the cognitive development of the child. 2017. 26fls. Course Completion Work (Graduation in Pedagogy) - Pan American College, Capanema-PA 2017.

ABSTRACT

The present article has as central theme the playful as pedagogical differential in the cognitive development of the child The choice of the object occurred through the observations and experiences obtained in the stage field and the enormous desire to insert the playful to work in an innovative way stimulating the cognitive development And their global learning. Initially contextualizes on the historical rescue of Playful Education, the importance of play and play in childhood, the process of play. Next, we discuss the role of the game in early childhood education, the games and games in the development and formation of the child, finally, it addresses the importance of the educator and the playful. Considering that the research topic is broad, the dialectical method was used, making use of documental, bibliographical research methodology and closed interview with parents of students of the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Jalile Sanjad Souza.

KEYWORDS: Playful, Games, Child, Pedagogical.

[pic 2]

1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Considerando que a ludicidade é um assunto que vem conquistando espaço no panorama educacional principalmente na Educação Infantil, paradoxalmente a realidade que se observou em relação a educação infantil é que a ludicidade ainda não é vista como atividade relevante para a criança na sua totalidade

Estudiosos pesquisadores e cientistas buscam conhecimentos em relação ao desenvolvimento cognitivo, visto que, e na relação com o meio que a criança se desenvolve, construindo e reconstruindo suas histórias sobre o mundo que a cerca. Independente da época cultura e classe social, os jogos, brinquedos e brincadeiras parte da vida da criança, pois elas vivem no mundo de fantasias, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz - de conta se confundem.

O jogo está na gênese do pensamento da descoberta de si mesmo da possibilidade de experimentar de criar e de transformar o mundo. Diante dessa visão, é que o presente estudo possibilitou aos educandos vivências inovadoras, tendo em vista a dinamização do processo ensino e aprendizagem plena da criança, proporcionando oportunidade de experimentar, considerando sempre seu contexto social.

O presente estudo realizou-se por meio de pesquisa de campo e bibliografia, numa abordagem quantitativa e qualitativa onde utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários contendo perguntas abertas e fechadas.

O estudo teve como lócus de pesquisa a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Jalile Sanjad Souza a mesma está localizada na avenida José Martins Júnior s/n, Bairro São Tomé no Município de Salinópolis, a escola atende ao ensino infantil, ensino fundamental e a EJA.

 2 - RESGATE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO LÚDICA

Platão na antiga Grécia um dos maiores pensadores nascido em Atenas no ano de 428 ou 427 a.C. filósofo filho de pais aristocratas e abastados, gênio grego. Em 487 fundava sua célebre escola de Jardins de Academo discípulo de Sócrates. O pensador afirma que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos, praticados em comum pelos dois sexos, sobre a vigilância e em jardins de crianças. Segundo ele e todo pensamento grego da época a educação propriamente dita deveria começar aos sete anos de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (240.6 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com