TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ministério da educação no intuito de obter informações sobre a qualidade de ensino básico

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHAGUERA- UNIDERP CENTRO DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VILA MARIANA- PEDAGOGIA 

Adriana

Isabel

Josilene

Katarine

Selma

DESAFIO PROFISSIONAL.






São Paulo

2016

UNIVERSIDADE ANHAGUERA- UNIDERP CENTRO DE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VILA MARIANA- PEDAGOGIA

Adriana

Isabel

Josilene Katarine

Selma


DESAFIO PROFISSIONAL


Relatório final, apresentado a                  Universidade Anhanguera como          parte das exigências para a             obtenção do título de     bacharelado em pedagogia. Orientador: Nanci Policeno.




São Paulo

2016

INTRODUÇÃO

As condições de aprendizado são relativas, pois para que se obtenha um aprendizado aprimorado é necessário que existam determinadas condições e, tais condições são avaliadas pelo MEC que aplica provas cujo intuito é diagnosticar, possíveis problemas na qualidade de ensino, que possam prejudicar o aprendizado. Para que se tenha acesso as informações educacionais de determinadas instituições de ensino o MEC junto com as secretárias municipais e estaduais da educação aplicam avaliações do 5º ao 9º ano do ensino fundamental no intuito de identificar valhas no ensino que prejudiquem os aluno. Estas avaliações são padronizadas e baseia-se em 2 indicadores o socioeconômico e formação docente. Ao longo deste trabalho, será explicado a funcionalidade dos testes educacionais e seus intuitos para com a educação, a partir de comparativos dos resultados das escolas participantes. Consta neste, informações adicionais sobre possíveis diagnósticos que enfatizam os fatores que causam prejuízo na educação de determinada escola que se encontra com escore baixo, dentre as escolas de comparação. Este trabalho tem como intuito disponibilizar informações sobre dificuldades encontradas nas escolas, que impossibilita o ensino eficaz; apresentando situações problemas reais, e suas soluções embasadas em teorias conhecidas.

Palavras Chaves:  Avaliações, MEC, escores, ensino fundamental.






SUMÁRIO

RESUMO________________________________________________5                                                     

AVALIAÇÕES DE QUALIDADE DE ENSINO____________________6

1.0 PROVA BRASIL________________________________________6                       

1.1 PROVA SAEB__________________________________________6

GRÁFICO DE ESQUEMAS DE PROVAS________________________7

OBJETIVO________________________________________________8

FORMAÇAO DOCENTE_____________________________________8

INFRAESTRUTURA_________________________________________9

DEPENDÊNCIAS___________________________________________10

EQUIPAMENTOS___________________________________________10

NÍVEL DE PROFICIÊNCIA____________________________________11

ANALISE COMPARATIVA DE RESULTADOS_______________13

METODOLOGIA____________________________________________13

CONCLUSÃO______________________________________________15

REFERÊNCIAS_____________________________________________16


RESUMO

O ministério da educação no intuito de obter informações sobre a qualidade de ensino básico aplica avaliações padronizadas como a Prova Brasil, SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), ANEB (Avaliação Nacional da Educação Básica), dentre outras. Estas avaliações são classificadas como diagnostica, e são aplicadas do quinto ao nono ano do ensino fundamental, ela não possui valor classificativa e nem pretender criar ranking das melhores escolas de ensino fundamental, o intuito principal é obter informações sobre possíveis agentes prejudiciais a qualidade de ensino. Estas avaliações visam melhoria na qualidade de ensino, produzindo informações adjacentes sobre planejamento e reformulação e monitoria das politicas publica voltada ao ensino. O resultado obtido nestes testes é avaliado a partir de dois indicadores; o socioeconômico que visa situar a classe social que a escola abrange, expresso através da qualidade de vida dos pais do aluno, condição de vida economia do aluno e sua família, escolaridade dos pais, suas posses e seus bens; e o indicador da formação docente, este indicados analisa a formação do professor que leciona para determinado ano letivo, além de apresentar um escore de acordo com a disciplina que leciona e sua formação,

Através das informações obtidas pelo SAEB e da prova Brasil, o MEC juntamente secretarias estaduais e municipais de Educação, definem ações governamentais voltadas para melhoria da qualidade de ensino, visando promover melhoria na desigualdade existente no ensino de algumas escolas.

A média destas avaliações contribui para o calculo do índice de educação básica o IDEB. Estas avaliações são feitas em diversas escolas do país e tem seus resultados expostos para que toda a sociedade possa ver, podendo-se assim acompanhar o resultado das redes de ensino e quais foram as medidas tomadas a partir dos resultados, avaliando o sistema de ensino do país como um todo, das escolas publicas rurais e urbanas.



AVALIAÇÕES DE QUALIDADE DE ENSINO

1.0 Prova Brasil

A prova Brasil, foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), cujo objetivo é avaliar qualidade do ensino Brasileiro das escolas públicas. A qualidade de ensino é avaliada através de testes padronizados e estipulados contendo questionário socioeconômico e uma avaliação de formação docente para os professores, onde é avaliando sua formação, o domínio da matéria que leciona.

Os conteúdos aplicados nos teste são: de língua portuguesa, contendo interpretação de texto, e matemática visando as resoluções problemas, ou seja, conteúdos lógicos. Os alunos respondem também ao questionário socioeconômico, cujas perguntas estão relacionadas a possíveis fatores que desencadeiam problemas na qualidade de ensino, neste questionário é respondido sobe condições de vida do aluno, avaliando a qual classe o social o mesmo pertence e sobre a escola, esta prova é aplicada do quarto ao nono ano do ensino fundamental publico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (214.5 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com