TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MITO E A RAZÃO SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES FILOSOFIA MEDIEVAL

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                               UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 CURSO: PEDAGOGIA

 DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A) TUTOR (A):EDUARDO ALVES MENDONCA

Resumo bloco 1

O MITO E A RAZÃO

SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES

                            FILOSOFIA MEDIEVAL

ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE:  GEOCÁCIA DIAS FERREIRA

DATA: 21/10/2017

[pic 2]

                                               UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

O MITO E A RAZÃO

Na Grécia antiga, a religião e o mito eram fontes originárias de conhecimento, através destes os gregos tiveram repostas para suas grandes questões.

 A partir do século VI a.C. surgiram outros sábios que propuseram outras formas de pensar. A religião e o míticos já não fazia arte dos pensamentos desses sábios e sim aos argumentos racionais.

O saber deixou de ser sagrado e tornou objeto de discussão, a filosofia nasceu na sociedade grega, sobe condições políticas, econômica e culturais, construídos pelos inúmeros de pensadores, assim nasce a filosofia.

SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES

   Um dos mais importantes da filosofia grega foram: Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates si interessou pelas questões humanas como por exemplo a ética, a política, o conhecimento, a educação entre outros. Platão foi discípulo de Sócrates, seguindo sua filosofia e aderindo ao método por ele utilizado na qual era a busca da verdade através de pergunta e mais respostas.

   Platão foi responsável pela formulação de uma nova maneira e pensar e de perceber o mundo, Platão por tanto divide o existente em duas partes: o mundo das ideias e o mundo físico em que vivemos.

   Aristóteles nasceu em península da macedônia da macedônica da Calcídica , por isso também conhecido como Estagirita, estudou na academia de Platão até a morte dele no ano de 347 a.C.

Em 355 a.C. Aristóteles mudou para Atenas  e fundou uma nova escola chamada peripatos na qual era um lugar onde ela acostumava andar .

    Sua investigações filosóficas consistem em estudar o “ser enquanto ser “, podendo sintetizar a metafísica aristotélica em quatro questões: potência e ato; matéria e forma; particular e universal.

 

FILOSOFIA MEDIEVAL

    A Filosofia Medieval  compreende um período histórico que vai do final do helenismo (século IV )até o Renascimento( final XVe início do século XVI)

 

 

[pic 3]

  A religião cristã originária do judaísmo surge e se desenvolve no contexto do helenismo. O helenismo permitiu aproximação de cultura na qual mais tarde surgiu a filosofia cristã. Nesta época o cristianismo era visto como seita reformista dentro da religião da cultura judaica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (176.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com