TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico Ludicidade

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Elabore um texto ou um artigo, que inclua citações de autores estudados na Unidade de Aprendizagem. (com no mínimo duas páginas, espaçamento 1,5, letra 12, Times New Roman).

Neste texto você deverá descrever as três atividades, ou mais, que realizou em cada Tópico de Estudos e relacionar para cada atividade, como os conhecimentos que você adquiriu com as leituras e os vídeos elucidaram seus entendimentos sobre o lúdico e a brincadeira na infância.

TÓPICO 1

a) Como a criação e a situação imaginária da brincadeira interferem no desenvolvimento da criança?

É através da brincadeira que a criança evolui sua percepção e desenvolve sua inteligência, aprende a obedecer, a seguir regras e normas, a relacionar-se com o mundo a sua volta e a interagir vencendo suas dificuldades, passa a se conhecer melhor e a ter domínio de suas vontades. Pois é através da brincadeira lúdica que a criança se prepara para a vida.

Queiroz (2009, p.26) afirma que “[...] é importante compreender o jogo, o brinquedo e a brincadeira como atividade que promove mudanças significativas no desenvolvimento infantil e não apenas como um elemento presente no cotidiano das crianças.”

b) O que um professor precisa saber sobre lúdico e brincadeira para trabalhar com as crianças?

Que é através da brincadeira lúdica que a criança aprende a interagir com os demais, pois a situação imaginária ajuda a criança a dirigir seu comportamento e a desenvolver suas habilidades, favorecendo sua aprendizagem.

Queiroz (2009) observa que o professor deve estar ciente que o lúdico beneficia a interação entre as crianças, e entre as crianças e adultos, ajudando o seu desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.

c) Você acha que os professores atualmente sabem estes conceitos?

Acredito que a maioria sabe, porém muitos não colocam em pratica mesmo sabendo da importância.

TÓPICO 2

No tópico 2 escolhi a entrevista com um idoso.

Entrevistei minha avó de 62 anos que me relatou que na sua infância gostava muito de brincar de ovo choco, jogar peteca, pega pega, mas o que mais ela gostava era de brincar com bonecas feitas de pano por ela mesma. As brincadeiras aconteciam no quintal de sua casa junto com seus irmãos.

Percebe-se que naquela época as brincadeiras eram mais divertidas, as crianças usavam muito mais a imaginação, pois eram eles mesmo que confeccionavam seus brinquedos e hoje os brinquedos são todos industrializados, e as crianças não brincam mais ao ar livre, estão cada dia mais trancados em casa com jogos computadorizados.

TÓPICO 3

Entrevistei uma professora com as seguintes perguntas:

1) Professora você considera o lúdico importante para o ensino-aprendizagem? Por quê?

R: Sim, porque facilita a aprendizagem da criança de uma forma prazerosa.

2) Durante as aulas você propõe alguma atividade lúdica? Com que frequência?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com