TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na Educação

Por:   •  11/8/2015  •  Monografia  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

O LÚDICO

A ludicidade na educação infantil foi pensada para que as crianças tenham um bom aprendizado em sala de aula, e que se torne mais  atrativo e divertido, cabe a nos a entender que o brincar deve estar sempre presente, em sala de aula. O brincar é uma atividade definida e representa uma necessidade para o desenvolvimento infantil. Historicamente, as crianças sempre brincou, por meio de diversas maneiras de brincadeiras e jogos, mas as formas de brincar, e os espaços foram se transformando.  As brincadeiras nas festas na rua, ou até mesmo em casa e na escola, são parte fundamentais para o desenvolvimento da criança, faz com que ela tenha uma boa socialização na sua escola e um bom desenvolvimento tanto em casa como na escola, por isso deve ter uma boa parceria entre a  escola  e os pais, na medida em que  que os educacionais aceitaram  o lúdico no  desenvolvimento gradativo de cada região. Na ludicidade, e na criatividade e imaginação adquirida pela criança cada  indivíduo manipula determinado tipo de brinquedo, que é  divulgado através de propagandas que se associam ao mundo imaginário da criança, cada vez mais se destacam a  tecnologias que despertam o a curiosidade e a  imaginação da criança .

(...) desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade, portanto, real valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante.  

A importância que o lúdico tem no processo de ensino ao longo da existência a sociedade, adotou a ludicidade para se tiver uma contribuição necessária  só assim as crianças terão um bom desenvolvimento  no processo de aprendizagem. Todas as crianças tem o prazer de aprender, e quando isto não ocorre é porque alguma coisa não está indo bem. É necessário que o mesmo tenha uma avaliação para saber a onde é que esta o problema, da dificuldade da criança e a estimulação inadequada, e métodos inadequados  ou até mesmo o emocional da criança. Quando a criança começa a sentir dificuldades para acompanhar as atividades, é necessário um diagnóstico para detectar as causas apresentadas  do não aprender,  a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem possui uma autoestima negativa que é decorrente de constante fracasso escolar. Por meio do lúdico, a criança gasta suas energias, modifica sua realidade transforma em uma grande fonte de prazer, e  com apenas o ato de brincar envolve o ato de ler, que proporciona o descobrimento do mundo, e o desenvolvimento da linguagem do pensamento. A ludicidade pode ser utilizada como forma de, introduzir os conteúdos no ensino de quase toda matéria despertando o interesse e satisfação, tendo um interesse a mais para o aprendizado. Com relação à socialização, as crianças desenvolve uma personalidade de controle de competir e vencer.

O lúdico é uma necessidade que proporciona a interação da criança com o ambiente em que vive, sendo por meio de expressão e aprendizado. A atividade lúdica possibilitam a valores, e um desenvolvimento cultural, de novos conhecimentos de  desenvolvimento e de criatividade. Assim, a criança encontra o real e o imaginário e tem a de se desenvolver de maneira prazerosa, atividades lúdicas criam um entusiasmo, e emocional que torna a ludicidade um forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com