TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do professor e os critérios de ensino de qualidade

Projeto de pesquisa: A importância do professor e os critérios de ensino de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do professor e os critérios para um ensino de qualidade

Introdução

Pretende-se com este trabalho tecer comentários sobre o trabalho docente na educação nos dias atuais; esclarecer sobre a importância do professor e sua valorização na sociedade, seus deveres e direitos e sua responsabilidade para com a educação, tanto nos centros acadêmicos virtuais como nos presenciais, também a importância da estrutura e do espaço escolar.

Desenvolvimento

Com o avanço da tecnologia é comum o ensino através de tv educativa, computador e rádio, porém mesmo com tanta tecnologia, a presença do professor nas salas de aula é de grande importância principalmente nas series iniciais, que é considerado a base para o futuro do educando. O professor como mediador pode contribuir muito para evitar o fracasso escolar. Se fizer um trabalho de qualidade, pois não é o satélite ou computador que fará diminuir as taxas de evasão e reprovação nas primeiras séries, ou seja, um aluno mesmo sendo bem interagido na tecnologia ele não conseguira construir sua jornada de estudos, ele sempre dependera de um professor capacitado e bem instruído em sala de aula para estar orientando, capacitando e construindo sua vida escolar com competência. O educador sempre será muito importante em todo mundo, pois a educação é algo de tanta importância e tanto valor, que mesmo com o avanço incontrolável da tecnologia, o mundo sempre precisara de professores competentes para estar lesionando em salas de aula. Sabemos que um estudante não nasce com sua formação pronta; é o meio em que vivem, que irá o educar sendo normalmente seus membros.A família, os meios de comunicação e seus educadores que sempre influenciaram em sua formação. O professor participa da formação moral de seus alunos, com valores e regras.Também pela organização institucional, pelas formas de avaliação, pelo comportamento dos próprios alunos, sendo assim, essa é a importância de um aluno para com a escola.

Pesquisas mostram a preocupação em melhorar a educação em nosso país, introduzindo tecnologia de ensino, diversos métodos didáticos. Mas o professor continua sendo pouco valorizado, com péssimos salários, fazendo papel de mãe e às vezes ate de baba. Segundo ARANHA, M. Lúcia De Arruda “Enquanto não houver uma reconsideração do estado em sua avaliação do magistério, recompensando-o com salários justos, pouca utilidade tem as caríssimas campanhas publicitárias para convencer a população do valor da educação”.

No momento em que o professor for mais valorizado com um salário compatível ao seu trabalho e tratado com respeito e dignidade. A valorização da educação na sociedade se tornará esclarecida através do avanço da criança alfabetizada, informada, politizada e consciente do seu valor e sua responsabilidade no mundo atual, com capacidade de trabalhar construindo assim uma sociedade mais justa. Existem outros complementos que podem enriquecer o trabalho do professor. Com boas bibliotecas, livros didático, material escolar, laboratório, computadores e mesmo a merenda escolar; E importante esclarecer que tudo isso só terá sentido se forem usados e introduzidos pelo professor em sala de aula. Ao invés de se preocupar tanto com a tecnologia, deveria investir mais no estudo de línguas estrangeiras, literatura, valores, éticas e outros enriquecendo assim a grade curricular, fazendo com que todas as aulas tenham peso e valores iguais.

O espaço escolar, sua construção e estruturação estão diretamente relacionados, varias das dimensões mais importantes da ação educativa escolar.Por exemplo: o ensino infantil sempre terá muitos brinquedos, brincadeiras, decorações com animais, paisagens e etc, tudo para chamar atenção. O ensino fundamental, algumas decorações em datas comemorativas, festinhas já e o suficiente. Ensino médio, vês ou outra uma excursão já e o bastante. E no ensino superior já não tem nada disso a única coisa e estudar, fazer trabalhos, provas e estágios. O espaço escolar não apenas é um lugar onde ocorre educação: Ele próprio educa. Muitas vezes um simples olhar para uma escola, ou as decorações transmitem alguma forma de ensinamento. Ate mesmo a aparência da escola que muita das vezes influencias na opinião da sociedade. O espaço escolar, o professor e o aluno, ambos são e sempre serão muito importantes, cada qual no seu lugar e nas suas tarefas com a escola, cada um cumprindo o seu papel.

Conclusão

É compreensível que a educação e professores caminham juntos, pois um depende do outro afinal o educador e um eterno educando que tem que estar sempre buscando para promover a cada dia um trabalho de qualidade, e para que esse trabalho continue, o professor vai depender sempre do apoio e reconhecimento dos órgãos superiores.

Referencias

Bárbara Freitag. In.: ARANHA, M. Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 2ª. Ed. rev. E amp. São Paulo: Moderna, 1996, pág. 154-155.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »